Dia Mundial do Meio Ambiente: Nestlé comemora avanços na gestão de água e energia

Com série de ações dentro da plataforma mundial de Criação de Valor Compartilhado, companhia aprimora atividades que reduzem impactos ao meio ambiente

São Paulo, junho de 2015 – A Nestlé, empresa líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, está comprometida com a importância de buscar soluções para o uso sustentável dos recursos naturais e assim garantir a preservação do meio ambiente. Para isso, a companhia desenvolve diversas iniciativas, que incluem o reuso e redução do consumo de água e consumo de energia e a redução dos resíduos gerados no processo produtivo.

Cuidados com a água

A companhia realiza um extenso trabalho para o uso racional da água e, em 2005, traçou a meta de reduzir em 40% o uso de água por tonelada de produto fabricado globalmente até o fim de 2015. Até o momento, já alcançou 37,3% dos resultados esperados. No Brasil, em 2011, foi traçada a meta de 25% de redução até 2020.

O alcance das metas se deve a uma série de programas globais e locais, além de investimentos constantes para a otimização dos processos e desenvolvimento de novas tecnologias. Em exemplo é extração de água do leite utilizado em suas operações. O processo é realizado em 11 fábricas de produtos lácteos da companhia no Brasil e evita a utilização de cerca de 1 bilhão de litros de água por ano – o que representa 28% da água utilizada dentro dessas unidades. A água proveniente do leite é destinada a diversos processos, como torres de resfriamento, reposição de água de caldeiras geradoras de vapor, limpeza e jardinagem, entre outros.

Outro uso inusitado para o reuso da água acontece na fábrica localizada em Montes Claros – onde o efluente industrial tratado é parcialmente destinado para irrigar um viveiro de cana-de-açúcar localizado na fábrica. No período de seca, que acontece em meados de julho, a plantação é doada para a alimentação do gado, beneficiando os produtores de leite da região.

Economia de energia

Outro destaque é o compromisso global da companhia em relação ao consumo de energia. Com uma meta traçada também em 2005 para reduzir em 25% a energia usada por tonelada de produto fabricado até 2015, a Nestlé encerrou 2014 com resultados superiores, alcançando 26,2%. Já a Nestlé Brasil espera alcançar 20% de redução no período de 2011 a 2020.

Somente nas fábricas brasileiras, foram desenvolvidos 110 projetos para a redução do consumo de energias (conjunto do consumo de combustíveis, vapor e eletricidade), traduzidos em resultados diretos para a economia local e global. Como parte destes resultados, observa-se uma redução de 7% no consumo de energias por tonelada produzida entre os anos de 2011 a 2014.

No mundo todo, em relação aos Gases de Efeito Estufa (GEE), a companhia fez uma redução de 13,5% desde 2004. No mesmo período, o volume de produção aumentou 61,2%, o que significa que a redução de emissões diretas de GEE por tonelada de produto da Nestlé foi de 40%. Além disso, neste item também foi batida a meta estipulada em 2005 em mais de 5%.

Reciclagem

Desde 2005, a Nestlé apoia o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) na promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, por meio da formação e capacitação de cooperativas de catadores.

Em 2014, dentro das operações da Nestlé, fechamos o ano com 89,5% dos resíduos gerados internamente sendo reciclados ou reaproveitados externamente.

Criação de Valor Compartilhado

Todas as ações desenvolvidas pela Nestlé para minimizar impactos ambientais estão ancoradas no conceito de Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade socioambiental da empresa, que se fundamenta na premissa de que, para o sucesso dos negócios no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para as toda a sociedade nos locais onde ela está presente.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.