NESTLÉ INVESTE EM PROJETOS EM PROL DAS FUTURAS GERAÇÕES

   
Parcerias firmadas pela empresa unem expertises para contribuir com a redução dos resíduos sólidos

São Paulo, setembro de 2011 – Colaborar com o meio ambiente faz parte da essência da Nestlé. O balanço de várias iniciativas da empresa mostra o empenho em preservar o planeta e em compartilhar valor com a sociedade em que está inserida.

A mais recente parceria da Nestlé neste sentido foi firmada, com exclusividade, com a Marin´s, empresa de origem francesa líder mundial em displays automáticos produzidos em papel, para o desenvolvimento da chamada “Floresta Lamá”, projeto de sustentabilidade que consiste no replantio de árvores nativas ajudando a neutralizar a emissão de CO². Toda compra de displays Lamá é direcionada para o plantio de árvores em uma área de restauração florestal em Itu, interior de São Paulo, sob a coordenação da SOS Mata Atlântica, maior organização ambientalista do país. Com início em Janeiro de 2011, a Nestlé foi a pioneira no projeto, recebendo o 1° certificado do ”Floresta Lamá” e já foi responsável pelo plantio de 700 árvores de 80 espécies diferentes, respeitando a bioma da região.

Outro projeto dessa parceria que merece destaque é o de “Logística Reversa”, no qual a Nestlé devolve para a Marin’s grande parte dos displays Lamá utilizados em suas campanhas promocionais. Os itens devolvidos são reciclados e reutilizados em campanhas futuras da própria Nestlé, evitando a geração de mais resíduos e garantindo o destino correto a todo material utilizado. Todo o material de ponto de venda que a Marin´s fornece para a Nestlé da possui o selo FSC*.

Outro foco da Nestlé dentro dessa temática é a iniciativa em conjunto com a Terracycle, líder global na coleta e reuso de resíduos pós-consumo. Por meio desta ação, já foram arrecadas quase meio milhão de embalagens de chocolates, biscoitos e café (saches) desde o início da parceria, há menos de um ano. O objetivo é dar o destino correto aos materiais, permitindo que sejam reaproveitados na fabricação de novos produtos, como bolsas, sacolas, mochilas, estojos, utensílios para cozinha, vasos de plantas, displays de ponto de venda, entre outros. Os itens são comercializados pela TerraCycle, no e-commerce do Wal-Mart e no site da Gift Express.

Também desde 2005, a Nestlé atua conjuntamente com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) para promover reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, por meio da formação e capacitação de cooperativas de catadores. O apoio da Nestlé permitiu ao CEMPRE, nesse período, dar um novo rumo a mais de 8.500 toneladas de lixo que teriam como destino os aterros sanitários e lixões dos sete Estados em que esta parceria atua.

As três iniciativas estão alinhadas ao conceito de Criação de Valor Compartilhado – plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé. O objetivo é aliar o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades envolvidas.

*O Selo FSC garante o respeito ao meio ambiente e aos trabalhadores florestais.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega cerca de 19 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.