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Nestlé elimina estabilizantes de todos os seus leites UHT

Com investimento de R$ 140 milhões nos últimos cinco anos, empresa reforçou a qualidade do produto em toda a cadeia produtiva 
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A Nestlé anuncia a retirada total de estabilizantes de seus leites UHT, tornando-os os primeiros clean label produzidos em larga escala no Brasil. Com uma jornada consistente de melhoria contínua de sua cadeia de leites e investimento na casa de R$ 140 milhões nos últimos cinco anos, a partir deste mês, todos os leites longa vida de NINHO®, a marca mais reconhecida no mercado de leites e uma aliada dos pais na alimentação dos filhos, e MOLICO®, marca líder no segmento de leites desnatados, chegam aos pontos de venda contendo apenas ingredientes que as pessoas conhecem em seus rótulos.

Esse movimento está totalmente alinhado ao propósito da companhia, de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, e é uma resposta às tendências mundiais, que mostram que as pessoas, cada vez mais, buscam produtos naturais e livres de aditivos. Além de estar totalmente alinhada ao projeto global “Simplifying Ingredient Lists” que tem por objetivo intensificar a remoção de ingredientes não conhecidos pelo público, até 2020.

Os estabilizantes são incluídos nos leites UHT para manterem o produto estável, garantindo seu frescor o mais próximo possível de seu estado original, logo após sair da ordenha. Só foi possível eliminar totalmente a necessidade de estabilizantes nos leites NINHO® e MOLICO® pelo fato de a qualidade ser, atestada, superior à média do mercado e, por isso, dispensar a necessidade do aditivo. Segundo estudos comparativos realizados por laboratórios de análises homologados pelo Ministério da Agricultura, a qualidade do leite captado pela Nestlé é superior em critérios como Contagem Bacteriana Total, Contagem de Células Somáticas, Gordura e Proteína.

Esse alto nível foi conquistado por meio da jornada de melhoria contínua iniciada pela companhia há décadas. A multinacional investiu fortemente em programas como Boas Práticas Na Fazenda, Assistência Técnica aos Parceiros, Sistema de Valorização da Qualidade, além de pesquisas e outros serviços, destinando cerca de R$ 27 milhões ao ano para aprimorar desde a produção leiteira até o envase do produto em suas fábricas.

Os leites líquidos estão presentes em 93% dos lares brasileiros, segundo dados Kantar 2017, sendo extremamente relevantes na alimentação da população, especialmente, das crianças. Também por esse motivo, a cadeia do leite da Nestlé está organizada para atuar em cada etapa com rigorosos controles de qualidade a fim de assegurar que os produtos cheguem à mesa das pessoas com total segurança. São realizados mais de 500 testes em todas as etapas da fabricação e os envolvidos no processo são treinados para garantir que tudo seja feito de maneira extremamente eficiente, consistente e segura.

Mesmo que a legislação brasileira exija que testes nas produções sejam realizados uma vez por mês, a Nestlé faz checagens semanais. O leite é coletado diariamente e passam-se no máximo 48 horas do momento da ordenha até o envase, para que o produto esteja o mais fresco possível quando chegar aos pontos de venda. Toda a coleta é feita em caminhões lacrados para impedir contaminação durante o transporte e o primeiro teste, o de acidez, é feito antes mesmo de o insumo sair da fazenda.

Ao chegar à fábrica, o leite é submetido a outros testes, mais elaborados, que, dentre outras análises, verifica os sólidos lácteos, a gordura e possíveis contaminantes, e só entra na planta fabril após ser liberado pelos laboratórios. São então adicionados vitaminas e sais minerais – no caso de NINHO, parte do complexo Forti+, desenvolvido especialmente para as necessidades nutricionais da criança brasileira. Antes do envase, as embalagens também têm sua resistência e integridade testadas, até que o leite deixe a fábrica e seja direcionado aos pontos de venda. São recolhidas amostras do leite ao longo de todo o processo, o que facilita a rastreabilidade do produto, caso seja necessário saber sua origem no futuro.

Esse estímulo ao desenvolvimento da cadeia do leite, em busca da maior qualidade possível, começou há mais de 20 anos. A empresa foi, por exemplo, a primeira a iniciar a coleta de leite apenas refrigerado nas fazendas, em 2000. Três anos depois, os produtores começaram a receber pela qualidade do leite e não apenas pela quantidade. Esse Sistema de Valorização da Qualidade passou a estimular os produtores parceiros a focarem muito mais no nível de excelência do produto do que no volume. Além disso, o Programa Boas Práticas na Fazenda educa 100% dos produtores parceiros sobre as melhores práticas para garantir os resultados superiores. Criado em 2005, este é um dos mais complexos e estruturados programas na cadeia leiteira do País.

Sobre NINHO®

Tradição e Inovação - Líder no mercado de leite em pó, NINHO® está presente no Brasil há mais de 70 anos e conquistou lugar nos lares e corações dos brasileiros, levando à mesa dos consumidores os melhores produtos, com inovação e benefícios, buscando sempre contribuir para a sua Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Além disso, NINHO® desenvolve um amplo trabalho em toda sua cadeia, incentivando produtores rurais a tornarem sua produção mais segura e sustentável, realizando consistentes análises laboratoriais para garantir a segurança e qualidade do leite que chega aos lares dos consumidores de todo o País.

Sobre MOLICO®

A marca foi lançada pela Nestlé no mercado brasileiro em 1959. Unindo os benefícios nutricionais do leite desnatado com o sabor e qualidade dos produtos Nestlé. Em 2009, passou a ser comercializada também na versão UHT. Em 2010, trouxe ao mercado o conceito MOLICO® TotalCálcio®, oferecendo de forma pioneira ao consumidor brasileiro uma linha diversificada de produtos desenvolvida para suprir 100% das necessidades diárias de cálcio de um adulto (1000mg/dia) por meio do consumo de apenas duas porções de qualquer um dos produtos da linha, podendo assim colaborar para a manutenção da saúde dos ossos.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

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