Nestlé e Veolia se unem para desenvolver sistemas de reciclagem de materiais plásticos

Parceria também visa combater o descarte desses materiais no meio ambiente

To Press Releases listmar 20, 2019

 

São Paulo, 18 de março de 2019 – Nestlé e Veolia, a empresa líder global em gerenciamento de recursos, anunciaram hoje uma parceria no trabalho de coleta, classificação e reciclagem de materiais plásticos, com ênfase especial em embalagens plásticas flexíveis. Os projetos se concentrarão em onze países prioritários na Ásia, África, América Latina e Europa.

A parceria também explorará tecnologias para estabelecer modelos viáveis de reciclagem em diferentes países, o que inclui tecnologias de reciclagem química, como a pirólise, capaz de produzir plástico virgem. Essas tecnologias ajudarão a Nestlé a aumentar o conteúdo reciclado de suas embalagens de água engarrafada para 35%, e das embalagens totais de seus produtos para 15% até 2025.

"O desperdício de plástico é um desafio que exige um ecossistema de soluções que trabalhem simultaneamente. Essa parceria é outra etapa específica da agilização de nossos esforços para tratar dos resíduos plásticos, que consideramos uma questão crítica. Aproveitando a tecnologia e a experiência da Veolia, começaremos com projetos-pilotos em vários países, que deverão ser posteriormente aplicados em escala global", explica Magdi Batato, vice-presidente executiva e chefe de Operações da Nestlé.

"Estou muito satisfeito e agradeço a oportunidade desta parceria com uma líder mundial de Alimentos e Bebidas como a Nestlé, em sua busca de uma economia mais circular dos plásticos. Nossa experiência em recuperação e reciclagem de recursos nos posicionou para lidar com o problema junto a marcas globais e outros agentes da cadeia de valor em todos os continentes. Acreditamos que é hora de avançarmos para uma reciclagem mais significativa dos materiais e ficaremos felizes em ajudar nossos clientes a serem cada vez mais criativos para que possam continuar melhorando a qualidade de vida, enquanto protegem nosso planeta e seus recursos", comenta Laurent Auguste, vice-presidente executivo sênior de Desenvolvimento, Inovação e Mercados da Veolia.

Ações globais

A parceria com a Veolia dá continuidade a uma série de iniciativas e projetos específicos para acelerar as ações de combate ao lixo plástico, em linha com o compromisso da Nestlé de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025:

  • Em janeiro de 2019, a Nestlé anunciou que começará a eliminar todos os canudos plásticos de seus produtos, utilizando materiais alternativos, como papel, bem como projetos inovadores de redução de resíduos.
  • Em dezembro de 2018, a companhia divulgou o lançamento do Nestlé Institute of Packaging Sciences, voltado para a análise, estudo e desenvolvimento de materiais de embalagem sustentáveis e colaborar com parceiros industriais para desenvolver novos materiais e soluções de embalagem. O Instituto está explorando novos materiais à base de papel e polímeros biodegradáveis / compostáveis que também são recicláveis, entre outras alternativas. Isso pode se tornar uma opção valiosa em lugares onde a infraestrutura de reciclagem ainda não existe e não estará disponível por algum tempo.
  • Entre 2020 e 2025, a Nestlé eliminará gradualmente todos os plásticos que não são recicláveis ou difíceis de reciclar para todos os seus produtos em todo o mundo. Ao fazê-lo, a Nestlé está lançando materiais de embalagem alternativos em todo o seu portfólio global de produtos e estabelecendo parcerias com especialistas em embalagens de ponta.

Ações no Brasil

  • NESCAU lançou no Brasil, em fevereiro, uma série de ações para ajudar a conscientizar seus consumidores da importância do correto descarte das suas embalagens e para diminuir a quantidade de plástico presente em seus produtos. A primeira iniciativa foi a parceria inédita com o Projeto TAMAR, um dos principais projetos socioambientais do país que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção, com apoio financeiro e o desenvolvimento de ações e campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.
  • Em paralelo à parceria, NESCAU iniciou um grande trabalho para retirar os canudos plásticos dos seus produtos, substituindo-os por canudos de papel biodegradável. Os consumidores encontrarão packs de NESCAU Prontinho com o novo canudinho, iniciativa que vai retirar mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado no primeiro ano do projeto. A meta é que 100% da produção de NESCAU, até 2025, tenha substitutos ao canudo plástico.
  • A Nestlé também lançou, em fevereiro, em uma plataforma global exclusiva (@HenriNestlé), o primeiro desafio de inovação aberta para o Brasil, com o objetivo de repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens, sem prejudicar a experiência de consumo. O desafio envolve soluções que vão desde novos tipos de embalagens, incentivo a mudanças de comportamento do brasileiro no uso dos canudos de plástico ou até mudanças na cadeia de suprimentos. Os interessados em participar devem acessar www.henri.nestle.com e buscar Iniciativa para a substituição do canudo de plástico. As inscrições ficam abertas até 7 de abril de 2019. Serão selecionados cinco projetos que concorrerão a um prêmio único de US$ 50 mil para implantação do projeto-piloto.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, local izadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.