Sort by
Sort by

Sustentabilidade nas operações

Voltar

Iniciativa RE é parte de jornada de sustentabilidade da empresa, que investiu R$ 200 milhões nessa frente nos últimos três anos, e inclui iniciativas como alterações em embalagens, apoio a parceiros da cadeia de coleta e ações de conscientização

São Paulo, 26 novembro de 2019 -  A Nestlé anuncia hoje a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. Entre as iniciativas propostas estão desde ações e projetos internos em busca de maior eficiência operacional e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, até ações de conscientização dos consumidores, em meios on e offline, incluindo comunicações em pontos de venda e uma tecnologia exclusiva e inédita desenvolvida pela empresa. Além disso, a companhia também vai realizar ações internas de conscientização e inovação aberta envolvendo mais de 20 mil colaboradores, em todo o país. O objetivo é convidar vários agentes para a tomada de ações.

As ações se somam para ajudar a companhia a atingir seus grandes compromissos ambientais, como o de alcançar o impacto ambiental neutro em suas operações até 2030. Além disso, a Nestlé tem como objetivo tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. No Brasil, entre 2010 e 2018, as ações conduzidas pela empresa resultaram na redução de quase 37% no uso de água em suas operações e em 51% as emissões de GHG, além de garantir zero descarte de resíduos para aterros. Foi, ainda, a primeira unidade da Nestlé no mundo a alcançar 100% de uso de energia elétrica de fontes renováveis. Em 2018, também conseguiu reduzir em 20% o uso total de energia. Além disso, a companhia já reduziu mais de 1 milhão de kg de materiais de embalagem no período.

Cadeia de reciclagem
Como parte de seu compromisso de repensar todas as frentes para uma atuação mais sustentável, a Nestlé também entendeu que, para além de tornar suas embalagens recicláveis, um grande desafio era ajudar a desenvolver e ampliar a cadeia de reciclagem do Brasil, ainda bastante restrita.

Para isso, a companhia buscou um parceiro que atua de forma muito responsável e ampla nessa frente para somar forças. Assim, desde novembro, a companhia passou a apoiar o Cataki, iniciativa que conecta pessoas que precisam dar um correto destino aos seus resíduos com catadores e pontos de reciclagem mapeados na cidade. Hoje, cerca de 90% do lixo reciclado no Brasil é destinado à reciclagem por catadores. Por isso, o objetivo com a parceria é cocriar ações de conscientização sobre a importância dos catadores para a reciclagem e também contribuir para que esses agentes possam se desenvolver socialmente por meio de seu importante trabalho. Além disso, a expectativa é levar a plataforma do Cataki, para outras localidades brasileiras.

A Nestlé investe continuamente na próxima geração de talentos, com o objetivo de fornecer a eles as habilidades necessárias em seus futuros empregos e ajudá-los a desenvolver carreiras bem-sucedidas. O objetivo é que os jovens se tornem inovadores, empreendedores e criadores de sucesso, independentemente de seu campo ou nível de experiência.

Além disso, os consumidores também podem tirar dúvidas em outra plataforma que a Nestlé criou especificamente para a iniciativa RE e que traz informações diversas sobre reciclagem, destinação de resíduos, entre outros. O site pode ser acessado em: www.nestle.com.br/re

Sobre a Nestlé

É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

X