1960 - 1980


De alimentos congelados a produtos farmacêuticos

Aquisições permitem que a Nestlé entre em novas áreas de crescimento rápido como os alimentos congelados, e expanda seus negócios tradicionais em leite, café e alimentos enlatados. Na década de 1970 a empresa diversifica na área de produtos farmacêuticos e cosméticos. Começa a atrair críticas de grupos ativistas que alegam que seu marketing de alimentos infantis é antiético. Posteriormente, a Nestlé se torna a primeira empresa a aplicar o código da OMS sobre substitutos do leite materno em todos os seus negócios.

Destaques


1960

Frisco and Jopa posters  

Com um número sempre crescente de famílias comprando freezers, a demanda por sorvetes é crescente. A Nestlé compra as marcas alemã Jopa e francesa Heudebert-Gervais para capitalizar esse crescimento, e adiciona a marca suíça Frisco em 1962. A Nestlé adquire, também, a empresa de alimentos enlatados Crosse & Blackwell do Reino Unido.


1962

Findus products  

A Nestlé compra a marca de alimentos congelados Findus do fabricante sueco Marabou, e aumenta a exposição da marca nos mercados internacionais. A Findus é uma das primeiras marcas a vender alimentos congelados na Europa a partir de 1945.


1968

Produtos lácteos refrigerados são cada vez mais populares, e a Nestlé adquire a Chambourcy, marca francesa de iogurtes. No início da década de 1970, essa marca lança a linha de iogurtes Sveltesse, dirigida aos consumidores preocupados com a saúde e controle de peso.


1969

A Nestlé entra no mercado de águas minerais ao adquirir uma participação na marca francesa Vittel.


1973

Stouffer's advertisement  

Para impulsionar seu portfólio de alimentos enlatados e congelados nos mercados anglo-saxões, a Nestlé adquire a Stouffer Corporation, empresa norte-americana de alimentos congelados, e compra a Libby, McNeill & Libby, fabricante de alimentos enlatados em 1976.


1974

Pela primeira vez, a Nestlé diversifica além dos segmentos de alimentos e bebidas, tornando-se acionista minoritário da empresa de cosméticos global L’Oréal.


1977

Renomeada Nestlé S.A., a empresa continua a diversificar sua estratégia, comprando a fabricante norte-americana de produtos oftalmológicos e farmacêuticos Alcon Laboratories. O declínio nos índices de aleitamento materno leva alguns ativistas a questionarem as estratégias de marketing de alimentos para bebês de várias empresas, inclusive a Nestlé. Em 1977, convocam um boicote aos produtos Nestlé.