Primeiro Semestre 2015

Primeiro Semestre 2015

Primeiro Semestre de 2015: Crescimento orgânico de 4,5%, perspectiva anual confirmada

• Vendas de CHF 42,8 bilhões, 4,5% de crescimento orgânico, 1,7% de crescimento real
• Margem de lucro operacional de 15,0%, subindo 20 pontos-base nas moedas de valor constante
• Ganhos subjacentes por ação subiram 7,3% nas moedas de valor constante
• Perspectiva de 2015: pretendemos atingir um crescimento orgânico em torno de 5% com melhoria nas margens e ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante, além de eficiência de capital.

Paul Bulcke, CEO da Nestlé: “Os resultados do primeiro semestre ficaram em linha com nossas expectativas, com ampla base em todas as categorias e geografias, sólida mesmo em vista das circunstâncias difíceis, e consistente com nosso forte desempenho no período. Isso reflete a relevância e a força de nossa estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e nossa disciplina para executá-la. Nossos investimentos nas novas plataformas de crescimento, Nestlé Health Science e Nestlé Skin Health, estão dando resultado e complementam o bom desenvolvimento de nossos negócios de alimentos e bebidas. Isso nos permite confirmar nossa expectativa anual”.

Resultados do Grupo

No primeiro semestre de 2015, o crescimento orgânico foi de 4,5%, composto por 1,7% de crescimento real e 2,8% de política de preços. As vendas totais de CHF 42,8 bilhões foram impactadas pelo câmbio (-5,8%). As aquisições, livres de desinvestimentos, contribuíram com 1% para as vendas.

• O crescimento teve base ampla em todas as categorias e geografias.

• O crescimento orgânico nos mercados desenvolvidos acelerou 2,2%, enquanto nos mercados emergentes obtivemos forte crescimento orgânico de 7,3%.

• O crescimento orgânico foi de 6,6% na Zona Américas (AMS), 3,4% na Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA) e 2,2% na Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA). O crescimento real foi de 1,7% na Zona AMS, 2,4% na Zona EMENA e 0,6% na Zona AOA.

• Os contínuos esforços para impulsionar as eficiências de custo, e a consolidação da Nestlé Skin Health, levaram a uma queda de 160 pontos-base no custo dos produtos vendidos. O efeito dos custos dos insumos foi neutro.

• As reduções de custo foram parcialmente reinvestidas no aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor. A margem de lucro operacional aumentou 20 pontos-base nas moedas de valor constante. O lucro operacional foi de CHF 6,4 bilhões com uma margem de 15,0%.

• O lucro líquido foi de CHF 4,5 bilhões, e os ganhos por ação reportados foram de CHF 1,43. Os ganhos por ação subjacentes subiram 7,3% nas moedas de valor constante.

• O fluxo operacional do grupo foi de CHF 3,9 bilhões, refletindo a apreciação do franco suíço, a receita de dividendos mais baixa da L’Oréal devido à redução da nossa participação acionárias e a data dos pagamentos dos impostos.

Zona AMS

Vendas de CHF 12,0 bilhões, 5,2% de crescimento orgânico, 0,1% de crescimento real; 18,0% de margem de lucro operacional, +10 pontos-base

• A Zona entregou bom crescimento orgânico impulsionado pelas melhorias em nosso negócio na América do Norte e pela aceleração positiva na América Latina. Nescafé Dolce Gusto, os creamers [substitutos do leite e creme de leite] e petcare continuaram a ser direcionadores de crescimento significativos.

• Na América do Norte relançamos nossas marcas de refeições congeladas com as novas linhas de Lean Cuisine Market Place e Stouffers Fit Kitchen. Os primeiros sinais são promissores e indicam que estamos indo ao encontro das expectativas sempre em evolução dos consumidores. Novas adições à linha Snack Bites ajudaram Hot Pockets a entregar um sólido crescimento, e vimos alguma melhoria no segmento de pizzas congeladas. Em sorvetes, os novos produtos proporcionaram um sólido crescimento para a Haägen Dazs na linha dos super premium e para a Outshine no segmento de snacks. Coffee-mate teve bom crescimento, sustentado por inovações como Natural Bliss e Coffee-mate 2GO. O negócio de Petcare apresentou bom crescimento, apesar do impacto negativo do caso Beneful. Entre os direcionadores de crescimento estão os alimentos para gatos Fancy Feast, a plataforma de alimentos para cães Pro Plan e a areia sanitária para gatos.

