CONFIRA DELICIOSAS DICAS DE RECEITAS COM BACALHAU PARA A PÁSCOA

Entre bolinhos e tortas, as possibilidades de preparo são diversas para o principal ingrediente do feriado

A Páscoa está chegando e, como de costume, o bacalhau começa a aparecer nas prateleiras dos supermercados. Principal ingrediente das refeições..

Sabendo disso, a Nestlé®, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, separou algumas sugestões de pratos que contam com o bacalhau como ingrediente. As opções são diversas e certamente irão agradar tanto aos mais tradicionais, assim como aqueles que gostam de inovar nas ocasiões especiais.

Todas as sugestões podem ser encontradas no portal Receitas Nestlé (www.receitasnestle.com.br), que reúne mais de 3.500 sugestões de pratos – todos testados e aprovadas pelo time da Cozinha Nestlé – além de contar com mais de 200 vídeos de dicas e passo a passo, para facilitar a vida na cozinha. Interativa, a ferramenta permite que os internautas escolham suas receitas favoritas e as coloquem em foodlists personalizadas, que depois podem ser compartilhadas em suas redes sociais.

Veja a seguir:

BACALHAU EM POSTAS COM AZEITE AROMATIZADO

COZINHA NESTLÉ / HELENA PEIXOTO

• 800 g de bacalhau dessalgado, em postas pequenas
• meio quilo de batatas em lascas largas, com casca
• meia xícara (chá) de azeite
• 5 dentes de alho em laminas
• 200 g de tomates cereja inteiros
• 1 talo de alho-poró fatiado
• 2 cebolas roxas pequenas em pétalas
• meia xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
• 2 envelopes de MAGGI® Tempero e Sabor Legumes
• 1 colher (chá) de sal
• 4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande com água fervente cozinhe as postas de bacalhau até que estejam macias, sem desmanchar. Deixe esfriar e limpe o bacalhau, retirando as espinhas e a pele. Reserve. Na mesma água, cozinhe as batatas até que estejam macias porem ainda firmes. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o alho e desligue o fogo, para que não doure (deve apenas refogar). Em uma recipiente grande misture as batatas cozidas, os tomates cereja, o alho-poró, a cebola roxa, as azeitonas e tempere tudo com o MAGGI Tempero e Sabor e o sal. Coloque esta mistura em um recipiente refratário grande, formando uma camada. Sobre esta camada distribua as postas de bacalhau reservadas, acomodando-as entre os vegetais, e regue tudo com o azeite aromatizado com o alho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que tudo esteja macio. Polvilhe com cebolinha verde e sirva a seguir.

10 porções

01:30

BOLINHO DE BACALHAU COM TAPENADE

Massa:

• meia colher (sopa) de azeite
• 1 cebola ralada
• meio quilo de bacalhau dessalgado e desfiado
• meio quilo de batata cozida e espremida
• 2 saches de MAGGI® Tempero e Sabor Massas e molhos
• 3 gemas
• 3 colheres (sopa) de salsa picada

Tapenade:
• 150 g de azeitonas preta sem caroço
• 1 copo de Requeijão Cremoso NESTLÉ®

Massa:
Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a cebola e o bacalhau. Refogue por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo e coloque em um recipiente. Adicione as batatas espremidas, o MAGGI Tempero e Sabor, as gemas e a salsa. Misture bem até que fique uma massa homogênea. Com auxílio de duas colheres (sopa) modele os bolinhos e coloque em assadeira grande (22 x 35cm) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Tapenade:

Em um liquidificador, bata os ingredientes. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Sirva o bolinho de bacalhau com o molho de azeitonas.

60 unidades

BACALHAU COM BROA DE MILHO

COZINHA NESTLÉ / IARA VENANZI

Base:

• 4 batatas em rodelas finas

• 1 ramo de tomilho
• 1 pitada de pimenta-do-reino
• 1 colher (sopa) de azeite
• 1 envelope de MAGGI® Tempero e Sabor Legumes
• 2 cebolas médias em meia-lua

Bacalhau:
• 600 g de bacalhau em postas, em pedaços pequenos, limpo e dessalgado
• meia xícara (chá) de vinho branco
• 2 dentes de alho fatiados
• 1 envelope de MAGGI® Tempero e Sabor Legumes
• 4 colheres (sopa) de azeite

Cobertura:
• 4 fatias de pão de milho trituradas
• 2 colheres (sopa) de salsa picada
• 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

Base:
Em um recipiente refratário grande (pode usar inclusive o recipiente onde vai servir) tempere as batatas com o tomilho, a pimenta-do-reino, o azeite, e o MAGGI Tempero e Sabor. Distribua as cebolas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Bacalhau:
Em uma panela coloque o bacalhau em água fervente e cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire da água e escorra. Coloque as postas de bacalhau sobre a base de batatas e cebolas já assada. Regue tudo com o vinho branco, distribua as fatias de alho, polvilhe o MAGGI Tempero e Sabor e finalize com o azeite. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por mais 20 minutos.

