Nestlé distribui 1,6 milhão de tubetes de mudas de café feitos a partir da reciclagem de cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto®

Ação realizada dentro do programa Nescafé Plan está alinhada com o conceito de economia circular, no qual os resíduos são transformados em insumos aproveitados na própria cadeia
Canteiro de mudas de plantas dentro de tubos plásticos.

No Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio), a Nestlé anuncia a doação de 1,6 milhão de tubetes para mudas de café, desenvolvidos a partir da reciclagem de cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto®. Os itens serão utilizados pelos viveiros que fornecem as mudas de café para produtores agrícolas, inseridos no programa NESCAFÉ Plan. A iniciativa realizada dentro das ações de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé está alinhada ao conceito de “economia circular”, no qual os resíduos provenientes do descarte de cápsulas são reaproveitados na própria cadeia.

A utilização de tubetes de plástico para mudas de café apresentam vantagens ao cafeicultor como aumento da agilidade no manuseio, combate à contaminação das raízes das mudas por pragas, economia no transporte e realização do plantio.
O programa NESCAFÉ® Plan tem como objetivo garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo, proporcionar o desenvolvimento profissional dos cafeicultores e garantir a qualidade da matéria-prima. Por meio de ações de treinamento e suporte técnico fornecidos aos produtores rurais, a Nestlé incentiva a adoção de práticas sustentáveis na cadeia. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 820 produtores dentro do NESCAFÉ® Plan.

POSTOS DE COLETA
Assim como em outros países onde está presente, NESCAFÉ® Dolce Gusto® disponibiliza postos de coleta de cápsulas, em conjunto com parceiros de negócios, oferecendo aos consumidores uma opção simples de descarte. No Brasil, já são 24 postos distribuídos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande de Sul.

As cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® recolhidas nos pontos de coleta passam por um processo de reciclagem, evitando assim o descarte incorreto no meio ambiente. O porta-cápsulas Renove foi o primeiro artigo da marca feito com materiais 100% reciclados. Para produzir o acessório, as cápsulas passam por processos de triagem, fragmentação e, por meio de extrusão, são transformadas em uma resina termoplástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.
O site de NESCAFÉ Dolce Gusto (https://www.nescafe-dolcegusto.com.br) traz informações sobre a reciclagem das cápsulas, assim como outras informações sobre sustentabilidade ao longo de toda a cadeia.

SUSTENTABILIDADE
A Nestlé desenvolve um extenso trabalho ao longo da cadeia, começando no campo. Por meio do programa NESCAFÉ Plan, a empresa busca fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a adoção de um padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade. O padrão escolhido dentro do programa é o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C).

A produção de cápsulas utiliza modernas tecnologias para garantir o uso sustentável de recursos. A fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto®, em Montes Claros (MG), é a primeira unidade fabril da Nestlé no mundo a receber a certificação de Impacto Ambiental Neutro em três dimensões: água, resíduos e emissão de carbono

As iniciativas fazem parte do compromisso da Nestlé com o meio ambiente, pilar fundamental dentro de sua estratégia de Criação de Valor Compartilhado, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.

SOBRE NESCAFÉ® DOLCE GUSTO® - Lançado no Brasil em 2009, NESCAFÉ® Dolce Gusto® é um sistema composto por cápsulas e máquinas, fácil de usar, que permite aos consumidores prepararem em casa bebidas quentes e frias com qualidade profissional. A marca introduziu um novo conceito no Brasil ao oferecer um portfólio com opções de bebidas para diferentes momentos de consumo, além de uma linha de máquinas com um design diferenciado. Os sabores de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são apresentados em cápsulas patenteadas e hermeticamente fechadas para capturar e preservar os aromas voláteis de suas bebidas até o seu consumo. Atualmente, NESCAFÉ® Dolce Gusto® lidera o mercado local de café em cápsulas. Para mais detalhes, acesse o site www.nescafe-dolcegusto.com.br e a página da marca no Facebook (www.facebook.com/dolcegustobrasil).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 30 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.