NESTLÉ REAPROVEITA ÁGUA DO LEITE E ECONOMIZA 185 MILHÕES DE LITROS POR ANO EM FÁBRICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

A Nestlé, líder global no processamento de leite, realiza em suas fábricas a extração da água do leite para reutilizá-la em suas operações; E somente nas duas plantas de lácteos localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Araçatuba e Araraquara, o montante de água economizado é de 185 milhões de litros por ano – o suficiente para abastecer 3.300 pessoas durante esse período.

Este montante somados às outras fábricas, economiza aproximadamente 1 bilhão de litros de água subterrânea por ano, o que representa 28% da água utilizada nas unidades exclusivamente dedicadas aos produtos lácteos e 7% do total utilizado em todas as 31 fábricas da empresa no país.

O leite cru é constituído de cerca de 80% de água e o restante são matérias orgânicas, grande parte dessa água é removida ao longo da fabricação de produtos, como leite em pó ou creme de leite, por exemplo. Durante o processo, o leite é aquecido até seu ponto de ebulição e esta água é evaporada por meio de um trocador de calor, e um separador segrega o vapor do líquido em ebulição, condensando-o.

O produto desta condensação é a água do leite – uma água industrial (não potável) que pode ser reutilizada em processos diversos, como o resfriamento de torres, reposição de água de caldeiras geradoras de vapor, circuitos de água gelada e limpeza.

As outras fábricas de produtos lácteos da Nestlé no Brasil que também utilizam o processo estão localizadas em Carazinho e Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul; Itabuna, na Bahia; Montes Claros, Teófilo Otoni, Ibiá e Ituiutaba, em Minas Gerais; e Jataí e Goiânia, em Goiás.

Nestlé e a água

A Nestlé defende o uso sustentável dos recursos hídricos e controla rigorosamente suas atividades para obter uma melhoria contínua na gestão deste recurso. Anualmente, a empresa renova seu compromisso global de redução do consumo de água em suas atividades e, entre os anos de 2005 e 2014, alcançou 37,3% de redução por tonelada de produto fabricado. Só no último ano, foram economizados globalmente mais de 62 milhões de litros de água, em iniciativas especialmente pensadas para cada uma das unidades produtivas.

Todas as ações desenvolvidas pela Nestlé com foco na economia e preservação de recursos estão apoiadas no conceito Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade socioambiental da empresa, que se fundamenta na premissa de que, para o sucesso dos negócios no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.