Dia Mundial da Água: Nestlé Waters expande projeto de educação para a preservação de recursos hídricos

Celebrado no dia 22/03, Dia Mundial da Água é marcado desde 2010 por ações educativas para jovens e crianças em uma parceria da Nestlé Waters com a ONG Project WET

Todos os anos, a Nestlé Waters celebra o Dia Mundial da Água com eventos de integração de colaboradores com comunidades vizinhas de suas plantas de engarrafamento ao redor de todo o mundo. O projeto Juntos pela Água busca educar crianças e jovens com mensagens sobre o ciclo da água, a importância da preservação dos recursos hídricos e os principais desafios globais por meio de atividades pedagógicas lúdicas, desenvolvidas pela ONG parceira Project WET - Water Education for Teachers (Educação sobre a Água para Professores).

No último ano, foram envolvidos mais de 1 mil colaboradores voluntários e quase 25 mil crianças, de 30 países. No Brasil, a iniciativa é realizada nas cidades de Águas de Santa Bárbara e Perus, no estado de São Paulo, em São Lourenço (MG) - com atividades abertas ao público no Parque das Águas - e Petrópolis (RJ). Neste ano, a programação, que envolve brincadeiras, peça de teatro e oficinas, alcançará cerca de 1300 crianças.

Empoderamento das crianças para a preservação da água – Neste ano, a Nestlé Waters e a Project WET ampliarão o projeto Juntos pela Água oferecendo às crianças a oportunidade de se tornarem heróis da água e colocarem em prática o que aprenderam. Com a ajuda dos voluntários, as crianças desenvolverão e implementarão seus próprios projetos de conservação da água e contarão suas experiências ao longo de um ano inteiro por meio de diários em vídeo. Nesta primeira edição serão cinco países participantes: Argentina, França, Grécia, Itália e Egito.

Nestlé Waters e o compromisso com a gestão da água
A água é um recurso precioso e essencial à vida, compartilhado em diversas esferas por indivíduos, agricultores, indústria e meio ambiente. Assim, a Nestlé Waters está comprometida com a boa gestão dos recursos hídricos que compartilha, ao garantir a eficiência de suas operações e colaborar de maneira proativa com as demais esferas por meio de iniciativas ligadas à sustentabilidade.

Nos últimos cinco anos, a Nestlé Waters aumentou sua eficiência hídrica em 19%. O grupo também possui iniciativas na Suíça, onde colabora com os agricultores, autoridades e terceiros locais com o programa Eco-Broye, para preservar os recursos hídricos, e no Paquistão, por meio de uma parceria com a WWF sobre gestão da água. Ao promover no Dia Mundial da Água a conscientização sobre a importância da água entre seus colaboradores e as comunidades locais onde opera, a Nestlé Waters coloca em prática mais uma iniciativa que reforça seu compromisso com a gestão da água.

Sobre a Nestle Waters
A Nestlé Waters, divisão de Águas do Grupo Nestlé, está presente em 130 países com mais de 70 marcas. No Brasil, são comercializadas as marcas Nestlé Pureza Vital, Petrópolis, São Lourenço, Santa Bárbara, Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, sendo as três últimas importadas. Mais informações no site www.nestle-waters.com.

Sobre a Project WET Foundation
Desde 1984, a Project WET Foundation dedica-se a alcançar crianças, pais, professores e membros de comunidades com a educação sobre a água com ações de valorização deste recurso, buscando garantir um futuro sustentável. A Project WET ("WET" é a sigla para "Water Education for Teachers" – "Educação sobre a água para professores", em inglês) está ativa nos 50 estados dos EUA e em mais de 70 países. Para mais informações acesse: www.projectwet.org

Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é uma observância internacional e uma oportunidade para saber mais sobre as questões relacionadas à água, para se inspirar e replicar informações, incentivando atitudes transformadoras. A data foi estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e, desde então, é celebrada todos os anos. A cada ano, a ONU-Água – entidade que coordena o trabalho da ONU envolvendo a água e o saneamento – estabelece um tema, que corresponde a um desafio atual ou futuro. http://www.unwater.org/worldwaterday/home/en/