Iniciativas da Nestlé reforçam compromisso da empresa com gestão consciente da água

Back to Press releases
São Paulo,
Mar 22, 2016
No Dia Mundial da Água, empresa destaca iniciativas que valorizam o uso sustentável do recurso em todas as suas operações

São Paulo, março de 2016 – O uso consciente da água sempre foi uma questão fundamental para a Nestlé. Apoiado no conceito de Criação de Valor Compartilhado, a companhia reconhece sua responsabilidade em garantir o uso responsável deste recurso.

Segundo dados do 2030 Water Resources Group, a expectativa é que, globalmente, a extração de água pela indústria, pela agricultura e pelas comunidades exceda a oferta em 40% em 2030. A Nestlé, como a maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, está focada em contribuir significativamente para reduzir o impacto deste problema, não só em suas fábricas, mas também na cadeia de fornecimento e outras instâncias.

Conheça alguns dos principais resultados da companhia:

• Nas unidades do Brasil, a taxa de água captada por tonelada produzida reduziu 7,7% em 2015 comparado ao ano anterior;

• Entre as ações que permitiram essa redução está o reaproveitamento da água extraída do leite durante processo produtivo. Essa iniciativa é desenvolvida em 11 fábricas de produtos lácteos da Nestlé no Brasil;

• A economia gerada é de 1,025 bilhão de litros/ano, equivalente a 410 piscinas olímpicas, que representa 7% do total utilizado em todas as 31 unidades fabris;

• Globalmente, hoje a quantidade de água que usamos para produzir cada tonelada de produto é 41% menor do que era dez anos atrás;

• No mundo inteiro, 362 projetos de gestão da água nas nossas fábricas foram pensados para economizar mais de 1,7 milhões de metros cúbicos por ano.

Responsabilidade na prática

A nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, inaugurada em dezembro de 2015, em Montes Claros (MG), é um dos exemplos de que, neste cenário, cada inovação é um passo em direção a um futuro mais sustentável. A nova unidade opera com o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água. Neste modelo, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a fábrica utiliza energia de fontes renováveis para gerar vapor na caldeira, com madeira proveniente de reflorestamento. Vale destacar que o sistema de torrefação é único no país e o mais eficiente em consumo de energia, com emissões atmosféricas 70% menores em comparação aos sistemas convencionais e os mais baixos níveis de emissão de gases, partículas e odores.

A gestão eficiente da água e energia também é destaque. A estimativa é de que 100% da água utilizada na produção das cápsulas tenha como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA®, localizada no mesmo terreno. Com os controles e tratamentos corretos, a água extraída tem excelente qualidade para ser usada em processos como o resfriamento de torres, reposição de água de caldeiras geradoras de vapor, circuitos de água gelada e em limpeza.

A companhia renova anualmente seu compromisso global de redução no consumo do recurso. Atualmente, a meta é reduzir 35% da captação dos mananciais até 2020, comparado com os índices de 2010. Para saber mais sobre os compromissos da Nestlé para preservação da água e outras iniciativas sustentáveis acesse o relatório Nestlé em sociedade: Criação de Valor Compartilhado e honrando nossos compromissos 2016 (em inglês).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 189 países e fábricas em 85 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
Article Type