Como criamos valor compartilhado

Em 2016, a Nestlé S.A. completa 150 anos de história. Nesse período, a empresa cresceu em diferentes regiões do planeta, mantendo seu compromisso com a promoção da alimentação segura, saudável e nutritiva – inicialmente na cadeia do leite e, em seguida, em outros segmentos, como alimentos prontos, cereais, chocolates, cafés e produtos que contribuem para a adequada nutrição infantil.

Esse objetivo se traduz, desde 2006 na plataforma de Criação de Valor Compartilhado (do inglês Creating Shared Value, CSV), que expressa os valores e a missão da companhia de oferecer soluções em saúde e nutrição que contribuam para o bem-estar dos consumidores e suas famílias, em todas as fases da vida.

Partindo do pressuposto de que o negócio só prospera gerando valor para toda a sua rede de relações, a Nestlé estabeleceu um conjunto de 39 compromissos socioambientais que devem ser cumpridos até 2020 ou antes para suas operações, para fornecedores, produtores rurais, clientes, consumidores e demais envolvidos na cadeia de valor.

Para a empresa, a criação de valor é parte de um processo que envolve não só a abordagem dos temas essenciais para seu negócio – Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural –, mas também o atendimento integral dos Princípios Nestlé de Gestão Empresarial, a promoção da sustentabilidade e a conformidade ética e legal.

A execução de projetos voltados ao cumprimento das metas é feita em nível local, por cada subsidiária, sob coordenação da Nestlé S.A., por meio dos conselhos Nestlé in Society Board e Creating Shared Value Board.