Nestlé reporta suas vendas para os primeiros nove meses de 2017

To Press Releases listout 24, 2017

  • Crescimento orgânico de 2,6%, com 1,8% de crescimento real e 0,8% de variação de preços.
  • As vendas totais reportadas caíram 0,4% para 65,3 bilhões de francos suíços (9M-2016: 65,5 bilhões de francos suíços), devido a desinvestimentos líquidos de 2,6% (principalmente em razão da criação da joint venture Froneri) e aos efeitos da taxa de câmbio negativa de 0,4%.
  • O crescimento orgânico foi de 0.8% nos mercados desenvolvidos e 5,1% nos mercados emergentes.
  • Confirmamos nossa orientação de vendas para 2017, e agora esperamos crescimento orgânico para o ano em torno do nível do período de nove meses. A margem de lucro operacional subjacente para 2017 deverá melhorar ao menos 20 pontos-base nas moedas constantes, em linha com nossas expectativas. Nossas iniciativas de economias estruturais estão progredindo mais rápido do que planejado inicialmente, levando a um aumento adicional de 400-500 milhões de francos suíços nas despesas de reestruturação e despesas relacionadas em 2017. Como resultado, nossa margem de lucro operacional diminuirá 40-60 pontos-base nas moedas constantes. Esperamos que os ganhos subjacentes por ação nas moedas constantes e a eficiência de capital aumentem.
  Total do
Grupo 
Zona
AMS
Zona
EMENA
Zona
AOA
Nestlé
Waters
Nestlé
Nutrition
Outros
negócios
Vendas 9M-2017 (CHF milhões) 65,272 20,490 11,821 11,853 6,150 7,711 7,247
Vendas 9M-2016 (CHF milhões) 65,514 20,086 13,046 11,623 6,134 7,707 6,918
Crescimento Real 1.8% 0.3% 1.4% 3.6% 2.1% 0.4% 5.0%
Variação de Preços 0.8% 1.0% 0.5% 1.7% 0.1% 0.6% 0.1%
Crescimento Orgânico 2.6% 1.3% 1.9% 5.3% 2.2% 1.0% 5.1%
M&A Liquido -2.6% -0.7% -10.5% -0.5% -0.4% -0.4% -0.6%
Câmbio -0.4% 1.4% -0.8% -2.8% -1.7% -0.4% 0.3%
Crescimento das Vendas -0.4% 2.0% -9.4% 2.0% 0.1% 0.2% 4.8%

 

Mark Schneider, CEO da Nestlé: “Nossos resultados de vendas para o período de nove meses estão em linha com nossas expectativas comunicadas em julho.

O crescimento orgânico das vendas continuou a se beneficiar do crescimento de volume resultante de nossa liderança no setor, o que ilustra nossa capacidade de inovar e atender às demandas dos consumidores. A variação de preços permaneceu estável. A Zona AOA apresentou melhorias no crescimento orgânico. Como esperado, a Europa Ocidental voltou a ter crescimento orgânico positivo, com contribuições significativas de café e confectionery.

Sermos mais eficientes é uma prioridade fundamental. Já identificamos outras oportunidades de acelerarmos nossa melhoria de margens, o que resultará no aumento das despesas de reestruturação e despesas relacionadas em 2017. Consequentemente, agora esperamos que nossa margem de lucro operacional diminua 40-60 pontos-base. O desenvolvimento de nossa margem de lucro operacional está inteiramente em linha com nossas expectativas para 2017”.

Vendas do Grupo

O crescimento orgânico aumentou 2,6%, sustentado pela melhoria de 1,8% do crescimento real. A variação de preços apresentou ligeira queda de 0,8%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 2,6%, principalmente devido à criação da joint venture Froneri. A taxa de câmbio reduziu as vendas reportadas em mais 0,4%. As vendas totais foram de 65,3 bilhões de francos suíços (-0,4%).

O crescimento na Zona AMS continuou tímido. A América do Norte ficou estável no contexto da dinâmica negativa das categorias. O Brasil foi afetado por um difícil ambiente comercial, enquanto o México continuou resiliente e outras partes da América Latina continuaram a apresentar bom crescimento. A Zona EMENA viu melhorias significativas em seu crescimento em comparação com o primeiro semestre, com as categorias de café e petcare sustentando um crescimento real forte no terceiro trimestre. O crescimento da Zona AOA foi forte, com melhoria constante na China e alto crescimento sustentado por outras sub-regiões, mantendo a tendência positiva. Nestlé Waters foi impactada pelo mau tempo, que pesou no crescimento no terceiro trimestre. O crescimento de Nestlé Nutrition foi tímido. Nespresso reportou meio dígito de crescimento, com crescimento de dois dígitos na América do Norte. Nestlé Skin Health foi beneficiada com o lançamento gradual de vários produtos novos. Nestlé Health Science reportou crescimento de meio dígito.

