Programa Ninho Recicla em Fortaleza

Logo da Nestlé, contendo desenho de um ninho com pássaros e a palavra Nestlé. Embaixo, está escrito: Faz bem.

Iniciativa da Nestlé, em parceria com a rede Centerbox, concilia a reciclagem de embalagens de sachê NINHO® e o repasse de recursos a entidades sociais

São Paulo, maio de 2021 – Um projeto piloto implantado no Supermercado Centerbox em Fortaleza e região metropolitana, no Ceará, permitirá que os consumidores levem embalagens de sachê de NINHO® para pontos de coleta disponíveis nas 14 lojas da rede de varejo Centerbox. Os pontos de venda da varejista receberam caixas coletoras sinalizadas com a marca NINHO e as mensagens-chave da Iniciativa Re, que traz toda a jornada de sustentabilidade da Nestlé e dá visibilidade aos desafios de toda a cadeia de reciclagem no Brasil.

“Essa iniciativa facilita o processo de reciclagem na medida em que o consumidor pode levar as embalagens a qualquer momento para o ponto de coleta na loja onde já faz suas compras. Além disso, a parceria entre a marca NINHO® e a Centerbox permite que a iniciativa seja divulgada em redes e canais próprios do supermercado, o que amplifica o potencial de engajamento dos consumidores com a reciclagem de embalagens”, comenta Bárbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.

“A parceria entre Centerbox e Nestlé já vem de alguns anos e o projeto vem consolidar essa relação, mostrando aos nossos clientes que o consumo consciente e o descarte das embalagens recicláveis de forma correta é um grande passo para preservação do nosso planeta. Sabemos que é um trabalho diário e coletivo preservar o nosso futuro, mas o quanto antes for iniciado, melhores resultados e menos impacto teremos em nosso ecossistema”, diz Gladdys Albuquerque, diretora do Supermercado Centerbox.

Uma vez que estiverem com a capacidade total (cada caixa comporta 30 kg de materiais), as unidades coletoras serão embaladas e encaminhadas para a TerraCycle, empresa parceira da Nestlé no programa NINHO® Recicla, que fará o processamento do material em sua unidade para transformação dos recicláveis em novos produtos. Foram produzidas 30 caixas coletoras para essa primeira fase do projeto e há previsão de expansão da ação para outros players regionais, em 2021.

O Programa NINHO® Recicla
A Nestlé lançou em setembro um projeto de alcance nacional que concilia a reciclagem de embalagens de sachê NINHO® e o repasse de recursos para entidade sociais. A iniciativa, desenvolvida com a TerraCycle, incentiva a reciclagem das embalagens flexíveis do produto. As embalagens vazias, de qualquer tamanho, são armazenadas pelos consumidores, que podem juntar os sachês em uma caixa e postar em uma agência dos Correios sem qualquer custo. Para isso, o consumidor precisa fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir a etiqueta própria para o envio, que já está com a postagem paga e o endereço dos armazéns da TerraCycle. A cada 1 kg de embalagens enviadas, o consumidor acumula 400 pontos que equivalem a R$ 4 e são trocados por doações para instituições sociais ou escolas públicas escolhidas pelo próprio consumidor. Além de atuar junto às cooperativas para evitar que esse tipo de embalagem vá para os aterros, também foi desenvolvido o processo de transformação para que a resina que resulta desse procedimento possa se transformar em novos itens. Os materiais coletados passam pelo processo de separação, lavagem e extrusão. As embalagens são transformadas em uma nova matéria-prima reinserida na cadeia produtiva para a fabricação de outros produtos como vasos de planta, cones de trânsito, bancos, lixeiras, etc.

Iniciativa Re
A Nestlé assumiu um compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. A Companhia investiu mais de R$ 200 milhões em sua jornada de sustentabilidade nos últimos três anos, o que inclui iniciativas como alterações em embalagens, apoio a parceiros da cadeia de coleta e ações de conscientização dos consumidores. Em 2021, ano em que a Nestlé completa 100 anos no Brasil, a Companhia já conta com cerca de 95% das embalagens da Nestlé no Brasil prontas para serem recicladas dentro da realidade atual da cadeia de reciclagem do país.

No Brasil, a Nestlé lançou no final de 2019 a Iniciativa RE, que envolve repensar toda a operação da companhia e engajar agentes e parceiros para promover atitudes mais sustentáveis. O projeto traz mais transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores, além de apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular.

Como parte de seu compromisso para uma atuação mais sustentável, a Nestlé busca trabalhar com representantes da cadeia de valor e associações de classe para explorar diferentes soluções nesse sentido, como o Cataki, da ONG Pimp My Carroça, e o Reciclar pelo Brasil, que apoia mais de 150 cooperativas em todo o País. A Nestlé também desenvolveu o EcoBot, uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e a destinação do lixo. Entre as funções disponíveis também é possível receber sugestões para facilitar o dia a dia da reciclagem em casa e gerar impacto social, ajudando catadores e cooperativas que atuam com reaproveitamento de resíduos. O EcoBot pode ser acessado em (11) 99714-0849.