Resultado das Vendas do primeiro trimestre: 4,2% de crescimento orgânico, perspectiva anual confirmada

• Vendas de CHF 20,8 bilhões, 4,2% de crescimento orgânico, 2,6% de crescimento real
• Crescimento nos mercados desenvolvidos de 0,6%, nos mercados emergentes de 8,5%
• Perspectiva anual inalterada: crescimento orgânico em torno de 5% e melhoria nas margens, ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante e eficiência de capital

Paul Bulcke, CEO da Nestlé: “Nosso crescimento orgânico nos primeiros meses do ano esteve alinhado com as expectativas e foi direcionado por volume e não por preço. A introdução contínua e bem planejada de novos produtos sustentou esse crescimento em face das difíceis condições de mercado. Vamos manter o ritmo das inovações e, ao mesmo tempo, continuar sustentando o fortalecimento de nossas marcas. Confirmamos nossa perspectiva anual: desempenho ponderado para o segundo semestre acima do mercado, com crescimento orgânico em torno de 5% e melhoria nas margens, ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante e eficiência de capital. Acreditamos que o contínuo fortalecimento do franco suíço terá um impacto negativo sobre as vendas reportadas”.

Revisão dos Negócios

No primeiro trimestre o crescimento orgânico foi de 4,2%, composto de 2,6% de crescimento real e 1,6% de política de preços. As vendas foram de CHF 20,8 bilhões, impactadas pelo câmbio substancialmente negativo de 8,6% e as aquisições, livres de desinvestimento, reduziram o crescimento das vendas em mais 0,7%. Como resultado, a evolução total das vendas foi de -5,1%.
Continuamos a crescer em todas as áreas: 4,6% nas Américas, 0,3% na Europa e 7,3% na Ásia, Oceania e África. Os mercados desenvolvidos cresceram 0,6% e os mercados emergentes 8,5%.

Zona Américas

Vendas de CHF 6,0 bilhões, 4,1% de crescimento orgânico, 0,9% de crescimento real.

• Na América do Norte o mercado continuou retraído e as severas condições climáticas tiveram impacto em todas as categorias. Tendo em vista o baixo gasto dos consumidores, o lançamento de novos produtos direcionou o desempenho, inclusive DiGiorno Pizzeria, California Pizza Kitchen Thin and Crispy, os sabores da linha Girl Scout para Coffee-mate, Lean Cuisine Stuffed Pretzels, e, na categoria de confeitos, Butterfinger Cups. Em petcare, o crescimento foi sustentado pela introdução de Lightweight e areia para gatos Glade, bem como pela reintrodução de Waggin’ Train.

• De uma forma geral, a América Latina teve bom desempenho, com crescimento no Brasil na maior parte das categorias, apesar dos efeitos da Páscoa tardia. O destaque no México foi o café solúvel, e petcare manteve seu forte crescimento na região, com Dog Chow e Pro Plan liderando o aumento de participação de mercado.

Zona Europa

Vendas de CHF 3,5 bilhões, -0,8% de crescimento orgânico, 0,7% de crescimento real.

• A Zona apresentou volume de crescimento positivo em um ambiente de varejo estagnado, com as pressões deflacionárias mantendo os preços negativos. As inovações nos permitiram satisfazer as expectativas dos consumidores desde produtos com posicionamento popular até as marcas super premium. Nescafé Dolce Gusto ganhou participação de mercado com um forte crescimento de dois dígitos, a introdução de sucesso dos Papyrus Cooking Papers continuou e os sorvetes, em especial Mövenpick, tiveram um bom início de ano. O segmento de confeitos foi afetado pela Páscoa tardia, apesar de Rússia e Espanha terem tido forte desempenho. Petcare manteve seu ímpeto, com Felix e Purina ONE Dry Cat apresentando sólido crescimento.

• Na Europa Ocidental, Espanha e Portugal mostraram sinais encorajadores de recuperação precoce, enquanto a França, Alemanha e o Reino Unido tiveram um início lento este ano.

