NESTLÉ ANUNCIA GANHADOR DO PRÊMIO CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO

To Press Releases listSão Paulo,nov 5, 2012

Uma organização paraguaia, que promove a educação e o empreendedorismo entre os jovens, é a ganhadora da edição 2012 do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado.
 
A Nestlé concedeu o prêmio à Fundación Paraguaya de Cooperatión y Desarrollo pelo projeto ‘Escola Agrícola Autossuficiente’, que oferece treinamento técnico e empresarial como parte do currículo acadêmico.
 
 
Autossuficiente
 
A iniciativa ‘Escola Agrícola Autossuficiente’ define micro-empresas com base em premissas curriculares que ensinam aos adolescentes diferentes habilidades solicitadas por empregadores.
 
Em conjunto com a Fundación Paraguaya, cada escola cria um plano de negócios que define como serão abertas estas ‘pequenas empresas’.
 
Os negócios destas microempresas variam entre assistência técnica à agricultura, produção de leite, lavoura, jardinagem orgânica, serviços de hotelaria, apicultura e produção de ovos de galinha.
 
Os professores também ajudam os alunos a desenvolver habilidades de gerenciamento para seus próprios negócios.
O lucro obtido nestas microempresas permite que as escolas sejam autossuficientes e cubram seus custos operacionais – como salários, administração e manutenção da escola – sem a necessidade de financiamento do governo.
 
Ação mundial
 
O projeto conduzido pela Fundación Paraguaya de Cooperatión y Desarrollo já atingiu mais de 500 alunos no Paraguai.
 
O projeto foi instituído em 2003, na Escuela Agrícola San Francisco, e tem sido autossuficiente financeiramente por mais de cinco anos.
 
Mais duas escolas no país estão implementando o programa.
 
Mundialmente, mais de 50 escolas em 30 países na América Latina e África estão copiando o projeto. Neste ano, cerca de 25 escolas na Tanzânia, África, também estão desenvolvendo o modelo.
 
Ampliando
 
O financiamento do Prêmio CSV (da siga em inglês Creating Shared Value) ajudará a ampliar o projeto no Paraguai.
 
Os fundos serão utilizados para recriar o modelo vencedor na cidade paraguaia de San Pedro.
 
Prêmio Criação de Valor Compartilhado
 
A cada dois anos, até três ações inovadoras relacionadas à Nutrição, Água ou Desenvolvimento Rural são pré-selecionadas para o Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado. 
 
O prêmio destaca exemplos de Criação de Valor Compartilhado e colabora financeiramente com iniciativas inovadoras e comercialmente viáveis a ampliar e alcançar sustentabilidade financeira.
 
Estruturada nos fundamentos de conformidade e sustentabilidade da Nestlé, a Criação de Valor Compartilhado é a abordagem da empresa para fazer negócios. Ela cria valor para os acionistas da empresa, ao mesmo tempo em que o compartilha com as comunidades em que está presente.
 
O prêmio é aberto ao público, a organizações governamentais e não governamentais, universidades e empresas sociais.
 
O vencedor é selecionado pelo Conselho Consultivo do Prêmio CSV, e é concedido até CHF 500.000 (mais de US$ 530.000) para ampliar ou replicar seu projeto.
 
Neste ano, foram recebidas mais de 600 inscrições de 76 países. O Conselho selecionou um ganhador geral e dois vice-campeões.
 
Os vice-campeões incluem uma organização não governamental com base no Líbano, chamada arcenciel. A iniciativa ajuda fazendeiros e proprietários de negócios de processamento de alimentos no país a melhorar culturas agrícolas sustentáveis.
 
Outro vice-campeão é a Excellent Development, uma organização não governamental do Reino Unido, que ajuda fazendeiros e suas famílias no Quênia, Zimbábue, Moçambique e Uganda a ter acesso à água potável, à construção de barragens de areia, e atividades de conservação do solo e da água.
 
Parceria ganhadora do prêmio
 
iDE Cambodia foi o vencedor do primeiro Prêmio Nestlé de CSV em 2010.
 
A organização recruta e treina empresários rurais para que se tornem Consultores de Negócios Agrícolas. Dessa forma, podem trabalhar juntamente com fazendeiros de pequena escala em uma área e, através desse acesso direto, promover boas práticas agrícolas.
 
O programa está ajudando consultores a se tornarem empreendedores bem-sucedidos. Atualmente, mais de 100 consultores estão trabalhando com 15.000 fazendeiros.
 
Agora, estão abertas as inscrições para o Prêmio Nestlé de CSV 2014. A data de encerramento é 31 de março de 2013.