NESTLÉ COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA COM REDUÇÃO NO USO DO RECURSO E RENOVAÇÃO DE COMPROMISSOS

São Paulo

Somente no Brasil, a ecoeficiência na fabricação de produtos permitiu a redução de 80% no volume de água utilizada entre 1998 e 2012

São Paulo, março de 2013 – A Organização Mundial de Saúde estima que cada pessoa precise de 50 a 100 litros de água potável por dia para atender suas necessidades básicas, mas, em 2013, mais de 780 milhões de pessoas em todo o mundo não tiveram acesso à água limpa. Atenta ao problema, a Nestlé renova ano a ano seus compromissos de diminuição no uso da água em suas atividades e, de 2005 a 2013, chegou à marca de 33% de redução por tonelada de produto fabricado.

O principal objetivo, além de garantir que suas operações não interfiram no direito das comunidades locais à água, é colaborar para o acesso à água potável e melhorar o saneamento nas áreas próximas às suas fábricas. No último ano, foram economizados mais de 62 milhões de litros de água com iniciativas de cada uma das unidades produtivas.

Globalmente, a meta da empresa é alcançar uma redução ainda maior, chegando a 40% em 2015 e 48,5% em 2016, de acordo com o último relatório de compromissos assumidos, Nestlé na Sociedade, divulgado este mês. Somente no Brasil, com a ecoeficiência na fabricação de produtos, entre 1998 e 2012, a Nestlé reduziu mais de 80% a utilização de água. O volume economizado seria suficiente para suprir por um ano um município de 310 mil habitantes.

Fábricas como a de Ibiá (MG), por exemplo, reutilizam, desde 2007, água condensada do leite, que já representa 45% do total utilizado pela unidade e corresponde a uma economia anual de 90 mil m³ por ano.

Por todas as ações desenvolvidas nesse sentido, a Nestlé foi reconhecida mundialmente como a número um no ranking Behind the Brands 2013, da ONG Oxfam; uma das três principais fabricantes globais de alimentos e bebidas no Access to Nutrition Index; e líder em seu setor no Dow Jones Sustainability Index 2013.

Sobre a Nestlé É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.