• Nosso negócio na América Latina continua a crescer em um ambiente que ainda é bastante volátil. Os investimentos em nossas plataformas de crescimento impulsionaram o desempenho no Brasil. Tanto Nescafé Dolce Gusto como KitKat apresentaram um forte crescimento de dois dígitos, assim como o café solúvel. Nescau teve bom crescimento no segmento de achocolatados e bebidas maltadas, enquanto Passatempo e Nesfit foram bem em biscoitos. O crescimento do México no primeiro semestre foi liderado por Nescafé e Coffee-mate. Petcare continuou a ser um direcionador de crescimento na América Latina e se beneficiará da nova capacidade de produção na Argentina e no México.

• A margem de lucro operacional da Zona foi beneficiada pelas eficiências operacionais e políticas de preço positivas.

Zona EMENA

Vendas de CHF 7,9 bilhões, 3,8% de crescimento orgânico, 2,0% de crescimento real; 16,2% de margem de lucro operacional, +80 pontos-base

• Após um começo de ano muito forte, as diferentes geografias da Zona continuaram a crescer apesar do ambiente volátil e desafiador. O crescimento sólido teve base ampla com Nescafé Dolce Gusto, café solúvel, petcare e pizza congelada entre os destaques. O crescimento orgânico também foi impulsionado pelos aumentos de preço do café e algumas pressões inflacionárias na Rússia, Ucrânia e Turquia, o que compensou o ambiente deflacionário na Europa Ocidental.

• A inovação e a premiumisação continuaram a impulsionar o crescimento na Europa Ocidental. As porções individuais de alimentos para gatos, Nescafé Dolce Gusto e pizza congelada foram as principais contribuições. França, Benelux e os Países Nórdicos tiveram bom desempenho no ambiente deflacionário. A confiança do consumidor na Europa Meridional continuou pouco satisfatória, impactada pela Grécia.

• O crescimento na Europa Oriental foi sólido, impulsionado por petcare, café solúvel e sistemas de café, e também pelos chocolates com KitKat. A administração cuidadosa de nossa política de preços na Rússia protegeu nossa competitividade em um ambiente inflacionário. Nosso negócio na Ucrânia continuou a crescer, apesar da difícil situação econômica. A região do Báltico, Bulgária e Hungria também apresentaram desempenhos sólidos.

• A regiões do Oriente Médio e Norte da África tiveram um crescimento sólido, com destaque para café solúvel e confeitos. A Turquia apresentou forte crescimento e houve desempenhos sólidos em todo o Oriente Médio, que compensaram os desafios no Iraque e Iêmen.

• A melhoria da margem de lucro operacional da Zona foi impulsionada pelo mix de produtos e custos de insumos mais baixos que permitiram um maior investimento nas despesas de marketing voltadas para o consumidor.

Zona AOA

Vendas de CHF 7,1 bilhões, 0,8% de crescimento orgânico, -0,8% de crescimento real; 18,2% de margem de lucro operacional, -60 pontos-base

• Os mercados desenvolvidos da Zona apresentaram fortes resultados, e os mercados emergentes uma melhoria gradual; contudo, a melhoria subjacente no desempenho da Zona foi ofuscada pela questão da Índia.

• Na Índia, a retirada do macarrão instantâneo Maggi resultou em crescimento orgânico negativo que persistirá no segundo semestre. Estamos inteiramente engajados com as autoridades para o relançamento do produto.

• Os esforços na China para adaptar nosso portfólio de produtos às demandas em constante evolução dos consumidores e o ambiente de crescimento menor levaram a uma melhoria gradual em todas as categorias, com contribuições dos produtos lácteos de prateleira, confeitos e café solúvel. As bebidas prontas para beber, inclusive Nescafé, entregaram um crescimento de dois dígitos e os produtos culinários de prateleira deram uma contribuição sólida.

• Nos mercados desenvolvidos, o Japão continuou a ter bom desempenho graças às inovações em KitKat e Nescafé, que lançou o produto premium Nescafé Gold Blend no formato pronto para beber. Apesar do ambiente comercial extremamente competitivo na região da Oceania, o negócio contribuiu para o crescimento positivo da Zona, principalmente no segmento de confeitos com KitKat.

• Vietnã, Indonésia, África do Sul, Paquistão e Filipinas estiveram entre os destaques nos outros mercados emergentes, tendo entregado bom crescimento. A África Subsaariana continuou a apresentar bom crescimento, com a Região Centro-Oeste da África retomando impulso após um início de ano mais lento.

• A margem de lucro operacional da Zona AOA foi afetada pelos custos de retirada e destruição dos produtos devolvidos na Índia, o que teve impacto material no primeiro semestre do ano.

