Nestlé Health Science e Sanofi lançam linha de produtos para gerenciamento de peso por meio de reeducação alimentar

Com opções desenvolvidas para o paladar brasileiro, práticas e fáceis de preparar, linha Optifast® oferece soluções nutricionais em um programa de reeducação alimentar voltado a pacientes com sobrepeso ou obesos com diabetes associada

São Paulo, maio de 2014 – A Nestlé Health Science e a Sanofi lançam no mercado brasileiro a linha Optifast®, um programa de reeducação alimentar e gerenciamento de peso que pode ser utilizado por pacientes com sobrepeso ou obesos com diabetes associada. Desenvolvido pela Nestlé Health Science para contribuir no tratamento destes pacientes, o programa conta com soluções nutricionais de alto teor proteico que devem ser usadas sob a orientação de profissionais de saúde (médicos ou nutricionistas), e integradas ao cardápio dentro de uma dieta que inclua outras opções equilibradas de alimentos.

A parceria entre a Nestlé e a Sanofi tem como objetivo unir a expertise da Nestlé em Nutrição, Saúde e Bem-Estar com a longa experiência da Sanofi no desenvolvimento de terapias para o controle do diabetes, bem como de soluções de saúde para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. A Nestlé é responsável por todo o processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos no Brasil, enquanto a Sanofi realizará a promoção do programa entre os profissionais de saúde e a comercialização dos produtos no canal farmacêutico.

Já vendido em países como Estados Unidos, Austrália e Espanha, e com eficácia comprovada por mais de 70 estudos, Optifast® chega ao mercado brasileiro com opções desenvolvidas com exclusividade para o paladar local. Especialistas alertam para o fato de que, na adesão a uma dieta balanceada, o sabor tem grande relevância. É preciso ainda estar atento ao tamanho das porções e a frequência das refeições.

O programa conta com uma linha de soluções nutricionais, com um substituto de refeição – o pó para preparo de bebida sabor baunilha, e outros produtos, como sopa de vegetais, omelete de queijo e mousse sabor chocolate, que auxiliarão a compor a dieta do paciente, com a recomendação dos profissionais de saúde para o gerenciamento do peso. O preparo dos produtos é simples e rápido. Basta adicionar água quente ou fria, exceto para a omelete, que necessita ir ao fogão para ganhar consistência.

A linha de produtos Optifast® foi desenvolvida para ser utilizada sob a orientação de profissionais de saúde, dentro de um programa de reeducação alimentar que deve se adequar às necessidades específicas de cada paciente, para o alcance dos melhores resultados. Para ajudar a compor cardápios variados e facilitar a adesão ao programa, a Nestlé desenvolveu no Brasil uma série de receitas, que complementam os pratos com outros alimentos.

Diabetes e gerenciamento de peso

Segundo dados de 2013 da Federação Mundial de Diabetes, existem hoje no Brasil 11,9 milhões de adultos com a doença e sua incidência vem aumentando com os crescentes índices de obesidade e sobrepeso, que afetam mais de 80% dos pacientes. O sobrepeso e a obesidade tanto aumentam os riscos de incidência do diabetes, como agravam a doença e propiciam o surgimento de outras enfermidades correlatas, que prejudicam a qualidade de vida do paciente.

O controle adequado e integrado do diabetes deve incluir a combinação de medicação, atividade física e reeducação alimentar. A mudança no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis é um dos principais desafios e, por isso, a orientação e o acompanhamento de um especialista são essenciais.

Estudo realizado de 2001 a 20121 com mais de 5 mil participantes, divididos em dois grupos de intervenção - um com intervenção intensa no estilo de vida, em que foi inserido um substituto de refeição, e o outro apenas com um programa geral de apoio e educação sobre o diabetes – revelou uma redução de peso maior no primeiro grupo. Após um ano, o grupo com intervenção alimentar teve uma redução de peso de 8,6% enquanto o outro grupo apresentou apenas 0,7%. Após quatro anos, cerca de 74% dos participantes tiveram perda de peso no primeiro grupo, contra 55% no segundo. “Por isso, soluções nutricionais adequadas podem ser uma opção viável para pacientes com diabetes que precisam perder peso e mantê-lo”, diz Dr. Luiz Turatti, endocrinologista e diabetologista, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

1 Look AHEAD Reserach Group Diabetes Care. 2007

Opções da linha Optifast®

• Optifast® Omelete de queijo (porção de 30g)

Valor energético: 120 kcal e 21g de proteínas.

Modo de Preparo: Adicionar o conteúdo do sachê em 150 ml de água e mexer até homogeneizar. Untar uma frigideira com uma colher de azeite de oliva e aquecer. Despejar o conteúdo dissolvido na frigideira até que esteja cozido.

Optifast® Sopa de vegetais (porção de 54g)

Valor energético: 201 kcal, 17g de proteínas e 3,8g de fibras.

Modo de Preparo: Despeje o conteúdo do sachê (54g) em um recipiente, adicione 200ml de água quente (máximo 60ºC) e misture bem (com uma colher) até que fique homogêneo. Sirva a seguir.

• Optifast® Bebida sabor baunilha (porção de 54g)

Valor energético: 200 kcal, 18g de proteínas e 3,7g de fibras.

“Pó para o preparo de bebida sabor baunilha para redução de peso por substituição parcial das refeições”.

Modo de Preparo: Adicione quatro colheres de sopa cheias (54g) em um copo com 180ml de água e misture vigorosamente com uma colher, até dissolver. Para uma melhor dissolução, bata no liquidificador ou misture em uma coqueteleira.

• Optifast® Mousse sabor chocolate (porção de 54g)

Valor energético: 200 kcal, 18 g de proteínas, 3,8g de fibras e sem adição de açúcares. Contém açúcares próprios dos ingredientes. Este não é um alimento baixo em valor energético.

Modo de Preparo: Despeje o conteúdo do sachê (54g) em um recipiente, adicione 120 ml de água gelada e misture rapidamente com uma colher, até a completa dissolução. Aguarde 1 minuto até a mistura endurecer e consuma.

Sobre a Nestlé Health Science

A Nestlé Health Science e o Nestlé Institute of Health Sciences trazem uma combinação de competência e estrutura especializada, com diferencial competitivo, direcionada para a inovação no desenvolvimento de soluções nutricionais personalizadas e cientificamente fundamentadas. Nossa meta é trazer uma nova dimensão à estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, ao sermos pioneiros no desenvolvimento e na aplicação de uma ciência em evolução constante, que estabelece um novo papel para a nutrição.

Sobre a Sanofi Diabetes

A Sanofi Diabetes é um pilar estratégico do Grupo Sanofi e busca oferecer um leque de soluções integradas de saúde (medicamentos inovadores, produtos de consumo, tecnologia e serviços de educação e apoio), especialmente desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes com diabetes.