O crescimento por categoria teve base ampla, liderado por café, petcare e produtos culinários.

Zona Américas (AMS)

  • 1,3% de crescimento orgânico: 0,3% de crescimento real, 1,0% de variação de preços.
  • As vendas na América do Norte permaneceram tímidas.
  • América Latina manteve um crescimento orgânico de meio dígito. O crescimento real melhorou no terceiro trimestre, mas a variação de preços declinou.
  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Zona AMS CHF 20.5 Bilhões CHF 20.1 Bilhões 0.3% 1.0% 1.3% -0.7% 1.4% 2.0%

 

O crescimento orgânico permaneceu em 1,3%, mas o crescimento real aumentou 0,3%. Isso foi devido a um crescimento real mais forte na América Latina durante o terceiro trimestre. Tanto a América do Norte como a América Latina contribuíram positivamente para uma variação de preços de 1,0%. Contudo, a dinâmica da variação de preços mudou durante o terceiro trimestre, tendo em vista a variação de preços ter melhorado na América do Norte, mas declinado na América Latina. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas reportadas em 0,7%. O câmbio aumentou as vendas reportadas em 1,4%. As vendas reportadas na Zona Américas aumentaram 2,0% para 20,5 bilhões de francos suíços.

Nosso crescimento orgânico na América do Norte foi tímido em um contexto de demanda do consumidor sem variação. O crescimento real foi ligeiramente negativo, mas houve melhora modesta na variação de preços. Nossos negócios de coffee creamers, petcare e os negócios alimentos congelados e pizza nos Estados Unidos geraram crescimento, compensando o declínio em confectionery e sorvetes. No Brasil, o crescimento real aumentou significativamente durante o terceiro trimestre, na medida em que amplas reduções de preço foram introduzidas em linha com as dinâmicas do mercado e a deflação dos custos de entrada. O México manteve um nível de crescimento resiliente apesar do impacto dos desastres naturais. Petcare continuou a apresentar um crescimento de dois dígitos em toda a América Latina.

Zona Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA)

  • 1,9% de crescimento orgânico: 1,4% de crescimento real, 0,5% de variação de preços.
  • Europa Ocidental voltou a ter crescimento orgânico positivo, apresentando tanto crescimento real como variação de preços positivos.
  • Europa Central e Oriental mantiveram um crescimento orgânico de meio dígito, com crescimento real sólido e ligeira variação de preços negativa.
  • Oriente Médio e o Norte da África apresentaram baixo crescimento orgânico de um dígito, com crescimento real e variação de preços positivos.

 

  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Zona Emena CHF 11.8 Bilhões CHF 13.0 Bilhões 1.4% 0.5% 1.9% -10.5% -0.8% -9.4%

 

O crescimento orgânico aumentou 1,9%, sustentado por um crescimento real de 1,4% e variação de preços positiva. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas reportadas em 10,5%, principalmente devido à transferência do negócio de sorvetes para a joint venture Froneri. Os efeitos do câmbio também reduziram as vendas reportadas em 0,8%. As vendas reportadas na Zona EMENA caíram 9,4% para 11,8 bilhões de francos suíços.

O crescimento orgânico acelerou em todas as sub-regiões. O crescimento real melhorou significativamente na Europa Ocidental, com um bom terceiro trimestre para café, confectionery e produtos culinários. A Europa Central e Oriental mantiveram seu forte impulso, especialmente a Rússia, refletindo o aumento da distribuição. Petcare teve forte crescimento em toda a Zona, com crescimento orgânico de dois dígitos na Europa Central e Oriental. O crescimento no Oriente Médio e no Norte da África melhorou no terceiro trimestre, mas o ambiente comercial, de uma maneira geral, continuou desafiador.

