Nestlé lança movimento “Unidos por Crianças mais Saudáveis”

Fase piloto será realizada na cidade de São José do Rio Pardo (SP) e engajará diversos setores da sociedade para estimular a adoção de hábitos saudáveis

Ao longo de toda a sua história, a Nestlé trabalha para desenvolver produtos nutricionalmente balanceados e contribuir para a Nutrição, Saúde e Bem-Estar de seus consumidores. A empresa está também comprometida em estimular a adoção de hábitos saudáveis e colaborar com a solução de problemas como a obesidade, que cresce mundialmente em um ritmo nunca antes observado. Com este objetivo, a companhia lança no Brasil o movimento Unidos por Crianças Mais Saudáveis, que buscará engajar diversos setores da sociedade para proporcionar um futuro mais saudável às novas gerações.

O avanço da obesidade infantil, impulsionado por multifatores já representa no país o maior desafio de saúde pública para as próximas décadas. Dados da Federação Mundial de Obesidade mostram que a realidade brasileira está entre as mais alarmantes do mundo. Entre 1989 e 2009, a prevalência da obesidade quadruplicou entre meninos (de 4,1% para 16,6%) e meninas (de 2,4% para 11,8%). No geral, o quadro de obesidade alcançou 14,3% das crianças. Somado ao sobrepeso, o problema atingia, em 2008 e 2009, 32% das meninas e 34,8% dos meninos.

Neste contexto, Unidos por Crianças Mais Saudáveis vai estimular mudanças de comportamento que impactem de forma positiva a saúde das crianças. O movimento incentivará essencialmente a adoção de hábitos saudáveis de alimentação, com maior consumo de frutas e verduras e refeições em porções adequadas, e a prática regular de atividades físicas. Por meio do engajamento de representantes do poder público e privado em diferentes esferas, como educação, saúde, esporte e alimentação, a Nestlé liderará um trabalho conjunto, aproveitando o potencial de cada um.

As atividades têm início no mês de junho, com a aplicação de uma fase piloto na cidade de São José do Rio Pardo (SP), onde a Nestlé possui uma unidade fabril. Em um segundo momento será realizado um roll-out nacional, que apresentará o movimento a agentes da sociedade em todo o país.

A cidade gameficada - Parte de um esforço global que utiliza conceitos específicos em cada país, de acordo com as necessidades locais de saúde e nutrição, o movimento utilizará no Brasil elementos da economia comportamental, que pressupõe grande influência do contexto nas escolhas do dia a dia. Assim, com aplicações inéditas no país, o movimento fará modificações em vários ambientes, com adoção de nudges – mudanças no contexto ou em uma tradução ao pé da letra, “cutucadas” – que estimulem comportamentos mais saudáveis. Os nudges estarão nas escolas; residências; comércios, como restaurantes, feiras e supermercados; além de espaços públicos – ginásios, praças, pontos de ônibus e parques.

Para a implantação desses estímulos foram engajados agentes de diversos setores no município: educadores; merendeiras de escolas; donos de comércios; produtores rurais e autoridades políticas. O mote das intervenções veio de uma paixão das crianças: os super-heróis. Assim o movimento destacará, por exemplo, os “superpoderes de frutas e legumes”, evidenciando seus benefícios nutricionais em restaurantes e mercados; as escolas farão visitas aos produtores rurais, conhecendo a “fábrica dos superpoderes”; e alguns ambientes ganharão academias lúdicas ao ar livre - os “parques dos superpoderes”.

Estas mudanças transformarão São José do Rio Pardo na 1ª cidade gamificada da América Latina. A dinâmica permite que cada participante tenha sua própria “jornada de desenvolvimento dos superpoderes” e estimula o aprendizado em um game virtual que, diariamente, trará desafios e missões a serem vencidos também na vida real, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária.

A iniciativa está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, que norteia a atuação da companhia nos países onde está presente e busca gerar valor para toda a sociedade. Com uma das maiores redes de pesquisa em alimentos do mundo, a Nestlé se dedica a compreender as necessidades nutricionais em todas as fases da vida e acredita que pode ser parte da construção de um caminho mais saudável para as gerações futuras.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.