• Na Europa Central e Oriental, enquanto a Rússia continuou a crescer fortemente, a instabilidade e as incertezas do momento atual afetaram o restante da região.

Zona Ásia, Oceania e África

Vendas de CHF 4,4 bilhões, 5,3% de crescimento orgânico, 2,9% de crescimento real.

• No ambiente econômico diversificado e volátil que continua a caracterizar a Zona, alavancamos nossa presença marcante de longo prazo nos diferentes mercados e lançamos novos produtos. Nescafé 3 em 1 apresentou crescimento de dois dígitos no segmento de cafés solúveis, assim como Milo nas bebidas líquidas e em pó, e KitKat em confeitos. Nescafé Dolce Gusto também teve um crescimento de dois dígitos.

• Nos mercados emergentes, o crescimento foi sólido. África, Filipinas, Paquistão e Turquia foram os destaques. Nos mercados com condições comerciais mais fracas, como China, Índia e Malásia, ganhamos participação de mercado em muitas categorias.

• Os mercados desenvolvidos na Zona também cresceram, especialmente o Japão, onde KitKat e Nescafé continuaram a ter forte desempenho.

Nestlé Waters

Vendas de CHF 1,6 bilhões, 6,2% de crescimento orgânico, 8,1% de crescimento real.

• O desempenho da Nestlé Waters foi auxiliado pelo contínuo investimento nas marcas e pelo crescimento da categoria nos Estados Unidos devido à maior conscientização da água engarrafada como uma alternativa mais saudável, como nos mercados emergentes.

• Nos mercados desenvolvidos, nossas marcas premium Perrier e S. Pellegrino sustentaram o crescimento, assim como nossas águas minerais regionais, Deer Park, Arrowhead e Ozarka nos Estados Unidos, Buxton no Reino Unido, e Contrex e Vittel na França.

• O crescimento acelerou nos mercados emergentes, com China, Egito e Brasil como destaques, liderado principalmente por Nestlé Pure Life e nossas fortes marcas locais, como Erikli na Turquia.

Nestlé Nutrition

Vendas de CHF 2,3 bilhões, 6,4% de crescimento orgânico, 2,2% de crescimento real.

Nestlé Nutrition obteve bom crescimento, mas a uma taxa comparativamente mais baixa. Os líderes foram os mercados emergentes, em particular a China e o Oriente Médio. Fórmulas e cereais infantis tiverem forte desempenho. Nossas marcas principais continuaram a ter bom crescimento, com NAN liderando o crescimento do segmento de fórmulas infantis, sustentado por inovações como a embalagem easy scoop. Nossa marca super premium Illuma também direcionou o desempenho. Nos Estados Unidos, tomamos a decisão estratégica de nos concentrarmos na geração de valor e otimizarmos o uso de nossos ativos, saindo de alguns contratos que tinham impacto sobre o crescimento.

Outras atividades

Vendas de CHF 2,9 bilhões, 6,4% de crescimento orgânico, 5,3% de crescimento real.

• O ambiente fora-de-casa continua moderado na Europa Ocidental e foi afetado pelas severas condições climáticas na América do Norte. Nestlé Professional apresentou bom desempenho na maioria dos mercados emergentes, especialmente Oriente Médio, Rússia e Filipinas, e também houve boa recuperação na China.

Nespresso manteve seu forte ímpeto de crescimento com adições à linha permanente dos cafés Grand Cru, o lançamento da nova máquina Inissia, a abertura de novas butiques e a contínua expansão geográfica. Na América do Norte, houve uma encorajadora reação precoce dos consumidores com o lançamento do VertuoLine, um sistema criado para revolucionar o mercado do café consumido em xícaras grandes.

Nestlé Health Science teve um bom início de ano em todas as regiões e negócios, apesar do impacto contínuo da pressão sobre os orçamentos do setor público de saúde. As principais marcas direcionadoras de crescimento incluíram Boost, Peptamen e Alfamino.

Perspectiva

Confirmamos nossa perspectiva anual: desempenho ponderado para o segundo semestre acima do mercado, com crescimento orgânico em torno de 5% e melhoria nas margens, ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante e eficiência de capital.