Sort by
Sort by

Inauguração da fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto® em Montes Claros (MG) inicia celebração dos 150 anos da Nestlé

Voltar
Montes Claros
Primeira unidade de NESCAFÉ para produção de NESCAFÉ Dolce Gusto nas Américas inicia operações utilizando 100% de café brasileiro.

Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – Líder mundial em cafés, a Nestlé inaugura no Brasil a primeira unidade fora da Europa com a exclusiva tecnologia para a fabricação de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®. Em um investimento de R$ 220 milhões, a fábrica instalada em Montes Claros (MG) inicia suas operações utilizando café de origem 100% brasileira, além de outras matérias-primas nacionais, como leite, cacau e açúcar.

A estrutura conta com duas linhas de produção. Inicialmente, serão produzidas quatro variedades de cápsulas: os cafés Buongiorno, Espresso e Espresso Intenso, e o Café Au Lait. Para 2016, está prevista a expansão para outras bebidas da linha. Os produtos serão comercializados em todo o mercado nacional e também serão exportados para Argentina, Paraguai e Uruguai.

De acordo com o CEO da Nestlé S.A., Paul Bulcke, a construção da nova fábrica reforça a confiança da Nestlé na América Latina e no Brasil. “Esta fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® é um investimento estratégico de longo prazo na América Latina e especificamente no Brasil, um país no qual estamos presentes há mais de 90 anos e que tem estado na base da nossa história de NESCAFÉ. Esta unidade vai contribuir não somente com o sucesso da Nestlé, mas também para o desenvolvimento econômico e social da região e do País. Estamos utilizando as mais modernas tecnologias para garantir o uso sustentável de recursos nesta fábrica, além de mínimo impacto ambiental.”

Para Juan Carlos Marroquín, CEO da Nestlé Brasil, o início da operação em Montes Claros representa uma importante evolução para o mercado brasileiro de cafés e um importante marco dentro das comemorações dos 150 anos da Nestlé, que serão celebrados em 2016. “Em conjunto com o projeto da nova fábrica, ampliamos nossos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento na área de cafés, ampliando o conhecimento técnico local. Com isso, esperamos contribuir para o aprimoramento de toda a cadeia produtiva, gerando valor para os envolvidos no negócio e também para o consumidor”, explica.

A nova unidade em Montes Claros terá como um dos destaques o uso sustentável de recursos em todas as etapas de fabricação. A fábrica é operada dentro do conceito ‘‘Resíduo Zero’’, pois nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, conta com gestão eficiente de água e energia.

A fábrica inicia os trabalhos com 91 colaboradores diretos, cuja capacitação incluiu o treinamento de cerca de 20 pessoas em plantas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® na Europa. As contratações buscaram promover o equilíbrio de gêneros, alcançando 44% de mulheres no quadro de profissionais. As operações gerarão ainda cerca de 1 mil empregos indiretos na cadeia produtiva.

ORIGENS

A Nestlé foi pioneira no desenvolvimento do primeiro café solúvel do mundo: NESCAFÉ®. A ideia foi a primeira contribuição suíço-brasileira na história da companhia e surgiu de um pedido do governo brasileiro. Com a crise de 1929, a venda das sacas de café entrou em declínio e o governo brasileiro – procurando maneiras de valorizar o fruto e não perder a produção – entendeu que a Nestlé, com seu conhecimento e tecnologia no processamento de alimentos, poderia ser a parceira ideal para a solução do problema.

Apresentado pela primeira vez em 1938, NESCAFÉ® conquistou consumidores de inúmeros países. No Brasil, a produção começou em 1953, na fábrica de Araras, no interior paulista. Em 2004, foi inaugurada, na mesma localidade, a nova fábrica de NESCAFÉ®, com equipamentos de última geração. Atualmente, a unidade é a maior e mais moderna fábrica de NESCAFÉ® do mundo.

Desde o lançamento de NESCAFÉ®, a Nestlé sempre foi líder no mercado brasileiro de café solúvel. No âmbito mundial, a marca é a mais valiosa da Nestlé e quarta mais valiosa no segmento de alimentos.

Ao longo das décadas, NESCAFÉ® expandiu seus negócios, agregando valor à marca com inovações que mudaram os hábitos de consumo de café no mundo. Lançado em 2006, NESCAFÉ® Dolce Gusto® está presente hoje em mais de 75 países, com fábricas na Alemanha, Espanha, Reino Unido e Brasil.

Hoje, o portfólio de NESCAFÉ® inclui uma extensa linha de solúveis (cafés e cappuccinos), NESCAFÉ® Dolce Gusto® (sistema multibebidas para o preparo de bebidas com qualidade profissional dentro de casa) e as soluções de Nestlé Professional (alimentação fora do lar), com NESCAFÉ® Alegria e NESCAFÉ® Milano.

Nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto® opera com ‘’Resíduo Zero”

Unidade construída em Montes Claros (MG) é operada sem qualquer envio de resíduos a aterros e tem consumo mais eficiente de energia e água

Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – A nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, instalada em Montes Claros (MG), utilizará as mais modernas tecnologias para garantir o uso sustentável de recursos, em todas as etapas de fabricação. A unidade é operada dentro do conceito ‘‘Resíduo Zero’’, pois nenhum resíduo é enviado a aterros. A água utilizada nos processos é recirculada até a evaporação completa; resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.

