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Nestlé Purina dá largada à construção de nova fábrica em Vargeão (SC)

Empresa destinará R$ 2,5 bilhões para o projeto industrial que terá tecnologia exclusiva para produção de alimentos para cães e gatos e processos voltados à redução de impactos ambientais.
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A Nestlé Purina e o Governo de Santa Catarina realizam nesta quarta-feira, 15, o lançamento da pedra fundamental do novo parque industrial na região Sul do País, em Vargeão, no Oeste do Estado. O investimento previsto para a primeira fase da unidade, que vai de 2022 a 2023, é de R$ 1 bilhão – a projeção de investimentos no projeto completo chega a R$ 2,5 bilhões. A nova unidade será construída para atender à crescente demanda dos mercados interno e externo por alimentos úmidos para cães e gatos, acelerar o crescimento da companhia e ajudar a consolidar o Brasil como uma importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Esse é o maior investimento da Nestlé para a construção de uma unidade fabril desde 2017, quando a Companhia inaugurou a planta de Montes Claros (MG). O evento marca o encerramento das celebrações do centenário de Nestlé no Brasil, comemorado ao longo de 2021.

Nestlé Purina tem mantido um crescimento de duplo dígito alto e acima do mercado nos últimos quatro anos. Com os investimentos feitos em inovação no portfólio e na expansão da capacidade fabril, a perspectiva é manter essa tendência de crescimento nos próximos anos. A localização no Oeste de Santa Catarina é estratégica para acelerar o crescimento. “Esta é uma grande oportunidade para ampliarmos a atuação de Nestlé Purina no Brasil e acelerarmos a agenda de crescimento que tem sido fundamental para os resultados positivos em nosso mercado, com Purina avançando acima do setor”, afirmou o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.

A nova fábrica vai gerar valor para as cadeias produtivas da região com o aumento da demanda por insumos da agroindústria existente, tanto por proteína animal quanto no consumo de grãos, insumos essenciais para o setor de petfood.

A infraestrutura rodoviária e portuária foi decisiva na escolha do Estado para sediar a nova planta de Purina. A região conta com modais de porte adequado e eficiente para o modelo de negócio da Companhia, que utilizará a nova unidade para produção destinada principalmente à exportação e ao abastecimento no mercado interno no Sul do Brasil.

As obras iniciam no primeiro trimestre de 2022 e seguem com a parte construtiva até o fim do ano. Em 2023, haverá a instalação dos equipamentos e início dos testes de fabricação. A nova unidade já nascerá no conceito de indústria 4.0, com uma tecnologia inovadora e exclusiva de Purina para alimentos úmidos, com capacidade ampliada de produção em razão das linhas automatizadas e do uso de robôs em operações como envase, empacotamento e esterilização, o que torna o processo mais ágil e seguro.

O maquinário mais moderno também traz vantagens como menor consumo de energia e água. A aceleração da indústria 4.0 traz mais eficiência e produtividade, além de vantagens como implantação, controle e manutenção de linhas realizadas de forma remota. “A fábrica será totalmente automatizada e com a digitalização implementada antes do início da produção, com a tecnologia patenteada e desenvolvida nos últimos anos por Purina, privilegiando o uso de robôs na operação de linhas”, conta o CEO de Nestlé Purina no Brasil, Marcel de Barros.

Na primeira fase será instalada uma linha de alimentos úmidos (wet) de tecnologia proprietária como um importante diferencial competitivo na parte de fabricação de alimentos úmidos, que traz benefícios para uma alimentação exclusiva de Purina ao preservar pedaços semelhantes ao da carne, conferindo maior naturalidade ao produto e adequada nutrição para cães e gatos. A qualidade é assegurada por um rigoroso sistema de controle que engloba todo o processo de produção, incluindo a última etapa, que ocorre de forma automatizada, diretamente na embalagem, evitando, assim, riscos de contaminação. A fábrica de Nestlé Purina em Ribeirão Preto é a única da América Latina a contar com esta tecnologia até o momento e, agora, a nova unidade de Vargeão já nascerá com a tecnologia e a automação implantadas.

O parque industrial terá a estrutura dimensionada para contemplar outras fases de ampliação e instalação de mais linhas de produção de alimentos úmidos, secos e outras tecnologias da indústria de petfood. “A nova unidade fabril tem uma configuração que permite expandirmos sem interferir na operação em andamento”, sinaliza Marcel.

 

Sustentabilidade

A nova planta será construída já considerando política de zero destinação para aterros sanitários, projetos de reuso de água resultantes do tratamento de efluentes industriais, redução no consumo de água e uso de fontes renováveis de energia. A água utilizada no processo produtivo será reutilizada, sem descarte no meio ambiente. Além disso, o terreno detém uma área de preservação permanente no entorno do espaço que será ocupado pela fábrica. A energia será gerada a partir de biomassa. “A unidade de Vargeão já começará a operar com impacto zero em gases de efeito estufa. Toda a energia necessária à fábrica, exceto a elétrica, será originada da utilização de biomassa que será adquirida na própria região Sul do País”, diz Marcel.

 

Programas de capacitação

A nova fábrica em Vargeão utilizará mão de obra local capacitada por meio de parcerias entre Nestlé Purina e o governo catarinense, com programas estaduais de capacitação. Haverá sinergia com Ribeirão Preto por meio de troca de experiências e treinamento com equipes que já foram preparadas para operar a indústria 4.0 no setor de petfood. Na fase inicial do projeto, já a partir de 2023, a expectativa é contratar 200 profissionais.

