São Paulo ganha cooperativa de reciclagem modelo, construída com recursos alternativos e sustentáveis

Nestlé está entre as empresas apoiadoras do projeto e ofereceu à Cooperativa Vitória do Belém as prensas para compactação de materiais e toda a estrutura para a cozinha dos cooperados

São Paulo, junho de 2014 – Em uma celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Cooperativa Vitória do Belém, em São Paulo (SP) será inaugurada* nessa sexta-feira (6/12) em uma cerimônia que apresentará a parceiros, autoridades e comunidade local todas as etapas do processo de reciclagem de materiais. A cooperativa nasceu de um projeto da ONG Reciclázaro em parceria com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), associação que desenvolve iniciativas de conscientização e capacitação para a reciclagem de materiais.

A Nestlé é uma das apoiadoras do projeto, para o qual ofereceu as prensas para a a compactação dos materiais e todos os equipamentos necessários ao funcionamento da cozinha que será utilizada pelos cooperados. A empresa, que integra o CEMPRE desde 2006, acredita na importância de gerar valor para a sociedade por meio da difusão de informações e apoio a projetos de reciclagem de materiais. A colaboração com a Cooperativa Vitória do Belém está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado da companhia, que se baseia na premissa de que para o sucesso dos negócios em longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas, é gerar valor para toda a sociedade.

Sustentável em todos os sentidos - Concebido para uma atuação plenamente sustentável, o local de funcionamento da Cooperativa Vitória do Belém foi construído com técnicas e materiais alternativos. A estrutura foi feita com tijolos ecológicos, telhas e jardineiras de material reciclado e bambu, possui recursos para a captação de água de chuva, biodigestor, entre outras tecnologias que integram o espaço para a realização dos processos de reciclagem - localizado em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo na Av. Ariston de Azevedo, 10 – Belém.

Em atividade desde o final de 2013, a Cooperativa Vitória do Belém conta atualmente com 15 associados, que passaram pelo programa de capacitação oferecido pela ONG Reciclázaro em parceria com o CEMPRE. A meta dos envolvidos é reunir cerca de 90 cooperados, que juntos poderão triar e comercializar mais de 150 toneladas de material reciclável por mês. Além da contribuição para a preservação ambiental ao reutilizar materiais que seriam descartados, o projeto tem como objetivo a geração de renda para os cooperados.

*A inauguração da Cooperativa Vitória do Belém será realizada nessa sexta, 6 de junho, a partir das 8h00, e contará com a presença do Prefeito Fernando Haddad, representantes do CEMPRE e emprsas parceiras. Local: Av. Ariston de Azevedo, 10 – Belém.

Sobre o CEMPRE - O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG's).

Sobre a Nestlé É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.