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PURINA® desenvolve suplemento para prevenir declínio cognitivo em animais idosos

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São Paulo
Com base em estudos que indicam que a população animal está envelhecendo, empresa prevê lançamento do Brain Protection Blend.

São Paulo, agosto de 2014 – Para ajudar os animais de estimação a manterem sua capacidade mental na velhice, Nestlé PURINA®, uma das empresas líderes em produtos para animais de estimação, desenvolveu um suplemento nutricional composto por óleo de peixe e antioxidantes que passará a ser adicionado em alguns produtos da marca nos próximos 12 a 18 meses. O Brain Protection Blend, que ainda está em fase de testes, concentra sua atuação em fatores de risco ligados ao envelhecimento do cérebro e foi criado para ser ingerido por animais de estimação de meia idade.

As pesquisas para o desenvolvimento do Brain Protection Blend começaram a partir de estudos, que indicam que 28% dos gatos entre 11 e 14 anos mostram sinais de declínio cognitivo, inclusive perda de memória e interação social diminuída, e essa proporção aumenta para 50% quando os gatos têm idade acima de 15 anos. Entre os cães, 28% daqueles com idade entre 11 e 12 anos e 68% dos que já completaram 15-16 anos apresentam um ou mais sinais.

“O uso de uma abordagem mais proativa nos permite retardar o declínio das funções cerebrais que os animais de estimação geralmente apresentam quando ficam mais velhos”, afirma Dan Smith, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé PURINA®.

O lançamento do Brain Protection Blend é a segunda fase da dupla abordagem de PURINA® para enfrentar o declínio cognitivo dos animais de estimação usando técnicas de pesquisa que se concentram na adição de melhorias nutricionais ao alimento para o animal. A primeira fase focou o desenvolvimento de uma nutrição específica para os neurônios, com uma combinação de nutrientes derivados de óleos vegetais, como o óleo de coco, e se concentrou em melhorar a função da memória em cães idosos.

A empresa está ampliando a pesquisa para descobrir opções nutricionais que fortaleçam as habilidades cognitivas em uma idade mais jovem e promovam a saúde do cérebro no longo dos anos. Os cientistas, veterinários e nutricionistas da Nestlé PURINA® estudam os efeitos do envelhecimento nos animais de estimação desde 1986, quando a empresa iniciou o inovador “Estudo do Tempo de Vida” com relação às dietas caninas.

Envelhecimento da população pet – De acordo com uma pesquisa de abril deste ano realizada pela empresa de pesquisa de mercado Penn Schoen Berland e apresentada pela PURINA®, mais de 37% dos donos de cães têm um cachorro com mais de 7 anos de idade. Isso significa que um número maior de donos de cães enfrentará, em breve, problemas relacionados com a saúde de seu animal devido ao declínio cognitivo.

Os donos de animais de estimação frequentemente associam os problemas de mobilidade de seus animais com problemas físicos que advém com a idade avançada, sem imaginar que muitos deles podem ser decorrentes do declínio cognitivo. Isso pode resultar em animais que esquecem de desempenhar funções habituais, como usar a caixa de areia ou achar a tigela de comida.

“Os humanos compreendem que nutrientes adicionais são necessários para uma vida saudável, portanto é fundamental que os donos de animais de estimação estejam cientes que avanços nutricionais semelhantes estão disponíveis para seus animais, ajudando-os a retardar as mudanças associadas com o envelhecimento”, finaliza Dan Smith.

Sobre a Nestlé PURINA®

Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé PURINA® está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas há mais de 85 anos, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Plan, que acompanhou cães por mais de 14 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé PURINA® tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a Purina oferece uma linha diversificada, com 7 marcas de produtos para cães e 5 marcas de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional.
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