APROVEITE O DIA NACIONAL DO CAFÉ PARA EXPERIMENTAR RECEITAS DELICIOSAS COM A BEBIDA

Muito além do simples cafezinho, a bebida é um ótimo ingrediente em diversos tipos de pratos

O Dia Nacional do Café acontece em 24 de maio é uma excelente oportunidade para experimentar pratos diferentes utilizando a bebida como ingrediente. Sabendo disso, a Nestlé, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, separou algumas sugestões de receitas que utilizam sua tradicional marca NESCAFÉ, líder no mercado de cafés solúveis, em pratos que vão desde sobremesas, passando por bebidas e até deliciosas opções salgadas.

Todas as sugestões podem ser encontradas no portal Receitas Nestlé (www.receitasnestle.com.br), que reúne mais de 3.500 sugestões de pratos – todos testados e aprovados pelo time da Cozinha Nestlé – além de contar com mais de 200 vídeos de dicas e passo a passo, para facilitar a vida na cozinha. Interativa, a ferramenta permite que os internautas escolham suas receitas favoritas e as coloquem em foodlists personalizadas, que depois podem ser compartilhadas em suas redes sociais.

Veja a seguir as opções:

1 colher (sopa) de Pasta de amendoim sem açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
meia colher (chá) de gengibre ralado
4 colheres (sopa) de Leite NINHO Forti+ Pó Integral
meia colher (sopa) de NESCAFÉ Original

MODO DE PREPARO
Em um recipiente misture bem a pasta de amendoim, o açúcar mascavo, o gengibre, o Leite NINHO e o NESCAFÉ dissolvido em 3 colheres (sopa) de água quente, formando uma pasta cremosa. Junte 1 e meia xícara (chá) de água quente, misture e sirva a seguir.
DICA:
Se desejar, faça a pasta de amendoim sem açúcar batendo amendoins torrados, sem casca e sem sal, em um liquidificador.

RENDIMENTO: 2 PORÇÕES
TEMPO TOTAL DE PREPARO: 00:05 MINUTOS

INGREDIENTES

meio quilo de frango em tiras
2 colheres (sopa) de Caldo Líquido MAGGI® Galinha
3 colheres (chá) de NESCAFÉ® Tradição
meia xícara (chá) de vinho branco
1 ramo de alecrim
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola roxa cortada em fatias

MODO DE PREPARO
Em um refratário coloque o frango, o Caldo Líquido MAGGI, o NESCAFÉ diluído no vinho branco e o alecrim e deixe marinar por 15 minutos na geladeira. Em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione o frango com o caldo da marinada. Misture até secar um pouco e dourar o frango, retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, adicione a cebola, deixe dourar e acrescente o frango reservado. Misture e sirva a seguir.

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES
TEMPO TOTAL DE PREPARO: 00:30 MINUTOS

3 ovos
1 xícara (chá) de Leite MOLICO® Total Cálcio
3 colheres (sopa) de margarina
2 bananas nanicas pequenas picadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de farinha de rosca
meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Geleia de banana:
1 colher (chá) de NESCAFÉ® Tradição
1 banana nanica picada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Massa:
Em um liquidificador bata os ovos, o Leite MOLICO, a margarina e as bananas até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Despeje em uma forma redonda (22 cm de diâmetro) untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que um palito saia limpo depois de espetado na massa.

Geleia de banana:
Em uma panela, adicione o NESCAFÉ diluído em meia xícara (chá) de água, a banana, o açúcar e a essência de baunilha e deixe cozinhar até amolecer a banana e formar uma geleia. Sirva acompanhada do bolo.

RENDIMENTO: 12 PORÇÕES
TEMPO TOTAL DE PREPARO: 00:50 MINUTOS

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar

Pudim:
1 lata de Leite MOÇA®
2 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
3 ovos

Crocante:
meia xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
meia xícara (chá) de avelãs tostadas e quebradas (pedaços grandes)

Calda:
Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente, mexa com uma colher de cabo longo e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda 8 forminhas refratárias (8 cm de diâmetro e 5 cm de altura) e reserve.

Pudim:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje nas forminhas reservadas, cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria, em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

Crocante:
Derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo suavemente até caramelizá-lo. Misture a manteiga, junte as avelãs e despeje sobre uma superfície de mármore untada com manteiga. Depois de frio passe o rolo de macarrão, para triturar o crocante. Desenforme os pudins, espalhe o crocante e sirva a seguir.

DICAS:
- Se desejar, substitua a avelã por castanha-de-caju.
- Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa.
- Se desejar, prepare este pudim em forma de furo central (19 cm de diâmetro).

RENDIMENTO: 8 UNIDADES
TEMPO TOTAL DE PREPARO: 06:05

2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de Leite MOLICO® Total Cálcio
meia xícara (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de NESCAFÉ® Tradição

Creme de Chocolate e Nescafé:
1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo (170 g)
3 colheres (sopa) de margarina
2 bananas-nanicas médias em rodelas
2 colheres (sopa) de amêndoas torradas e picadas

Massa:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Aqueça em fogo baixo uma frigideira média untada com margarina e coloque uma porção da massa, cobrindo todo o fundo. Deixe fritar até secar a superfície. Vire o crepe do outro lado e deixe-o fritar por alguns instantes. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve aquecido.
Creme de Chocolate e Nescafé:
Em um recipiente derreta o Chocolate NESTLÉ CLASSIC em banho-maria, junte a margarina e adicione o NESCAFÉ, diluído em 2 colheres (sopa) de água quente. Misture até ficar homogêneo. Distribua metade do recheio entre os crepes reservados, colocando bem no centro de cada um deles. Espalhe as bananas e dobre-os ao meio e depois ao meio novamente, formando um triângulo. Espalhe um pouco Creme de Chocolate e NESCAFÈ restante sobre cada um deles e polvilhe as amêndoas. Sirva a seguir.

DICAS:
- Se desejar substitua o açúcar por adoçante para uso culinário e a margarina por margarina light e tenha uma receita com menos calorias
- Se desejar você pode incrementar o recheio: em uma frigideira aqueça um pouco de margarina e coloque as bananas, deixando dourar por alguns instantes, para que amoleçam levemente (cerca de 5 minutos). Retire do fogo, adicione meia colher (chá) de essência de rum e utilize para rechear os crepes, junto com o Creme de Chocolate e Nescafé.

RENDIMENTO: 10 PORÇÕES
TEMPO TOTAL DE PREPARO: 00:30 MINUTOS

Sobre a NestléÉ a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.