1866 – 1905


Os anos pioneiros (O início)

Nossa história começa em 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company abre a primeira fábrica de leite condensado da Europa na Suíça. Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil revolucionário em 1867, e em 1905 a empresa criada por ele se funde com a Anglo-Swiss para formar o que hoje é conhecido como Grupo Nestlé. Durante esse período de crescimento das cidades, aumento das estradas de ferro e dos navios a vapor, ocorre uma redução nos custos das commodities, o que estimula o comércio internacional de bens de consumo.

Destaques


1866

condensed milk advertising, Milkmaid brand, Anglo-Swiss Condensed Milk Company  

Os irmãos norte-americanos Charles e George Page ajudam a criar a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Utilizando o leite fresco abundante na Suíça, aplicam o conhecimento adquirido em seu país natal para estabelecer a primeira fábrica de leite condensado da Europa em Cham. Começam a fornecer o produto para as cidades industriais europeias sob a marca Milkmaid, comercializando o produto como uma alternativa segura e de longa duração em relação ao leite fresco.


1867

Henri Nestlé's 'farine lactée'  

O fundador da Nestlé, o farmacêutico alemão Henri Nestlé, lança sua “Farinha Láctea” em Vevey, Suíça. É uma combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, que Nestlé desenvolve para ser consumida por bebês que não podem ser amamentados, para ajudar a combater as altas taxas de mortalidade infantil. Nessa época ele também começa a usar o atualmente icônico logotipo do Ninho com os passarinhos.


1875

agreement signed by Henri Nestlé  

Henri Nestlé vende sua empresa e a fábrica em Vevey para três empresários locais. Eles empregam químicos e trabalhadores especializados para expandir a produção e as vendas.


1878

advertising by Anglo-Swiss and Nestlé'  

Uma concorrência acirrada se desenvolve entre a Nestlé e a Anglo-Swiss, quando ambas as empresas começam a vender versões rivais dos produtos uma da outra: leite condensado e cereal infantil. Ambas as empresas expandem suas vendas e produção no exterior.


1882 – 1902

milk arrival in Cham, Switzerland  

Em 1882, a Anglo-Swiss chega aos Estados Unidos, mas a morte de George Page frustra seus planos. Em 1902, a empresa vende sua operação norte-americana, o que abre o caminho para uma eventual fusão com a Nestlé.


1904

employees working in a Swiss chocolate factory  

A Nestlé começa a vender chocolate pela primeira vez, ao assumir os negócios de exportação de Peter & Kohler. O próprio Henri Nestlé tem um papel-chave no desenvolvimento do chocolate ao leite a partir de 1875 ao fornecer leite condensado para seu vizinho em Vevey, Daniel Peter, que o utiliza no desenvolvimento de seu primeiro produto comercial na década de 1880.