Nestlé colabora com estudo de oportunidades para a proteção do meio ambiente

“Fazendo Negócios com a Natureza: Oportunidades do Capital Natural” Objetivo de revisão na indústria em torno da água, biodiversidade e solo.

A Nestlé contribuiu para a elaboração de um novo relatório, que acaba de ser divulgado com o objetivo de ajudar empresas a identificarem novas oportunidades de proteção de recursos naturais, como água, solo e madeira, que sustentam as cadeias de fornecimento globais e têm valor comercial.

O relatório “Fazendo negócios com a natureza: oportunidades do capital natural” é uma colaboração entre a Nestlé, o Instituto para a Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge e outras entidades, e discute o impacto da deterioração dos recursos naturais sobre as economias e suas implicações para as diferentes atividades comerciais.

O relatório também analisa as diferentes respostas das empresas que estão começando a gerenciar recursos do capital natural, como a água, por exemplo, através de suas operações e cadeias de fornecimento.

Em uma Introdução ao relatório, José Lopez, Vice-Presidente Executivo da Nestlé e Diretor de Operações, afirma: “Na Nestlé, precisamos estar aptos a avaliar constantemente onde devemos priorizar nossos esforços relacionados com o capital natural, e este relatório apresenta uma base de conhecimentos que pode nos ajudar a tomar decisões informadas”.

O documento traz ainda as barreiras encontradas pelas empresas para gestão sustentável do capital natural em longo prazo e apresenta uma série de estudos de caso sobre as medidas que vem sendo tomadas pelas empresas atualmente para resolver estas questões.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.