Dieta para pilotos pode melhorar a nutrição de idosos

Os alimentos desenvolvidos pela Nestlé para os pilotos do Solar Impulse, visa ajudar pessoas com necessidade nutricionais específicas.

Pensar na alimentação dos pilotos do Solar Impulse foi um desafio diferente. A Nestlé precisou superar não apenas as condições físicas para o desenvolvimento do cardápio, mas também as mudanças sobre a tripulação. Mudanças drásticas de temperatura e clima na cabine em voos de quase 30 mil pés de altura foram considerados no projeto.

Voar em grandes altitudes por muito tempo diminui o apetite das pessoas. Ainda assim, o ser humano precisa de energia para funcionar normalmente. Com um perfil semelhante, os idosos também apresentam tendência à falta de apetite, podendo perder peso, tornando o corpo mais frágil.

Para combater a fragilidade, continua sendo importante consumir alimentos nutritivos, que contenham vitaminas, mineiras e outras propriedades vitais para o corpo humano. Em outras palavras, assim como os pilotos do Solar Impulse, as pessoas idosas têm uma necessidade maior de alimentos altamente nutritivos, que podem ser preparados com facilidade e o mínimo de esforço. Esse foi o objetivo na pesquisa da Nestlé para o projeto.

A pesquisa desenvolveu um novo método de cozimento e esterilização de alimentos recém-preparados, para depois serem selado em malotes individualizados. O processo mantém o frescor, e ajuda na manutenção da textura dos alimentos e em sua preservação.

O desenvolvimento de uma alternativa para o armazenamento mostrou-se necessária com o espaço escasso dentro do avião. Bertrand Piccard e André Borschberg, pilotos do avião, precisavam de comida que tivesse transporte e preparo fácil, além das necessidades protéicas. A embalagem fornecida pela Nestlé é composta por bolsas para produtos líquidos, como sopas e bebidas, que limitam o risco de derrame; e sacos de autoaquecimento para os alimentos.

Para saber mais sobre nossa colaboração com a Solar Impulse: http://www.nestle.com/randd/news/allfeatures/diet-for-pilots-Solar-Impulse-improves-nutrition-for-elderly

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.