A fábrica tem como um dos destaques a gestão eficiente da água e energia. A estimativa é de que 90% da água utilizada na produção das cápsulas tenha como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA®, localizada no mesmo terreno. O sistema de torrefação é único no país e o mais eficiente em consumo de energia, com emissões atmosféricas 70% menores em comparação aos sistemas convencionais e os mais baixos níveis de emissão de gases, partículas e odores.

A construção privilegiou o aproveitamento da iluminação natural e a utilização de lâmpadas tipo LED, para uso mais eficiente da energia. A unidade também utiliza telhas com isolamento térmico, reduzindo o gasto de energia com ar-condicionado. A caldeira para geração de vapor é compartilhada com a fábrica de leite condensado e utiliza biomassa. Além disso, o transporte de produtos foi projetado para explorar ao máximo a sinergia com a fábrica de Leite Condensado operada pela Nestlé no mesmo terreno.

Fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® vai contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva

Iniciativas incluem desenvolvimento de novas variedades de café e criação de uma edição especial de cápsulas com café brasileiro a ser exportado para diversos países

Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – Com a instalação da nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto® em Montes Claros (MG), a Nestlé reforça o trabalho de desenvolvimento da cadeia produtiva do café realizado no Brasil, por meio da sua plataforma de Criação de Valor Compartilhado, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.

Para a composição do blend dos cafés Buongiorno, Espresso e Espresso Intenso foi realizado um trabalho de identificação de fornecedores, que resultou na aquisição de qualidades específicas de cafés Arábica e Conilon. Por meio do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento, a companhia buscará outros cafés com perfis sensoriais compatíveis com o blend dos demais cafés da linha. A fábrica instalada em Montes Claros (MG) inicia suas operações utilizando café de origem 100% brasileira, além de outras matérias primas nacionais, como o leite, cacau e açúcar.

Outra iniciativa voltada para o desenvolvimento da cadeia é o Concurso Colheita Premiada, lançado este ano para valorizar os cafeicultores brasileiros e eleger o melhor café entre todas as regiões produtoras do Brasil. O grande vencedor, anunciado hoje durante a cerimônia de inauguração da fábrica de Montes Claros, terá seu café utilizado em uma edição especial de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, 100% brasileira. O produto será comercializado no Brasil e outros países onde a marca está presente a partir de julho de 2016. O concurso ainda contemplou os 13 finalistas com premiações em dinheiro no valor total de R$ 450 mil.

A nova cápsula será parte da série “cafés especiais”, que incrementa o portfólio global de NESCAFÉ® Dolce Gusto com novos sabores a cada ano. Esta é a primeira vez que o café brasileiro será escolhido como a grande estrela.

NESCAFÉ PLAN

A Nestlé atua há mais de 60 anos na produção de café solúvel no Brasil e desenvolve um extenso trabalho de suporte técnico para o desenvolvimento da cadeia produtiva de café arábica e conilon. Desde 2011, com o programa NESCAFÉ Plan, busca fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a adoção de um padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade. O padrão escolhido dentro do programa é o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C). A Nestlé conta com três unidades 4C licenciadas, compostas por 1.053 produtores.

A iniciativa permitirá que 50% do café conilon adquirido nos próximos anos atenda ao padrão 4C. A empresa trabalha para que, em médio e longo prazo, todos os seus fornecedores atendam algum padrão de sustentabilidade. No caso da nova fábrica de Montes Claros, todo o café terá origem em propriedades certificadas ou verificadas.

SOBRE NESCAFÉ® DOLCE GUSTO® - Lançado no Brasil em 2009, o sistema de NESCAFÉ® Dolce Gusto® é líder no mercado nacional de café em cápsulas e oferece diferenciais indispensáveis para a preparação de um bom café espresso ou cappuccino. É o único no mercado que prepara bebidas quentes e frias, e oferece 15 bar de pressão, ideal para preparar um verdadeiro espresso. Além disso, a exclusiva tecnologia Thermoblock de NESCAFÉ® Dolce Gusto® mantém a água na temperatura ideal para preservar o aroma das bebidas, permitindo a preparação rápida e impedindo o aquecimento externo das máquinas. Os sabores de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são apresentados em cápsulas patenteadas e hermeticamente fechadas para capturar e preservar os aromas voláteis do café até o seu consumo. Os grãos de café utilizados são selecionados e de alta qualidade, devidamente torrados e moídos para produzir o espresso perfeito.

No Brasil, o portfólio apresenta 21 opções de bebidas: Café da Manhã (Caffè Buongiorno, Lungo e Café au Lait); Espresso (Espresso Barista, Espresso Intenso, Espresso, Espresso Decaffeinato e e Ristretto Ardenza); Especialidades (Latte Macchiato, Caramel Latte Macchiato, Vanilla Latte Macchiato, Cappuccino, Cortado, Mocha, Chai Tea Latte, Marrakesh Style Tea, Nestea® Limão e Nestea® Pêssego – estes dois últimos para serem bebidos gelados) e Achocolatados (Chococino, NESCAU® e Choco Caramel). Para mais detalhes, acesse o site www.nescafe-dolcegusto.com.br e a página da marca no Facebook (www.facebook.com/dolcegustobrasil).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
X