Nestlé endossa a Iniciativa Caring for Climate na Conferência da ONU

São Paulo
A Nestlé anunciou seu apoio à Iniciativa Caring for Climate, a maior coalisão global sobre questões climáticas.

Ao discursar na Conferência das Nações Unidas (ONU) para Mudanças Climáticas em Nova York, José Lopez, Vice-Presidente Executivo da Nestlé e COO, disse que a companhia apoiaria iniciativas relacionadas de outras organizações de liderança internacional, como o CDP (Carbon Disclosure Project), devido à urgência de se abordar o problema das mudanças climáticas.

“A iniciativa Caring for Climate está totalmente alinhada com nossos próprios compromissos explícitos, que refletem nosso respeito pelas sociedades em que trabalhamos, respeito pelo meio ambiente, respeito pelas futuras gerações”, disse ele.

“A abordagem das mudanças climáticas deve ser feita através de uma colaboração mútua que beneficie a todos e dos canais dos diferentes grupos interessados para ser realmente eficaz”, completou.

Iniciativa Caring for Climate

Caring for Climate é uma iniciativa inserida no Pacto Global da ONU, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. A Nestlé estabeleceu parcerias com várias agências da ONU, o meio acadêmico e ONGs (organizações não-governamentais), inclusive o Pacto Global da ONU e a Rainforest Alliance, para abordar a complexa gama de problemas climáticos, sociais e ambientais com que se depara em todo o mundo.

Os compromissos da Iniciativa Caring for Climate incluem a melhoria contínua da eficiência do uso de energia e a redução da emissão dos gases estufa (GHG) de produtos, serviços e processos.

Como a maior empresa de alimentos e bebidas em todo o mundo, a Nestlé sofre o impacto direto das mudanças climáticas e, por essa razão, já há vários anos a companhia tomou medidas significativas para a redução do GHG e adaptação às mudanças climáticas, como o uso de energia renovável e aumento da eficiência energética em suas operações.

Por meio dessas medidas e do trabalho da companhia com seus fornecedores, produtores e consumidores para estimular o uso eficiente dos recursos, a originação responsável dos produtos e gestão ambiental, a Nestlé tem sido reconhecida ao longo dos anos como uma indústria líder por inúmeras organizações e ONGs, como a Oxfam e o Índice de Sustentabilidade Dow Jones.

Outras iniciativas climáticas

A Nestlé apoiou a Declaração de Nova York sobre as Florestas, cujo objetivo é conseguir parar e reverter a perda das florestas. Isso está alinhado com o compromisso da Nestlé de ajudar a reduzir a zero o desflorestamento até 2020.

A companhia também apoia importantes iniciativas de outras organizações que ocupam uma posição de liderança internacional: as seis iniciativas climáticas do CDP e o Comunicado de um Trilhão de Toneladas do Grupo de Líderes Corporativos do Príncipe de Gales;

O objetivo do CDP, entre outras metas fundamentais, é acabar com o desflorestamento ligado à produção de commodities de todas as cadeias de fornecimento até 2020 e estimular o engajamento responsável das empresas na política climática.

A Nestlé reduziu sua emissão de GHG pela metade na fabricação de um quilo de seus produtos em comparação com 10 anos atrás. Até 2015, a Nestlé espera reduzir as emissões diretas de GHA em 35% por tonelada de produto em comparação com 2005, até atingir a redução absoluta de emissões de GHG.

A sustentabilidade ambiental é um tema fundamental do Fórum Anual de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé realizado em 9 de outubro na Suíça. O fórum é uma reunião anual dos representantes de organizações não-governamentais, indústria e meio acadêmico em que as boas práticas relacionadas com o conceito da criação de valor compartilhado são difundidas e discutidas.