Nestlé Brasil firma Protocolo de Intenções com o Governo do Estado de São Paulo

Empresa pretende contribuir para desenvolver projetos de inovação agroindustriais por meio de convênios firmados no âmbito da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

To Press Releases listabr 4, 2019

 

São Paulo, 01 de abril de 2019 – A Nestlé Brasil anuncia hoje a assinatura de Protocolo de Intenções com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o qual tem como objetivo viabilizar a celebração de Termos de Cooperação com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), sob a coordenação da Secretaria. Com o ITAL, o compromisso terá por objetivo o apoio e a realização de projetos de inovação no setor agroindustrial relacionados às áreas de análises laboratoriais e químicas, agricultura, bem como novas soluções sustentáveis de materiais de embalagem. Já com o Instituto Agronômico, estabelecerá cooperação voltada para ações integradas com foco no desenvolvimento de projetos de inovação ligados ao cultivo do café, fabricação de produtos com a matéria-prima, e o desenvolvimento de projetos para cadeia de produtos orgânicos, principalmente leites orgânicos.

Os Termos de Cooperação que serão celebrados com base no Protocolo de Intenções firmado com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento abrem importantes oportunidades de desenvolvimento tanto para a Nestlé Brasil quanto para os players que atuam no Estado, como produtores rurais e pesquisadores. Entre as possibilidades da parceria estão o incentivo ao cultivo de cafés em regiões do interior paulista, além do desenvolvimento de variedades específicas para atender a novas necessidades de consumo – um exemplo é a produção de café naturalmente sem cafeína, variedade já em estudo pelo Instituto Agronômico. Além disso, abre portas para a aceleração e aproximação das pesquisas da Nestlé e do Programa IAC de Cafés Especiais, com a criação de uma plataforma de inovação na área, o compartilhamento de estudos e conhecimentos, entre outros projetos.

Os trabalhos realizados em decorrência dos Termos de Cooperação serão avaliados por uma Comissão indicada por ambos os cooperantes, e serão publicados em um relatório anual de desempenho. A vigência será de 12 meses e poderá ser prorrogada automaticamente por períodos adicionais e sucessivos de mais 12 meses.

“A parceria com o governo do Estado de São Paulo é um marco para a Nestlé no Brasil a fim de acelerarmos projetos inovadores e programas de Criação de Valor Compartilhado”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. Ele ressalta, ainda, a importância de São Paulo para a empresa, Estado que abriga a primeira fábrica no País, em Araras, fundada há 98 anos. “Temos, no Estado, 11 unidades industriais e centros de distribuição, onde são produzidos itens de marcas icônicas como NESCAFÉ, KITKAT, NESCAU, NINHO, produtos de Nutrição Infantil e também os Culinários“, aponta. O município de Araras abriga, também, o Nestlé Quality Assurance Center (NQAC), laboratório de qualidade que tem firmado parcerias com universidades públicas do Estado para fomentar o desenvolvimento tecnológico no segmento de alimentos.

Em São Paulo, a Nestlé gera 12 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. O Estado é o principal fornecedor de leite para a Nestlé e um dos mais relevantes para cafés. “Nos últimos três anos, investimos R$ 1 bilhão em nossas unidades e, até 2020, serão mais R$ 680 milhões em tecnologia e inovação em nossas unidades”, acrescenta Melchior.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.