Zona Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA)

  • 5,3% de crescimento orgânico: 3,6% de crescimento real, 1,7% de variação de preços.
  • O Sudeste Asiático deu continuidade ao seu bom crescimento orgânico baseado no crescimento real.
  • O crescimento orgânico da China foi positivo, sustentado tanto pelo crescimento real como pela variação de preços.
  • A África Subsaariana continuou a crescer, e a região do Sul Asiático manteve seu forte impulso de crescimento real
  • O Japão manteve sólido crescimento orgânico com forte crescimento real.

 

  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Zona AOA CHF 11.9 Bilhões CHF 11.6 Bilhões 3.6% 1.7% 5.3% -0.5% 2.8% 2.0%

 

O crescimento orgânico foi sólido, atingindo 5,3% no final de setembro. O crescimento real aumentou 3,6% com uma variação de preços de 1,7%. Os desinvestimentos líquidos e o câmbio reduziram as vendas reportadas em 0,5% e 2,8% respectivamente. As vendas reportadas na Zona AOA cresceram 2.0% para 11,9 bilhões de francos suíços.

O crescimento na China continuou a melhorar no terceiro trimestre com impulso positivo em todo o portfólio, especialmente nas categorias de café e produtos culinários. O Sudeste Asiático manteve um crescimento de meio dígito, e a África Subsaariana reportou crescimento de dois dígitos. O Sul Asiático também apresentou sólido crescimento, tendo conseguido administrar com sucesso a introdução de um Imposto sobre Bens e Serviços (GTS – Goods and Services Tax) na Índia, que teve impacto negativo sobre a variação de preços.

Nestlé Waters

  • 2,2% de crescimento orgânico: 2,1% de crescimento real, 0,1% de variação de preços.
  • Nos Estados Unidos, o crescimento orgânico positivo foi mantido durante o período de nove meses, com declínio observado no terceiro trimestre.
  • A Europa apresentou baixo crescimento orgânico de um dígito, com crescimento real negativo no terceiro trimestre.
  • O crescimento permaneceu forte em toda a América Latina e sólido na Zona AOA.

 

  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Nestlé Waters CHF 6.2 Bilhões CHF 6.1 Bilhões 2.1% 0.1% 2.2% -0.4% 1.7% 0.1%

 

O crescimento orgânico desacelerou para 2,2%, com 2,1% de crescimento real e 0,1% de variação de preços.

Nestlé Waters apresentou declínio nos mercados desenvolvidos no terceiro trimestre. Isso foi devido, basicamente, aos comparáveis difíceis e ao mau tempo que impactaram a demanda na América do Norte e na Europa. A concorrência continuou intensa, com pressão constante sobre a variação de preços em todos os mercados desenvolvidos. Houve bom impulso nos mercados emergentes. As marcas premium internacionais continuaram a liderar o crescimento em todo o mundo.

Nestlé Nutrition

  • 1,0% de crescimento orgânico: 0,4% de crescimento real, 0,6% de variação de preços.
  • Na China, o crescimento orgânico permaneceu tímido, mas com melhora no terceiro trimestre.
  • Os Estados Unidos e o México tiveram crescimento orgânico ligeiramente positivo, mas no Brasil a variação de preços declinou.
  • O crescimento orgânico do Sul Asiático e da África continuou forte.
  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Nestlé Nutrition CHF 7.7 Bilhões CHF 7.7 Bilhões 0.4% 0.6% 1.0% -0.4% -0.4% 0.2%

 

O crescimento orgânico continuou estável em 1,0%, composto por 0,4% de crescimento real e 0,6% de variação de preços. Os desinvestimentos líquidos e o câmbio reduziram as vendas reportadas em 0,4% e 0,4% respectivamente. As vendas reportadas da Nestlé Nutrition aumentaram ligeiramente em 0,2% para 7,7 bilhões de francos suíços.

O crescimento na China melhorou no terceiro trimestre devido ao bom momento de NAN e Illuma. O crescimento nos Estados Unidos permaneceu tímido, de uma forma geral, mas com bom desempenho dos cereais infantis. O relançamento abrangente das linhas da Gerber, que incluiu seus produtos orgânicos e naturais, começou no mês de setembro. O Brasil apresentou declínio devido aos ajustes de preços que foram realizados para refletir a deflação de custos de entrada locais.

