Sort by
Sort by

NESCAFÉ® Dolce Gusto® lança concurso Colheita Premiada para escolher o melhor café do Brasil

Voltar
São Paulo
Iniciativa voltada para produtores brasileiros vai levar o café vencedor para diversos países onde a marca está presente, por meio de uma edição especial de cápsulas

São Paulo, agosto de 2015NESCAFÉ® Dolce Gusto® anuncia o lançamento do Concurso Colheita Premiada, uma iniciativa desenvolvida para valorizar os cafeicultores brasileiros e que vai eleger o melhor café entre todas as regiões produtoras do Brasil. O grande vencedor será selecionado por uma comissão julgadora e terá seu café utilizado em uma edição especial de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, 100% brasileira. O produto será comercializado no Brasil e outros países onde a marca está presente a partir de julho de 2016. Os 15 finalistas ainda receberão premiações em dinheiro no valor total de R$ 450 mil.

O Concurso Colheita Premiada é uma iniciativa desenvolvida pela Nestlé, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A participação é aberta a todos os produtores de cafés produzidos no Brasil na safra 2015, dentro das três categorias Conilon, Arábica natural e Arábica lavado. Todos os lotes inscritos deverão ter sido produzidos em linha com um padrão independente de sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feita de forma individual ou em grupo, por meio do site www.nescafe-dolcegusto.com.br, onde podem ser encontradas mais informações e todo o regulamento do concurso.

Para a escolha do melhor café do Brasil, o Concurso Colheita Premiada contará com duas etapas. Na fase primeira fase (eliminatória), serão escolhidos até 45 finalistas, sendo 15 em cada categoria. As amostras serão classificadas quanto ao tipo, qualidade da bebida e outros aspectos, de acordo com a metodologia SCAA (Specialty Coffee Association of America) para as duas categorias de café Arábica e de acordo com o protocolo de avaliação de Robustas finos do CQI (Coffee Quality Institute) para a categoria de café Conilon.

Na segunda etapa do concurso (classificatória), as amostras finalistas serão degustadas utilizando a metodologia de avaliação de qualidade da Nestlé, com acompanhamento da BSCA e da auditoria Safe Trace. Uma comissão julgadora vai avaliar as amostras, selecionar os 5 finalistas premiados de cada categoria e apontar o grande campeão de acordo com o nível de qualidade dos lotes apresentados.

O lote vencedor do Concurso Colheita Premiada será anunciado em novembro e adquirido para a produção da edição limitada da edição 100% brasileira de NESCAFÉ® Dolce Gusto®, comercializada a partir de julho de 2016 em todos os países em que a marca está presente. A nova cápsula será parte da série “cafés do mundo”, que incrementa o portfólio global de NESCAFÉ® Dolce Gusto com dois novos sabores a cada ano. Esta é a primeira vez que o café brasileiro será escolhido como a grande estrela.

INVESTIMENTOS NO BRASIL

A edição limitada 100% brasileira de NESCAFÉ® Dolce Gusto® será produzida na nova fábrica de cápsulas que será inaugurada no final deste ano, na cidade de Montes Claros (MG). Esta é a primeira fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® fora da Europa e está recebendo um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões em sua construção.

A fábrica irá gerar inicialmente cerca de 90 empregos diretos e outros 1 mil indiretos. Oportunidades de emprego devem aumentar gradualmente com a evolução da produção. Como maior produtor mundial de café, o Brasil tem grande potencial de crescimento no segmento de doses individuais, que cresceu mais de 45% em 2013.

Visando garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo e assegurar a qualidade dos produtos Nescafé, a Nestlé também desenvolve no Brasil o NESCAFÉ Plan, um programa global alinhado com a plataforma de Criação de Valor Compatilhado da companhia, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.

Por meio do NESCAFÉ Plan, a Nestlé fornece apoio aos agricultores, com capacitação, treinamento e acompanhamento técnico das propriedades rurais, orientando os produtores a implementar as práticas estabelecidas no código 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira), que incluem princípios nas dimensões social, ambiental e econômica.

No Brasil, o programa NESCAFÉ Plan foi iniciado em 2011. Atualmente, a Nestlé Brasil possui 2 unidades 4C de café Conilon, compostas por 702 produtores. A Nestlé trabalha para que todos os seus fornecedores de café para a nova fábrica de Montes Claros, sigam algum padrão de sustentabilidade.

SOBRE NESCAFÉ® DOLCE GUSTO®

Lançado no Brasil em 2009, NESCAFÉ® Dolce Gusto® é um sistema composto por cápsulas e máquinas, fácil de usar, que permite aos consumidores prepararem em casa bebidas quentes e frias com qualidade profissional. A marca introduziu um novo conceito no Brasil ao oferecer um portfólio com opções de bebidas para diferentes momentos de consumo, além de uma linha de máquinas com um design diferenciado. Os sabores de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são apresentados em cápsulas patenteadas e hermeticamente fechadas para capturar e preservar os aromas voláteis de suas bebidas até o seu consumo. Atualmente, NESCAFÉ® Dolce Gusto® lidera o mercado local de café em cápsulas. Para mais detalhes, acesse o site www.nescafe-dolcegusto.com.br e a página da marca no Facebook (www.facebook.com/dolcegustobrasil).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
X