Escolas públicas de São Paulo são premiadas por resultados alcançados com o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis

Os três projetos de educação alimentar e nutricional que alcançaram os melhores resultados em 2013 foram apresentados em evento na Sede da Nestlé em São Paulo

São Paulo, 19 de março de 2014 – Ao longo de 2013, educadores e cozinheiras de mais de 100 escolas públicas de São Paulo participaram do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, que capacita diretores, professores e cozinheiras da rede pública de ensino nos temas educação alimentar e nutricional, além da importância da atividade física.

As escolas capacitadas inscreveram seus projetos, colocando em prática os conceitos aprendidos no programa, na 3ª edição do Prêmio Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis em parceria com o Departamento de Alimentação Escolar do município de São Paulo. O anuncio das três escolas vencedoras, bem como a homenagem às 28 instituições que participaram do prêmio foi feito na manhã de hoje, na Sede da Nestlé em São Paulo.

Vale ressaltar que a Nestlé acredita que, embora haja escolas vencedoras o melhor resultado é a realização das atividades e a melhoria do ambiente escolar para as crianças e adolescentes.

Cases de sucesso

A primeira colocada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Henfil, de São Mateus, na zona leste da cidade, com o projeto “A alimentação e a interação na formação cidadã”. O projeto implantou mudanças na forma de servir a refeição, antes entregue em pratos feitos. A solução encontrada para despertar a consciência sobre a alimentação passou pela aquisição de novos utensílios, como louças e bandejas, além de jogos e atrativos para o refeitório. Mas a principal mudança foi oferta dos alimentos para que as próprias crianças se servissem ao mesmo tempo em que recebiam orientações de educadores. O resultado observado foi um aumento considerável no interesse dos alunos pela comida da escola, que antes era desperdiçada.

As outras escolas reconhecidas pelo prêmio foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castor, também no bairro de São Mateus, com o projeto “Ambiente saudável: primeiro passo para alimentação saudável” – que realizou mudanças no refeitório e orientação nutricional em sala de aula - e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Alípio Corrêa Neto, localizada no Butantã, zona oeste, com o projeto “Eu posso e eu quero escolher” – que incentivou a autonomia das crianças com o autosserviço na hora da merenda e dividiu alunos em turmas para uma refeição mais tranquila.

Saiba mais em: http://www.nestle.com.br/Nutrir/Home.aspx

Sobre o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física, e já capacitou mais de 17 mil educadores e impactou mais de 1,9 milhão de crianças em mais 6,7 mil escolas públicas de todo o Brasil. Entre outras atividades, o programa mantém parcerias com quatro organizações sociais: o Instituto Fernanda Keller, em Niteroi (RJ), o Instituto Bola pra Frente, no Rio de Janeiro (RJ), o Bairro da Juventude, em Criciúma (SC) e a Casa do Zezinho, em São Paulo (SP).