Fundação Nestlé Brasil realiza oficinas culinárias para promover hábitos saudáveis em escolas de Santos

Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis oferece capacitação para cozinheiras, educadores e professores de escolas da rede pública e deve alcançar 28 mil crianças e jovens

Santos, outubro de 2014 – A Fundação Nestlé Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP), iniciou na cidade a aplicação do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, que tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional aliada à prática de atividades físicas. Até o momento, cozinheiras, educadores e professores de 23 escolas já foram capacitados e a expectativa é que 28 mil alunos da rede pública de ensino sejam impactados.

As oficinas com professores e equipes pedagógicas das unidades municipais, iniciadas em setembro, ofereceram dicas práticas para inserir nas atividades da escola a temática da educação nutricional e atividade física, aproveitando os recursos que já possuem. As formações vêm sendo ministradas por educadores e pelas chefs do programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, Gláucia Salles e Zélia Salles.

Para a chef Gláucia Salles, um dos aspectos de destaque nas oficinas é a abordagem sobre a importância da aparência dos pratos, principalmente como ferramenta para atrair o aluno e facilitar a introdução de diferentes alimentos na dieta. “Para que esses alimentos fiquem gostosos, bonitos, atrativos e saudáveis, ensinamos técnicas de cocção, novas receitas, sempre respeitando o aproveitamento máximo dos alimentos e de seu valor nutricional. A redução de gordura, de sal e de açúcar são também aspectos importantes na formação, já que nossos hábitos alimentares indicam um consumo excessivo desses ingredientes, que podem ser paulatinamente mudados a partir da interferência da merendeira”. Outros pontos abordados são a importância da orientação nutricional em sala de aula, utilização de técnicas de cozinha, além de mudanças na forma de servir as refeições, como a disposição dos alimentos.

Após os encontros, os participantes de todas as unidades escolares serão incentivados a participar de desafios que, posteriormente, serão avaliados por uma comissão julgadora. Os melhores resultados concorrerão a prêmios financeiros e um tablet, como premiação individual, e também um valor em dinheiro para a escola que obtiver o melhor desempenho.

Saiba mais em: http://www.nestle.com.br/Nutrir/Home.aspx

Sobre o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física, e já capacitou mais de 17 mil educadores e impactou mais de 1,9 milhão de crianças em mais 6,7 mil escolas públicas de todo o Brasil. Entre outras atividades, o programa mantém parcerias com quatro organizações sociais: o Instituto Fernanda Keller, em Niteroi (RJ), o Instituto Bola pra Frente, no Rio de Janeiro (RJ), o Bairro da Juventude, em Criciúma (SC), e a Casa do Zezinho, em São Paulo (SP).