Nestlé é destaque em Gestão de Fornecedores e está no topo do ranking das empresas listadas pela 17ª edição do Guia Exame de Sustentabilidade

Premiação destacou as 69 melhores empresas e mais sustentáveis do País, que têm como diferenciais o relacionamento próximo com parceiros e fornecedores e que favorecem a gestão dos negócios em comunidades rurais e urbanas


To Press Releases listnov 29, 2016

São Paulo, 29 de novembro de 2011 – A Nestlé, líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar é vencedora, pelo segundo ano consecutivo, da 17ª edição do Guia Exame de Sustentabilidade, na categoria Gestão de Fornecedores, resultado que reflete a forma com a qual a Nestlé se relaciona com centenas de milhares de produtores rurais, unidades transformadoras e comerciantes ao redor do mundo, em cadeias com diferentes graus de complexidade.

Desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, a pesquisa que dá origem ao Guia avaliou 190 empresas, nas dimensões geral, econômica, social e ambiental, em dez indicadores-chave e validou as 69 melhores e mais sustentáveis do País, divididas em 19 setores. A Nestlé aparece como destaque, com desempenho acima da média em sua Relação com os Fornecedores e com o indicador de Direitos Humanos, somando 82.1 pontos na dimensão geral e 90.5 pontos na dimensão social.

A premiação reforça a estratégia de  Criação de Valor Compartilhado, plataforma global de responsabilidade socioambiental e fio condutor dos negócios da Nestlé e também a atuação e o relacionamento com fornecedores de matérias-primas, de forma a garantir o conhecimento da origem e o fornecimento responsável em embalagens, materiais promocionais, além de subcontratações e terceirizações, que seguem padrões rigorosos, sempre alinhados ao Código de Conduta de Fornecedores Nestlé.

“A Nestlé acredita que, para ter sucesso nos negócios, é necessário gerar valor para toda a sociedade. Isso inclui todos os parceiros envolvidos na cadeia produtiva, desde o produtor até o nosso consumidor final. Estimulamos iniciativas que contribuem com a qualidade final de nossos produtos e, em consequência, com o respeito e confiança que recebemos dos consumidores. Por sua vez, isto se reflete em nossos resultados de maneira sustentável”, afirma Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil.

Gestão Responsável

A Política de Fornecimento Responsável da Nestlé busca garantir a rastreabilidade e o monitoramento dos riscos e impactos em todas as cadeias com as quais a empresa negocia. Como parte de seus compromissos globais, a companhia verifica aspectos de direitos humanos que permite a capacitação nas fazendas, observando as condições trabalhistas e mapeando riscos na cadeia. No Brasil, os fornecedores são submetidos anualmente a auditorias externas para verificação se suas normas e processos estão aderentes às políticas e aos compromissos da empresa. A totalidade dos fornecedores é signatária do Código de Conduta Nestlé, buscando aprimoramento constante de procedimentos e integridade operacional. 

Para garantir a adequação de seus mais de 48 mil fornecedores às normas do Código de Conduta no Brasil, a Nestlé conta com o apoio de empresas de auditoria independentes, encarregadas de avaliar aspectos relacionados à gestão de recursos humanos, segurança, saúde e higiene, bem como o cumprimento de leis trabalhistas e ambientais.

A Nestlé também possui uma cultura forte de melhoria contínua estimulada entre os produtores por meio de programas específicos voltados para a qualidade, segurança e eficiência.  Alguns destaques, como o Programa Boas Práticas na Fazenda, o Cocoa Plan,  que garante a produção e o fornecimento sustentável do cacau, entre outros, podem ser encontrados no Relatório 2015 Nestlé na Sociedade: Nestlé na Sociedade 2015.  

Desenvolvimento Rural e da Comunidade

Também comprometida com a geração de valor para as comunidades onde está presente, a Nestlé desenvolve uma série de programas junto a produtores rurais, responsáveis pelo fornecimento de suas principais matérias-primas. Em 2015, o volume de matéria-prima negociado no Brasil dentro dos programas de desenvolvimento rural e fornecimento sustentável nas cadeias do leite, café e cacau representaram mais de 29.763 mil toneladas de café verde por meio do Nescafé Plan, iniciativa global da empresa que oferece apoio técnico para fomentar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e 7.500 toneladas de cacau via Cocoa Plan.

Com o Boas Práticas na Fazenda, por exemplo, vem 80% do volume total de leite adquirido. Além disso, a empresa oferece aos produtores de leite o suporte técnico para a realização de procedimentos e controles que contribuem para melhorar qualidade e segurança da produção. Hoje, cerca de 2.200 propriedades rurais participam da iniciativa. Por meio da capacitação e acompanhamento técnico realizado por especialistas, as fazendas passam a ter uma gestão mais eficiente e melhores resultados. 

Outros bons exemplos são as atividades realizadas em São José do Rio Pardo (SP) que buscam a excelência contínua na produção de legumes e hortaliças para abastecer a fábrica de Papinhas Nestlé e Culinários.  Como maior empresa de Nutrição, Saúde e Bem-Estar do mundo, a Nestlé também assumiu publicamente compromissos voltados à reformulação de produtos, reforçando atributos positivos e reduzindo níveis de gorduras, sódio e açúcar, além de investir em iniciativas para o estímulo a hábitos de vida mais saudáveis entre crianças e adultos.

Sobre a NestléÉ a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.