Cobertura:
Em um recipiente misture o pão de milho com a salsa, a cebolinha e o azeite. Retire o bacalhau do forno e faça uma camada com essa mistura, sobre cada posta, pressionando para que fique bem aderida ao bacalhau. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos (sem cobrir), ou até que a cobertura fique dourada e crocante. Sirva a seguir.

DICA:
Coloque as fatias de pão de milho no forno rapidamente, para que fiquem levemente secas e douradas e depois rale-as no ralador. Se gostar de um sabor mais intenso, use 2 broas de fubá grandes no lugar do pão de milho.

6 porções

01:20

EMPANADAS DE BACALHAU

• 1 pote de Iogurte Natural Integral NESTLÉ®
• 2 gemas
• 300 g de manteiga gelada em cubos
• meia colher (sopa) de MAGGI® FONDOR
• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
• farinha de trigo para polvilhar
• 1 ovo inteiro ligeiramente batido para pincelar

• 2 colheres (sopa) de azeite
• meia xícara (chá) de cebola picada
• 2 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
• meia xícara (chá) de pimentão vermelho picado
• meia xícara (chá) de azeitonas pretas picadas

Massa:

Em uma tigela, misture o Iogurte NESTLÉ com as gemas, a manteiga e o MAGGI FONDOR. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. Embrulhe a massa em papel-alumínio e deixe descansar em geladeira por 6 horas. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e corte, com auxílio de um cortador redondo, círculos grandes (cerca de 10 cm de diâmetro) com espessura média.

Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola com o bacalhau e o pimentão por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar, misture as azeitonas, recheie os círculos de massa e junte as extremidades, formando uma meia-lua. Pressione as bordas com os dedos, pincele com o ovo e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

Dica de Preparo com Antecedência:
Para preparar com antecedência, pré-asse as empanadas até antes de dourar. Espere esfriar e coloque-as em uma assadeira, com espaço entre elas. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por cerca de 3 horas. Quando estiverem congeladas, embale-as em saco plástico para uso culinário, retire o ar, etiquete e leve ao freezer por até 3 meses. Descongele as empanadas em geladeira por cerca de 24 horas. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, para terminar de assar até dourar.

30 porções

06:40

LASANHA DE BACALHAU

Massa:

• meio pacote de massa fresca para lasanha (cerca de 250 g)

Molho:
• 3 colheres (sopa) de manteiga
• meia cebola ralada
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 4 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
• 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®
• 1 colher (chá) de sal

• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 cebola ralada
• 6 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado desfiado (cerca de 600 g)
• 3 envelopes de MAGGI® Tempero e Sabor Legumes
• 2 colheres (sopa) de salsa picada
• 6 tomates sem pele e sem sementes, picados (cerca de meio quilo)

Montagem:
• 2 xícaras (chá) de mozarela ralado
• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Massa:

Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e coloque em uma tigela com água fria até o momento de montar.

Molho:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo e deixe dourar. Acrescente o Leite NINHO, aos poucos, mexendo sempre, e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até encorpar. Misture o Creme de Leite NESTLÉ e o sal e desligue o fogo. Reserve.

Recheio:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o bacalhau desfiado, até secar. Misture o MAGGI Tempero e Sabor, a salsa e o tomate. Retire do fogo.

Montagem:
Em um recipiente refratário retangular grande (30 cm x 40 cm), faça uma camada da massa outra de molho, uma de recheio e uma de queijo mozarela. Repita as camadas e finalize com o molho e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.

DICA:
Para obter seis xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, cozinhe cerca de 600 g de bacalhau seco.

16 porções

BRANDADE DE BACALHAU

COZINHA NESTLÉ / EDU DELFIM

• 300 g de mandioquinha descascada e picada
• 200 g de abóbora japonesa descascada e picada
• 1 colher (sopa) de azeite
• 2 dentes de alho amassados
• 1 talo de alho-poró picado
• 400 g de bacalhau dessalgado e desfiado
• 1 colher (chá) de sal
• 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha)
• 1 pitada de pimenta-do-reino
• 1 pitada de noz-moscada ralada
• 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

Para finalizar:
• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO
Em uma panela ferva 2 litros de água e cozinhe a mandioquinha e a abobora, até ficarem macias (cerca de 25 minutos).Retire do fogo, escorra a água e passe- as por um espremedor de batatas, formando um purê . Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e o alho- poró. Junte o bacalhau, o sal, o cheiro-verde, a pimenta-do-reino e a noz moscada, misture bem e refogue por cerca de 4 minutos para tomar gosto. Junte o purê reservado, misture e adicione o Creme de Leite NESTLE. Distribua em 10 recipiente refratários individuais (7 cm de diâmetro), regue com azeite e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido por cerca de 10 minutos ou até derreter o queijo. Sirva a seguir, em pratinhos de sobremesa e acompanhado de salada de sua preferência.

DICA:
Se desejar, sirva esta receita como um prato principal, preparando-a em um recipiente refratário grande.

10 porções

01:00

Sobre a NestléÉ a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.