Fundação Nestlé anuncia vencedores da 15ª edição do Prêmio Nutrir nas Escolas

Projetos voltados à educação alimentar foram desenvolvidos por educadores e escolas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Guarulhos e São José do Rio Pardo

To Press Releases listabr 7, 2017

Em sua 15º edição, o Prêmio Nutrir nas Escolas reforça sua missão de reconhecer e incentivar projetos voltados à educação alimentar de educadores e escolas da rede municipal de ensino e particulares. Neste ano, a iniciativa a Fundação Nestlé Brasil premia 26 educadores e 5 escolas, totalizando 31 projetos inscritos pelos participantes do Programa Nutrir Crianças Saudáveis em 2016. Os cases vencedores vêm de projetos desenvolvidos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Guarulhos e São José do Rio Pardo por escolas públicas, além de quatro escolas particulares associadas a rede PEA-UNESCO (regional São Paulo).

O programa atua na disseminação de conhecimento para ajudar a promover hábitos mais saudáveis a partir de conteúdo sobre educação alimentar e nutricional combinada com a prática de atividades físicas. Em parceria com as secretarias municipais de educação, contribui para a capacitação de profissionais – professores em geral, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas – dentro dos pilares nutrição, educação e atividade física.

Para concorrer ao prêmio, todos os educadores das cidades de atuação do programa e escolas participantes podem ingressar na plataforma digital e inscrever seu projeto (http://nutrirnasescolas.com.br/). O site reúne todas as informações sobre o desafio proposto para a região de atuação da escola, além das atualizações sobre progressos e resultados. 

A plataforma permite também o registro das atividades desenvolvidas, com textos, fotos, vídeos e planilhas. Um total de 1.183 desafios foram inscritos para o Prêmio Nutrir nas Escolas 2016. Os relatos alimentam um banco de boas práticas com acesso aberto no portal do programa, facilitando a multiplicação das ideias desenvolvidas em diferentes municípios. 

Os desafios vencedores são escolhidos com base na pontuação obtida no projeto relatado. Além disso, também são reconhecidas as escolas com o melhor desempenho, considerando-se a soma das pontuações dos profissionais inscritos. Os educadores que realizarem os desafios nas categorias definidas concorrem a um prêmio de R$ 3 mil e um tablet. A escola vencedora ganha um prêmio de R$ 5 mil.

Em 2016, o Programa Nutrir Crianças Saudáveis, capacitou 1.000 educadores em mais de 70 capacitações, levando sempre temas de educação alimentar, técnicas de culinária e nutrição, acompanhadas por um time de especialistas no assunto. Desde sua criação, em 1999, já capacitou 22 mil educadores e impactou mais de 3,1 milhões de crianças em mais 9 mil escolas públicas de todo o Brasil.


Conheça os vencedores do Prêmio Nutrir nas Escolas 2016:





Sobre o Programa Nutrir Crianças Saudáveis - O Programa Nutrir Crianças Saudáveis atua na disseminação de conhecimento para auxiliar na promoção de hábitos mais saudáveis a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física. Desde sua criação, em 1999, já capacitou 22 mil educadores e impactou mais de 3,1 milhões de crianças em mais de 9 mil escolas públicas de todo o Brasil. 
 
Sobre a Fundação Nestlé Brasil – Criada em 1987 com a denominação de Fundação Nestlé de Cultura, a Fundação Nestlé Brasil é a responsável pelos programas sociais da Nestlé Brasil, entre os quais se destaca o Nutrir Crianças Saudáveis (Nestlé Healthy Kids Programme), que tem como intuito promover a educação nutricional para crianças em idade escolar.
O Brasil foi um dos países pioneiros na implementação do programa, lançando o Programa Nutrir Crianças Saudáveis em 1999. Desde então, o Nestlé Healthy Kids Programme alcançou globalmente 7.6 milhões de crianças em 2014, em 73 países pela África, Ásia, Europa, Oceania e Américas. Atualmente, trabalha com quase 300 parceiros, incluindo governos e autoridades locais, universidades, instituições científicas e associações especializadas em nutrição infantil.