“Nestlé Faz Bem”: Celebrando 150 anos da Nestlé

Um bebê prematuro não consegue ser amamentado.Henri Nestlé sabe do caso e alimenta a criança com seu novo alimento infantil, a Farinha Láctea.

O sucesso de Nestlé se espalha rapidamente e sua determinação, compromisso e espírito pioneiro o levam a criar uma indústria muito bem-sucedida. Sua inovação salvadora é o modelo para todos aqueles que se seguem ao longo dos 150 anos da Nestlé, o que mostra a habilidade da empresa em atender e antecipar a evolução das necessidades dos consumidores.

Pessoas do mundo todo consomem atualmente mais de um bilhão de porções de produtos Nestlé por dia. A empresa opera em mais de 197 países e emprega quase 340.000 pessoas. Está muito longe da pequena empresa que Henri Nestlé fundou em Vevey, na Suíça. Mas a Nestlé ainda abraça seus valores, seu famoso logo no formato de um ninho e sua sede na cidade.

Crescendo em uma era industrial

A história da Nestlé começa efetivamente em 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company lançou o primeiro leite condensado na Europa, outro produto destinado a salvar vidas em uma era pré-refrigeração, quando o leite fresco em trânsito estragava facilmente. Em 1905, A Anglo-Swiss se fundiu com empresa de Nestlé para formar a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que evoluiu para se tornar a Nestlé a partir de 1977.

O sucesso inicial da empresa deveu-se a seu investimento em produtos com base científica e fábricas modernas caracterizadas por uma produção eficiente. As estradas de ferro e navios a vapor davam à Nestlé & Anglo-Swiss acesso aos novos mercados urbanos de todo o mundo, além de a empresa fazer um uso habilidoso dos meios de propaganda modernos – jornais, revistas e outdoors – para informar as pessoas sobre os benefícios de seus produtos: nutrição, qualidade, segurança, preço acessível e sabor.

É o mapa do sucesso que, exceto por algumas poucas atualizações necessárias, se aplica até hoje. Outro benefício que os produtos Nestlé sempre ofereceram é a conveniência, o que se tornou especialmente importante após a Segunda Guerra Mundial, quando mais mulheres ingressaram no mercado de trabalho e as pessoas exigiam alimentos fáceis de preparar.

Em 1938, era possível “começar o dia com um Nescafé”, o primeiro café instantâneo saboroso do mundo, simplesmente adicionando água quente. Em 1948, podiam degustar o achocolatado Nesquik que dissolve facilmente em leite frio.

E, em 1957, podiam finalizar o dia com os Macarrões Maggi, verdadeiras “refeições prontas” em lata, que foram um estrondoso sucesso.

Facilitando o trabalho na cozinha

Alimentos enlatados não eram novos, mas refeições nutritivas em latas sim, e esse se tornou rapidamente um segmento de grande crescimento na Nestlé. Esses alimentos tinham vida longa de prateleira, eram fáceis de esquentar e comer e podiam ser saboreados até mesmo frios. As latas também eram simples de transportar, e, dessa forma, podiam ser consumidas em viagens de acampamento, por exemplo, juntamente com uma xícara de Nescafé. Esses produtos ajudaram a moldar nosso mundo moderno e modificaram completamente nossas vidas.

A partir dos anos 60, também é possível desfrutar da conveniência dos alimentos congelados e sorvetes Nestlé, que a empresa lançou conforme refrigeradores e freezers domésticos se tornavam mais populares. Em 1986, a Nestlé foi ainda mais longe e criou seu próprio e revolucionário sistema Nespresso, que mudou a forma como degustamos cafés premium.

Nespresso é outra inovação da Nestlé que melhora a qualidade de vida das pessoas, em qualquer lugar, todos os dias. Isso nos dá prazer, uma emoção que associamos frequentemente com chocolate. A Nestlé entrou inicialmente nesse segmento fundamental em 1904, quando assumiu o negócio de exportação de Peter & Kohler, e, posteriormente, incluiu marcas como Cailler e KitKat.

Nutrição direcionada: o futuro dos alimentos

Atualmente os negócios da Nestlé abrangem bebidas, águas, produtos lácteos, confeitos, petcare, e mesmo produtos para cuidados da pele. Em 2011, a empresa ampliou sua liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar criando a Nestlé Health Science, para desenvolver produtos nutricionais destinados aos cuidados com a saúde, que visam, por exemplo, melhorar a saúde do cérebro, ou a saúde dos idosos.

Essas inovações ajudarão a Nestlé a abordar os desafios globais da desnutrição, o crescente envelhecimento populacional e a obesidade. Essa mesma paixão por nutrição sustenta nosso compromisso com a melhoria de nossos produtos mediante a redução de sal, açúcar e gorduras saturadas, além de sua fortificação com vitaminas, minerais, vegetais e grãos integrais.

Ao celebrar 150 anos, a Nestlé continua convencida de que para ter sucesso no longo prazo, precisa criar valor para seus acionistas, as comunidades em que opera, e a sociedade como um todo. É uma convicção que consagra os valores de Henri Nestlé, na medida em que a empresa volta seu olhar para os próximos 150 anos de “Nestlé Faz Bem”.

História da Nestlé:
Clique aqui  para conhecer os 150 anos da Nestlé no mundo

Nestlé Brasil (1921 – Hoje):
Para saber mais sobre a história da Nestlé no Brasil, clique aqui