Nestlé Brasil completa 95 anos e renova aposta nos jovens

To Press Releases listSão Paulo,jan 22, 2016

Programas para estimular a entrada dos jovens no mercado de trabalho ganham destaque crescente na estratégia de negócios da empresa

São Paulo, janeiro de 2016 - No ano em que celebra globalmente seus 150 anos, a Nestlé completa 95 de atuação no Brasil, neste dia 22 de janeiro, investindo nos jovens para um crescimento sustentável e o fortalecimento dos processos de inovação. O reflexo disso é que mais de 40% do capital humano da companhia, que conta atualmente com 22,6 mil colaboradores no país, já é de pessoas com menos de 30 anos.

A empresa entende que é seu papel contribuir para a formação de jovens capazes de atender sua demanda por mão de obra qualificada. E para apoiar a transição da fase de estudos para o primeiro emprego, expandirá, em 2016, o programa Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens.

Parte de uma estratégia global, a iniciativa lançada em setembro de 2015 reformulou e ampliou a capacitação oferecida a participantes do programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho, em seis cidades. Com isso a empresa busca elevar sua empregabilidade a 30%. A partir de agora, o Programa chegará gradualmente a todas as cidades onde a Nestlé possui fábricas. A meta é contratar mais 7 mil pessoas abaixo de 30 anos até 2017.

A Nestlé é a única empresa a estar entre as Top 10 Empresas dos Sonhos dos Jovens nas 14 edições da pesquisa realizada anualmente pela Companhia de Talentos. Entre os critérios apontados pelos jovens para escolher suas empresas preferidas, estão: desenvolvimento profissional; boa imagem no mercado; fazer o que gosta; desafios constantes e; possibilidade de inovar.

A Nestlé e os brasileiros – Em 1921, quando a Nestlé inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Araras (SP), para a produção de leite condensado, iniciou uma relação de confiança com os brasileiros que já dura mais de nove décadas. Ao longo desse período, consolidou sua posição de líder em Nutrição, Saúde e Bem-estar e desenvolveu um amplo trabalho de apoio aos produtores de matérias-primas, como leite, café e cacau, garantindo a qualidade dos produtos que fabrica. Sua atuação sempre foi guiada pelo conceito da Criação de Valor Compartilhado, que busca gerar valor para os envolvidos no negócio e toda a sociedade. Com isso, a empresa avançou em iniciativas que fomentam a adoção de práticas sustentáveis desde o campo até o consumo dos produtos.
Foi a partir do trabalho realizado pela empresa no Brasil que nasceram marcas consagradas. NESCAFÉ® - a marca mais valiosa da Nestlé no mundo – surgiu de um pedido do governo brasileiro para que a Nestlé encontrasse uma solução para o excedente da produção de café no Brasil na década de 30. Surgia assim o primeiro café solúvel do mercado. Outro produto desenvolvido no Brasil é NESCAU®. Criado em 1932, foi o primeiro achocolatado brasileiro e é referência em qualidade e sabor no mercado nacional.
Atualmente, a Nestlé possui 31 unidades industriais no Brasil e emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos. A unidade mais recente foi inaugurada em dezembro/2015, em Montes Claros (MG). Em um investimento de R$ 220 milhões, a fábrica é a primeira unidade fora da Europa com a exclusiva tecnologia para a fabricação de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 30 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.