Café

 

Por meio das tradicionais NESCAFÉ e Nespresso, a Nestlé tem posição relevante em diversos segmentos do mercado de cafés – como a modalidade solúvel e a categoria de cápsulas. Ciente da vocação histórica da cultura cafeeira no Brasil, a empresa tem buscado auxiliar produtores na qualificação de seu negócio e na criação de valor para a comunidade local.

Nespresso

A Nespresso divulgou ao mercado em 2014 a estratégia The Positive Cup, que estabelece critérios de sustentabilidade desde a aquisição do café com produtores rurais até o descarte das cápsulas após o consumo. O principal compromisso é, até 2020 que 100% do café adquirido pela Nespresso atenda aos padrões do AAA Sustainable Quality – programa desenvolvido com a Rainforest Alliance para garantir a compra de café seguindo requisitos sociais e ambientais (leia mais sobre as boas práticas na cadeia de Nespresso em Nestlé Brasil em Ação).

NESCAFÉ Plan

Engloba mais de 1 mil produtores no País e garante a conexão direta com eles, além de treinamentos, apoio técnico, gestão da propriedade, estímulo à produtividade e projetos de redução de impacto ambiental. No estado do Espírito Santo, produtores são treinados na iniciativa Farmer Connect, com visitas periódicas de agrônomos para orientação na adesão aos princípios do Código 4C – Código de Conduta da Comunidade Cafeeira. Além disso, a empresa realiza treinamentos em calendário anual e mantém parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C)

A Nestlé foi uma das fundadoras do Código, que difunde a cultura de sustentabilidade na produção, no processamento e na venda de café verde por meio da emissão de licenças e certificações. São mais de 1 mil cafeicultores operando no 4C no País.