Outros negócios

  • 5,1% de crescimento orgânico: 5,0% de crescimento real, 0,1% de variação de preços.
  • Nespresso continuou com seu crescimento orgânico de meio dígito, o que incluiu um crescimento de dois dígitos na América do Norte.
  • Nestlé Health Science manteve seu crescimento orgânico de meio dígito com crescimento real e variação de preços positivos.
  • Nestlé Skin Health reportou crescimento orgânico de meio dígito baseado inteiramente no crescimento real.
  Vendas 9M-2017 Vendas 9M-2016 Crescimento Real Variação de Preços Crescimento Orgânico M&A Liquido Câmbio Crescimento Reportado
Outros negócios CHF 7.2 Bilhões CHF 6.9 Bilhões 5.0% 0.1% 5.1% -0.6% -0.3% 4.8%

 

O crescimento orgânico acelerou 5,1%, liderado por um forte crescimento real de 5,0% e melhoria da variação de preços, que ficou praticamente estável. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas reportadas em 0,6%, mas os efeitos do câmbio tiveram um impacto positivo de 0,3%. As vendas reportadas em Outros negócios aumentaram 4,8% para 7,2 bilhões de francos suíços.

O consistente crescimento orgânico de meio dígito da Nespresso foi sustentado pelo crescimento de dois dígitos na América do Norte, o sólido crescimento na Zona EMENA e forte crescimento na Zona AOA. Nestlé Skin Health se beneficiou do lançamento de vários novos produtos durante o terceiro trimestre. Nestlé Health Science manteve seu crescimento de meio dígito liderado por nutrição médica, em especial produtos pediátricos e produtos especializados.

Perspectiva

Confirmamos nossa orientação de vendas para 2017, e agora esperamos crescimento orgânico para o ano em torno do nível do período de nove meses. A margem de lucro operacional subjacente para 2017 deverá melhorar ao menos 20 pontos-base nas moedas constantes, em linha com nossas expectativas. Nossas iniciativas de economias estruturais estão progredindo mais rápido do que planejado inicialmente, levando a um aumento adicional de 400-500 milhões de francos suíços nas despesas de reestruturação e despesas relacionadas em 2017. Como resultado, nossa margem de lucro operacional diminuirá 40-60 pontos-base nas moedas constantes. Esperamos que os ganhos subjacentes por ação nas moedas constantes e a eficiência de capital aumentem.

Anexo

Visão da vendas do período de nove meses por segmento operacional

  Total do
Grupo 
Zona
AMS
Zona
EMENA
Zona
AOA
Nestlé
Waters
Nestlé
Nutrition
Outros
negócios
Vendas 9M-2017 (CHF milhões) 65,272 20,490 11,821 11,853 6,150 7,711 7,247
Vendas 9M-2016 (CHF milhões) 65,514 20,086 13,046 11,623 6,134 7,707 6,918
Crescimento Real 1.8% 0.3% 1.4% 3.6% 2.1% 0.4% 5.0%
Variação de Preços 0.8% 1.0% 0.5% 1.7% 0.1% 0.6% 0.1%
Crescimento Orgânico 2.6% 1.3% 1.9% 5.3% 2.2% 1.0% 5.1%
M&A Liquido -2.6% -0.7% -10.5% -0.5% -0.4% -0.4% -0.6%
Câmbio -0.4% 1.4% -0.8% -2.8% -1.7% -0.4% 0.3%
Crescimento das Vendas -0.4% 2.0% -9.4% 2.0% 0.1% 0.2% 4.8%

 

A partir de 1º de janeiro de 2017, Nestlé Professional é reportada como um negócio gerenciado regionalmente, incluído nas zonas. A partir dessa mesma data, a Venezuela foi excluída do crescimento real, da variação de preços e do crescimento orgânico para refletir melhor o desempenho subjacente do negócio.


Visão das vendas do período de nove meses por produto.

  Total do
Grupo 
Bebidas líquidas
e em pó
Águas Produtos lácteos e
sorvetes
Nutrition &
Health Science
Pratos prontos e
produtos culinários
Confeitos Petcare
Vendas 9M-2017 (CHF milhões) 65,272 14,745 5,758 9,891 11,197 8,614 5,978 9,089
Vendas 9M-2016 (CHF milhões) 65,514 14,417 5,735 10,779 11,022 8,812 5,929 8,820
Crescimento real 1.8% 2.0% 2.3% 0.8% 1.9% 1.4% 1.4% 2.7%
Variação de Preços 0.8% 1.5% 0.1% 1.7% 0.4% 1.7% -1.4% 0.3%
Crescimento orgânico 2.6% 3.5% 2.4% 2.5% 2.3% 3.1% 0.0% 3.0%