Fundação Nestlé Brasil e Prefeitura de São Paulo lançam programa “Na Mesma Mesa” para levar tecnologia social à alimentação escolar

São Paulo
Professores, educadores físicos e cozinheiras serão agentes multiplicadores do estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis nas escolas durante as refeições

São Paulo, julho de 2015 – Foi lançado nesta quarta-feira (1º), pela Secretaria Municipal de Educação, o programa “Na Mesma Mesa”. O evento contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do Secretário de Educação, Gabriel Chalita; do presidente da Nestlé Brasil, Juan Carlos Marroquín e do presidente da Fundação Nestlé, Pedro Oliva; além de Supervisores Regionais de Ensino, Diretores de escolas e Educadores. Após a cerimônia, um coquetel preparado exclusivamente com ingredientes da alimentação escolar foi servido aos mais de 450 convidados, mostrando que é possível inovar usando como base alimentos que fazem parte da mesa da maioria dos brasileiros.

O programa “Na Mesma Mesa” tem o objetivo de capacitar profissionais do âmbito escolar para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, considerando o momento da refeição escolar como oportunidade de convívio, fortalecimento dos vínculos e o compartilhamento de experiências. A iniciativa tem o intuito de desenvolver em todos um olhar crítico sobre o tema e possibilitar a ampliação dos ensinamentos para familiares e responsáveis.

A Fundação Nestlé Brasil, que há 16 anos atua na prevenção e no combate à obesidade por meio do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis e, desde 2011, já é parceira da rede municipal de ensino em São Paulo, será a responsável pela capacitação de cozinheiras e professores para o programa. “A sinergia da parceria público-privada em iniciativas como esta é essencial para potencializar a educação de práticas saudáveis, as quais contribuirão de forma eficiente para o futuro das crianças e jovens de hoje”, comenta Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil.

Psicólogos e nutricionistas do Nestlé Nutrir promoverão oficinas para os educadores com o intuito de disseminar técnicas lúdicas para inserir a temática alimentação saudável no momento da merenda. Dessa forma, professor e aluno irão vivenciar as mesmas experiências durante a refeição.

A capacitação tem duração de 12 horas e acontecem nas diretorias regionais do município escolhidas – Butantã, Campo Limpo, Pirituba e Santo Amaro. Neste primeiro momento, 2.880 educadores participarão do projeto.

Sobre o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física, e já capacitou 19 mil educadores e impactou mais de 2,3 milhões de crianças em mais 7 mil escolas públicas de todo o Brasil. A parceria com o município de São Paulo existe desde 2011. Somente em 2014, o programa foi implementado em 366 escolas, beneficiando 260 mil crianças.

Entre outras atividades, o Nutrir mantém parcerias com quatro organizações sociais: o Instituto Fernanda Keller, em Niterói (RJ), o Instituto Bola pra Frente, no Rio de Janeiro (RJ), o Bairro da Juventude, em Criciúma (SC) e a Casa do Zezinho, em São Paulo (SP).

O programa conta ainda com a série de vídeos, denominada Comida de Escola, que dá dicas para humanizar a merenda, fazendo com que a comida e a hora da refeição sejam compreendidas como um ato cultural e um instrumento de educação.