1981 – 2005


Voltada para Nutrição, Saúde e Bem-Estar

Após anos de crescimento, a Nestlé se desfaz de marcas pouco lucrativas e promove aquelas que atendem a necessidade crescente dos consumidores por produtos cada vez mais saudáveis em linha com sua aspiração de oferecer “Nutrição, Saúde e Bem-Estar”. A empresa cresce nos Estados Unidos, na Europa Oriental e na Ásia, e almeja a liderança global em águas, sorvetes e alimentação animal.

Destaques


1981

A marca Stouffer lança refeições congeladas Lean Cuisine com baixo teor de gordura e calorias, e apresenta vendas expressivas. A Nestlé e a L’Oréal criam a Galderma como uma joint venture ativa em dermatologia. A Assembleia Mundial da Saúde adota o código da OMS sobre substitutos do leite materno, e a Nestlé é uma das primeiras empresas a desenvolver políticas baseadas nesse código e a aplica-las em todos os seus negócios.


1985

Carnation Company  

Ao adquirir a Carnation Company dos Estados Unidos por US$ 3 bilhões, a Nestlé adiciona marcas como Carnation e Coffee-Mate ao seu portfólio. Entra, ainda, no negócio de pet food quando compra a marca Friskies.


1986

Nespresso  

A história da Nespresso começa com uma simples ideia: permitir a qualquer pessoa fazer uma xícara de café espresso perfeita, como um habilidoso barista profissional.


1988

KitKat, Nuts, Smarties  

A Nestlé compra a empresa de confeitos do Reino Unido, Rowntree Mackintosh, adicionando a seu portfólio as marcas KitKat, After Eight e Smarties. Adquire também o grupo italiano de macarrões, molhos e confeitos Buitoni-Perugina.


1991

A Cereal Partners Worldwide é uma joint venture estabelecida pela Nestlé e a General Mills para produzir e comercializar cereais matinais em todo o mundo. A Nestlé também faz uma joint venture com The Coca-Cola Company para criar a Beverage Partners Worldwice, destinada à fabricação e comercialização de várias marcas, inclusive o Nestea.


1992

Perrier  

A Nestlé consolida sua posição no mercado de águas minerais mediante a aquisição do Grupo Perrier da França. Nestlé Sources Internationales é criada como um negócio de águas independente em 1993, e renomeado como Nestlé Waters em 2002.


1997

O novo CEO Peter Brabeck-Letmathe vê um potencial de crescimento na nutrição personalizada. Com a aproximação do novo milênio, articula a posição da Nestlé como líder em “Nutrição, Saúde e Bem-Estar”.


1998

 

A Nestlé adquire o negócio de águas minerais italianas Grupo Sanpellegrino. Nestlé Pure Life é lançada nos países em desenvolvimento para garantir água potável, e Aquarel é lançada na Europa dois anos depois.


2000

farmers  

A Iniciativa de Agricultura Sustentável Nestlé (SAIN) é lançada para promover a colaboração com produtores rurais locais. Tem como objetivo melhorar seus padrões de vida e garantir o fornecimento sustentável de commodities.


2001

selection of Nestlé Purina Petcare products  

Nestlé adquire o negócio de pet food norte-americano Ralston Purina, e realiza sua fusão com a Nestlé Friskies Petcare para criar um novo líder no mercado de petcare, a Nestlé Purina Petcare.


2002

Mövenpick ice cream  

Depois de expandir seu negócio de sorvetes na década de 1990, a Nestlé adquire os direitos de licenciamento do produtor premium Häagen-Dazs nos Estados Unidos e Canadá, e a Mövenpick e Dreyer’s Grand Ice Cream em 2003. Adquire, ainda, o negócio de alimentos congelados Chef Americapor US$ 2,6 bilhões.