Nestlé lança programa de aceleração de jovens empreendedores na Amazônia

Alinhado ao programa global Nutrindo o Sonho dos Jovens, focado em ampliar a empregabilidade, a iniciativa acontece em parceria com o Centro Universitário do Pará (CESUPA), e Yunus Negócios Sociais.

 

To Press Releases listago 25, 2016

Alinhada ao compromisso global da Nestlé de compartilhar valor com a sociedade em que está inserida, por meio do Programa Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens, a iniciativa leva conhecimento para a região amazônica.  Com viés de aceleração de empreendedores locais no segmento de alimentação e nutrição, o objetivo é fomentar a geração de emprego e renda na Ilha de Marajó.
 
Para compreender a realidade e necessidades regionais, a Nestlé em parceria com o Centro Universitário do Pará (CESUPA), realizou um amplo diagnóstico na Ilha de Marajó, passando por São Miguel do Pracauúba, Vila do Palheta, Pinduca, Ponta Negra e Mocajatuba. Após 4 meses de estudos, foi possível identificar oportunidades para gerar valor às comunidades nas frentes de Educação; Saúde e Alimentação; Renda e Trabalho; e Meio Ambiente.
 
A falta de cursos profissionalizantes, capacitação entre os jovens e adultos, carência de perspectiva profissional e geração de renda, somada a dificuldade de acesso a produtos para compor a alimentação diária pela população local, fez com que Nestlé, CESUPA e Yunus se unissem em parceria para desenvolver projetos de inovação social na Amazônia.
O projeto, com início em agosto, contará quatro fases de desenvolvimento dos futuros empreendedores: 1) ideação, 2) treinamento, 3) incubação e 4) implementação. Na primeira etapa acontece o workshop para gerar soluções e ideias de negócios entre o grupo de empreendedores selecionados. A segunda fase de incubação, contempla extenso treinamento para planejar como transformar as ideias em negócios, a fim de gerar emprego e renda. Nesta fase também, o time de consultores e os jovens refinam o modelo de negócio e o planejamento de implementação para que sejam financeiramente e operacionalmente sustentável antes da terceira e última fase, que é a implantação.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 189 países e fábricas em 85 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens
 
Sobre o Programa Nestlé Nutrindo os sonhos dos jovens


O Nutrindo os Sonhos dos Jovens é parte do Nestlé Global Youth Initiative, que nasceu com o sucesso do Nestlé Needs Youth, desenvolvido em 2013 para contribuir com o combate ao desemprego entre os jovens na Europa. Na época, cerca de 11 mil jovens encontraram emprego e oportunidades de treinamento dentro do programa. A partir daí, outros países vêm recebendo a iniciativa, em formatos específicos para cada realidade.
O programa tem metas estabelecidas ainda em relação à contratação de jovens, criação de novas vagas e estímulo a empresas parceiras para a adesão ao programa e multiplicação das atividades. Entre as principais metas do programa estão: Contratação de 7 mil pessoas com idades abaixo de 30 anos até 2017; Alcance de mais de 3 mil jovens aprendizes com as melhorias nos programas de capacitação e a geração de 2,8 mil novas vagas dentro da companhia dentro dos programas Jovem Aprendiz, estágio e trainee. Para o programa da Amazônia, a Nestlé espera como resultado que os jovens acelerados decidam empreender em seus negócios.
 
Sobre o Yunus Negócios Sociais
Yunus Negócios Sociais busca ser uma ferramenta prática para pessoas e organizações no Brasil interessadas em se engajar na construção de um país livre de seus maiores problemas utilizando os mecanismos do negócio social. Criado pelo professor Muhammad Yunus, economista e banqueiro, natural de Bangladesh, laureado Prêmio Nobel da Paz em 2006, a metodologia de inovação social do Yunus será a ferramenta de apoio para a aceleração de empreendedores na Amazônia.