Dieta para pilotos pode melhorar a nutrição de idosos

To Press Releases listSão Paulo,jul 27, 2016

São Paulo, julho de 2016 – Os alimentos desenvolvidos pela Nestlé para os pilotos do Solar Impulse, primeiro avião movido por energia solar para completar uma viagem ao redor do mundo, foram apenas o começo para uma iniciativa que visa ajudar pessoas com necessidade nutricionais específicas.

Pensar na alimentação dos pilotos do Solar Impulse foi um desafio diferente. A Nestlé precisou superar não apenas as condições físicas para o desenvolvimento do cardápio, mas também as mudanças sobre a tripulação. Mudanças drásticas de temperatura e clima na cabine em voos de quase 30 mil pés de altura foram considerados no projeto.

Voar em grandes altitudes por muito tempo diminui o apetite das pessoas. Ainda assim, o ser humano precisa de energia para funcionar normalmente. Com um perfil semelhante, os idosos também apresentam tendência à falta de apetite, podendo perder peso, tornando o corpo mais frágil.

Para combater a fragilidade, continua sendo importante consumir alimentos nutritivos, que contenham vitaminas, mineiras e outras propriedades vitais para o corpo humano. Em outras palavras, assim como os pilotos do Solar Impulse, as pessoas idosas têm uma necessidade maior de alimentos altamente nutritivos, que podem ser preparados com facilidade e o mínimo de esforço. Esse foi o objetivo na pesquisa da Nestlé para o projeto.

A pesquisa desenvolveu um novo método de cozimento e esterilização de alimentos recém-preparados, para depois serem selado em malotes individualizados. O processo mantém o frescor, e ajuda na manutenção da textura dos alimentos e em sua preservação.

O desenvolvimento de uma alternativa para o armazenamento mostrou-se necessária com o espaço escasso dentro do avião. Bertrand Piccard e André Borschberg, pilotos do avião, precisavam de comida que tivesse transporte e preparo fácil, além das necessidades protéicas. A embalagem fornecida pela Nestlé é composta por bolsas para produtos líquidos, como sopas e bebidas, que limitam o risco de derrame; e sacos de autoaquecimento para os alimentos.

Para saber mais sobre nossa colaboração com a Solar Impulse: http://www.nestle.com/randd/news/allfeatures/diet-for-pilots-Solar-Impulse-improves-nutrition-for-elderly

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.