“Teremos a conexão de conhecimento e treinamento entre as fábricas e vamos capacitar mão de obra local nessa transformação digital que estamos imprimindo no setor de petfood nacional. A ideia é ter uma plataforma única de conhecimento para as duas plantas”, assinala Marcel.

Ainda nas etapas de instalação da fábrica, a partir do próximo ano, a previsão é de gerar mil empregos para profissionais terceirizados.

 

Jornada de crescimento

Ao mesmo tempo em que investe em Vargeão, Purina também destinou, nos últimos cinco anos, mais de R$ 700 milhões para a sua unidade instalada em Ribeirão Preto (SP). Esse valor é parte do plano de negócios de Purina no Brasil, contemplando novas tecnologias exclusivas na fabricação de produtos úmidos e inovações no portfólio. O segmento de alimentos úmidos é um dos principais drivers de crescimento da marca, auxiliando na premiunização da categoria e seguirá sendo uma das prioridades de investimento nesse segmento, devido à tecnologia patenteada que possibilita entregar texturas e sensações diferenciadas para os cães e gatos.

Outros R$ 130 milhões estão sendo investidos na instalação de uma nova linha de produção totalmente automatizada de alimentos secos para cães e gatos e expansão em 30% no volume produzido na unidade já em 2022. A planta de Ribeirão Preto é a única da América Latina que possui três tipos distintos de tecnologia para pet food: alimentos secos, alimentos úmidos e petiscos.

 

Dados de mercado

O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em número de cães e gatos, com 81,5 milhões de pets (10,8% da população mundial), perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. O segmento de alimentos responde por 75% do mercado de pets, seguido pelo veterinário (17%) e o de cuidados (8%) – e o total movimentado no país em 2020 foi de R$ 27,02 bilhões, crescimento de 21,2% em relação ao ano anterior. Os dados são da Abinpet. A estimativa é chegar aos quase 112 milhões de pets no País em 2025, segundo estimativa da Euromonitor.

 

Novos mercados em 2021

Em 2021, Purina Brasil passou a exportar para Estados Unidos, Alemanha, Itália e França. Com a abertura de novos mercados, Purina triplicou o volume destinado às vendas ao mercado externo, fazendo o Brasil se consolidar como um hub de exportação da marca e mantendo o ritmo de crescimento na casa do duplo dígito por mais um ano consecutivo. Em janeiro deste ano, a empresa conquistou a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para exportar para Estados Unidos, Rússia, China e alguns países da Europa. A empresa já vinha exportando para oito países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai e Bolívia. A expectativa, em 2022, é ampliar as exportações para outros três mercados: Rússia, Austrália e México.

 

Inovação e ampliação do portfólio

Nestlé Purina vem apostando em inovação no portfólio e produtos cada vez mais premium para cães e gatos, com investimentos consistentes em ciência, tecnologia, geração de empregos e compromisso com a melhor nutrição e bem-estar dos animais. A marca lançou 13 novidades para o portfólio brasileiro em 2020 e 2021, incluindo alimentos úmidos para cães e gatos, produtos reforçados ou para dietas veterinárias com necessidades especiais e ampliação de itens para snacks. Os investimentos no portfólio são impulsionados por tendências como aumento no consumo de produtos para felinos e petiscos, além de maior espaço para produtos premium e com ingredientes/composição para atender necessidades especiais de dieta e saúde.

Entre os destaques, está o relançamento de toda a linha Pro Plan, reforçando a superioridade do produto com formulação mais avançada e ingredientes que entregam algum diferencial para a nutrição dos animais, como colostro (que oferece maior proteção imunológica para o pet). Além disso, a área trouxe para o Brasil a marca Purina ONE, uma grande aposta de premiunização, inaugurando uma categoria superior para o canal alimentar, com ingredientes naturais e funcionais e que trazem benefícios para o pet em até 28 dias. O portfólio também foi complementado com receitas úmidas para gatos com as marcas Félix e Fancy Feast.

A empresa lançou Purina Pro Plan LiveClear, o primeiro alimento do mercado que reduz os alérgenos (causadores de alergia) presentes nos pelos de gatos. Após mais de uma década de pesquisas, o Purina Institute, rede global que reúne mais de 500 cientistas e especialistas em cuidados de cães e gatos, chegou à fórmula segura e eficaz que neutraliza o principal alérgeno do gato, a proteína Fel d 1. Ela é produzida naturalmente na saliva de todos os felinos – independentemente da raça, peso, sexo ou tipo de pelagem – e chega à pele, aos pelos e, consequentemente, ao ambiente, quando os animais se lambem. O principal ingrediente de Purina Pro Plan LiveClear é uma proteína específica proveniente de ovos, que anula a evolução da Fel d 1 logo na boca dos gatos sem interferir no sabor do alimento, no valor nutricional da alimentação, no processo digestivo e na fisiologia em geral.

 

Sobre a Nestlé PURINA®

Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé PURINA® está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas há mais de 85 anos, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Plan, que acompanhou cães por mais de 14 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé PURINA® tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a PURINA® oferece uma linha diversificada de marcas de produtos para cães e gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional e para países da América Latina.

Informações para Imprensa - Nestlé Brasil
FSB Comunicação

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