Nestlé Waters

Vendas de CHF 3,8 bilhões, 5,3% de crescimento orgânico, 5,6% de crescimento real; 11,5% de margem de lucro operacional, +110 pontos-base

• Nestlé Waters entregou um sólido crescimento de base ampla tanto nos mercados emergentes como nos desenvolvidos, refletindo a crescente demanda por bebidas saudáveis. O negócio teve forte presença global nos diferentes canais. Nestlé Pure Life entregou novamente um crescimento de dois dígitos, e nossas marcas premium internacionais, Perrier e S.Pellegrino tiveram bom crescimento de um dígito. As marcas locais também tiveram bom desempenho, com boas contribuições de Poland Spring nos Estados Unidos, Levissima na Itália, Erikli na Turquia, Al Manhal na Arábia Saudita e Buxton no Reino Unido.

• A margem de lucro operacional foi impulsionada principalmente pelo sólido crescimento orgânico, rigorosa administração de preços e custos de insumos mais baixos, o que permitiu aumentar o investimento nas despesas de marketing voltadas para o consumidor.

Nestlé Nutrition

Vendas de CHF 5,3 bilhões, 3,9% de crescimento orgânico, 1,3% de crescimento real; 23,0% de margem de lucro operacional, +140 pontos-base

• Nestlé Nutrition entregou crescimento em todas as geografias e marcas, apesar de comparações difíceis, especialmente na Ásia. A linha de inovações teve boa sustentação para continuar a entregar novos produtos para as marcas Nido, Nam e Cerelac. Wyeth Infant Nutrition apresentou bom crescimento, especialmente na Ásia, onde as marcas premium S-26 e Illuma expandiram sua presença no comércio eletrônico. A região do Sul da Ásia, México e Filipinas tiveram bom desempenho na área de Nutrição Infantil. As inovações em nossa linha de cereais infantis Gerber na América do Norte continuaram a sustentar o crescimento, tendo havido muitos lançamentos de novos produtos nos segmentos de refeições e bebidas.

• Uma forte melhoria na margem de lucro operacional foi o resultado de nossa gestão de portfólio e melhoria da margem subjacente juntamente com o controle estrito dos custos fixos e custos dos insumos mais favoráveis. Isso nos permitiu aumentar o investimento em nossas marcas.

Outros negócios

Vendas de CHF 6,8 bilhões, 8,1% de crescimento orgânico, 4,9% de crescimento real; 15,8% de margem de lucro operacional, -250 pontos-base

Nestlé Professional está retomando seu impulso de crescimento, com boa aceleração nas plataformas estratégicas de crescimento de sabores culinários e soluções em bebidas. Os mercados emergentes foram os principais direcionadores, especialmente a América Latina, Europa Oriental, Indonésia, Turquia e Indochina, tendo havido bom crescimento em nosso negócio culinário na América do Norte, o que compensou o ambiente comercial menos satisfatório na Europa Ocidental.

Nespresso continuou a crescer globalmente, capitalizando o desenvolvimento significativo do segmento de café em doses individuais. Expandiu ainda mais sua linha de Grand Crus, abriu 20 novas butiques em todo o mundo, lançou o Nespresso Café em Viena e continuou a desenvolver o Nespresso Cube, uma butique automatizada de varejo. O sistema VertuoLine também continuou apresentando bom desempenho na América do Norte.

Nestlé Health Science apresentou bom crescimento em todas as regiões e nas três áreas de negócio. Em Consumer Care, o crescimento foi sustentado pelo lançamento de novos produtos para Boost nos Estados Unidos, pela continuação do desenvolvimento da linha Meritene na Europa, e pelo forte crescimento contínuo de Nutren no Brasil. Em Medical Nutrition, o portfólio de produtos para alergia apresentou bom crescimento em todas as geografias, em particular, Alfamino. A nova área de Nutrição Terapêutica foi igualmente bem.

• As inovações impulsionaram o bom desempenho da Nestlé Skin Health. Os produtos sob prescrição médica tiveram bom crescimento, sustentado pelo sucesso dos tratamentos para rosácea Soolantra e Oracea e do tratamento para acne Epiduo. O segmento de produtos Estéticos e Corretivos continuou a ter bom desempenho com Restylane Skinboosters, e o lançamento de Restylane Lyft nos Estados Unidos. O negócio de produtos sem prescrição médica teve forte desempenho com o limpador facial e o hidratante Cetaphil, além do lançamento de Benzac nos Estados Unidos.

• A margem de lucro operacional foi impactada pelos altos preços do café para Nespresso e Nestlé Professional e também pela inclusão da Nestlé Skin Health que teve um impacto diluidor no lucro operacional no primeiro semestre.

Perspectiva

Os resultados do primeiro semestre nos permitem confirmar novamente nossa perspectiva para o ano: pretendemos atingir um crescimento orgânico de cerca de 5% com melhorias nas margens e ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante, além de eficiência de capital.