Back to all stories
2 minutes read

Aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano todos os anos – cerca de 1,3 bilhões de toneladas – se perde ou vai para o lixo.

10 dicas para evitar o desperdício de comida

O custo é assombroso. A água é desperdiçada no crescimento das culturas, os fertilizantes e combustíveis usados na produção e transporte têm custo e os gases estufa liberados quando esses alimentos apodrecem nos aterros prejudicam o ambiente. Isso sem falar no dinheiro gasto com alimentos que nunca usamos.

Aqui estão 10 maneiras para atacar o problema

1 - Não compre demais. Planeje as refeições semanais e faça uma lista de compras detalhada dos ingredientes necessários. Compre somente o que estiver na lista.

Evite o desperdício de comida 

2 - Congele frutas e legumes da estação comprados em maior quantidade, congele o pão e outros alimentos que você vai consumir lentamente. Prepare e cozinhe alimentos perecíveis e depois congele-os para usar mais tarde.

3 - O Departamento de Agricultura, Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção dos Estados Unidos diz que, com exceção das fórmulas infantis, se a data for ultrapassada durante o armazenamento em casa, um produto ainda será seguro e saudável se manuseado adequadamente até que apresente sinais evidentes de deterioração.

4 - Mantenha os alimentos na temperatura correta para prolongar sua validade. Quando determinar quais alimentos devem ser guardados na geladeira, descubra qual o melhor lugar para guarda-los.

5 - Prepare várias refeições de uma só vez para economizar energia, água e tempo. Ter refeições preparadas e congeladas também reduz muito a tentação de recorrer a um delivery ou a uma compra não planejada.

Evite o desperdício de comida 

6 - Controle a quantidade de comida no prato. Comece se servindo de uma porção pequena e repita se quiser.

7 - Mantenha sempre o controle do que tem na geladeira, evitando que sobras fiquem escondidas no fundo do eletrodoméstico e só serem descobertos quando estiverem estragados. Coloque os produtos mais novos no fundo, para consumir os mais velhos antes.

8 -Se sobrar muita comida, considere fazer uma doação para alguém que precisa. Pode ser um vizinho, parente ou pessoa em situação de rua.

9 – Aposte na compostagem. Assim, os alimentos se tornarão um fertilizante rico em nutrientes ao invés de simplesmente apodrecerem nos aterros. Mesmo sendo útil de alguma maneira, a compostagem deve ser o último recurso.

10 - Mantenha um registro do que é jogado fora semanalmente. Aa lista poderá ajudar a detectar padrões de compras excessivas.