Concurso Conilon Especial será lançado no Espírito Santo com apoio da marca NESCAFÉ®

Com o objetivo de promover o cultivo e disseminar as boas práticas de produção, a premiação dos melhores cafés do estado chega a R$ 50 mil.

A cerimônia que abre o período de inscrições acontece no dia 1º de julho, na Fazenda Paraíso, da Fertilizantes Heringer, em Vila Velha (ES), às 8h. O evento contará com palestras técnicas e presença de autoridades.

O Conilon e o estado do Espírito Santo

O café faz parte da vida dos seres humanos há milhares de anos. No Espírito Santo, faz parte da história e integra o patamar de principal produto agrícola do estado. Os números indicam que em 2013 chegou-se a produção de 8,7 milhões de sacas. Após superar inúmeros desafios no quesito produtividade, os agricultores agora enfrentam o desafio de aprimorar cada vez mais a qualidade.

Baseado nesse contexto, o concurso vem para fomentar a produção de conilon de qualidade. A proposta se dá em um cenário onde empresas voltam-se ao mercado capixaba na busca destes produtos. São procurados cafés que sejam bem produzidos, colhidos, beneficiados e que seus produtores também tenham qualidade de vida. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura, INCAPER e da marca NESCAFÉ®.

O Prêmio Conilon Especial receberá amostras de cafés entre os dias 1º de julho e 26 de agosto para a categoria Natural na etapa municipal e regional, e na categoria Cereja Descascado na etapa estadual. Este ano, o Prêmio Pio Corteletti (Prêmio dos cooperados Coopeavi) se uniu ao Concurso Estadual de Conilon de Qualidade e, os melhores produtores cafés conilon do Espírito Santo receberão prêmios no valor de R$ 50 mil.

O concurso levará em conta a qualidade das amostras e, ainda, a adequação a boas práticas agrícolas, com base no Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C). Neste ano, a marca NESCAFÉ® – pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de Criação de Valor Compartilhado na cadeia produtiva de café conilon – colocará a sua expertise a serviço do concurso e participará da avaliação dos concorrentes no que diz respeito aos parâmetros de sustentabilidade na produção. Serão avaliados os 50 produtores finalistas na etapa estadual.

Esta edição, que é organizada pela Conilon Brasil, ainda conta com outros parceiros, como a Fertilizantes Heringer, Coopeavi, Sebrae, Unimed Norte Capixaba, Pinhalense, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Além do Governo do Estado, diversas prefeituras são parceiras do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade, como as das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Vila Valério, e outras, que participarão por meio de concursos que serão realizados regionalmente.

Criação de Valor Compartilhado na cadeia do café

Garantir a qualidade e a sustentabilidade do café conilon desde o plantio até a chegada na mesa do consumidor. Essa é uma das premissas do trabalho desenvolvido pela Nestlé, por meio da marca NESCAFÉ® com os cafeicultores do Estado do Espírito Santo. NESCAFÉ® é uma das fundadoras do Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C). Um sistema internacional de verificação voltado às práticas sustentáveis de produção de café. Por meio do programa NESCAFÉ® Plan, a marca incentiva à adesão às práticas de agricultura sustentável definidas através do código de conduta 4C, para criar um novo paradigma de produção, atendendo as especificações de sustentabilidade.