Nestlé investe mais de R$ 400 milhões na inovação e renovação de portfólio ainda mais saudável

To Press Releases listmai 28, 2019

São Paulo, 20 de maio de 2019– A Nestlé iniciou uma jornada global de renovações e inovações de portfólio, que se intensificou na última década, para atender a novos perfis e oferecer soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar ao consumidor. No Brasil, nos últimos cinco anos, investiu mais de R$ 400 milhões em pesquisas e lançamentos de produtos mais saudáveis, além da renovação de itens que já fazem parte do mix da companhia. Foram vinte projetos em 2018 e outros 25 estão planejados para 2019. Em 2018, os produtos Nestlé entregaram à população brasileira mais de 6 mil toneladas de vegetais, mais de 3,5 mil toneladas de nuts e sementes, e mais de 12 mil toneladas de cereais e grãos, um crescimento de 20% na comparação com 2016. Em outra frente, a companhia intensificou a jornada de redução de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio. “A Nestlé busca sempre entender e se antecipar às mudanças e evoluções que impactam o comportamento e o estilo de vida das pessoas”, destaca o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé, Frank Pflaumer.

De acordo com o executivo, a empresa vem aumentando o número de inovações e renovações de produtos com foco em nutrição, saúde e bem-estar, com o lançamento de alimentos e bebidas mais nutritivos, simplificando listas de ingredientes, removendo corantes artificiais e adicionando micronutrientes deficitários na população local. A companhia está empenhada em continuar a jornada de redução de ingredientes sensíveis à saúde das pessoas, como gordura saturada, açúcar e sódio, e aumentar ingredientes positivos, como cereais integrais, fibras, proteína, além de oferecer as vitaminas e minerais mais deficientes na população brasileira.

Inovações no portfólio brasileiro
O Instituto faz parte da organização de pesquisa global da Nestlé e estará localizado em Lausanne, na Suíça. Com início de operação previsto para o segundo semestre de 2019, o centro empregará cerca de 50 pessoas e incluirá um complexo de laboratórios de última geração, além de instalações para prototipagem rápida. Em estreita colaboração com a rede global de pesquisa e desenvolvimento daNestlé, parceiros acadêmicos, fornecedores e startups, o Instituto avaliará a segurança e a funcionalidade de vários materiais de embalagem sustentáveis.

Em agosto de 2018, a Nestlé anunciou também a retirada total de estabilizantes de seus leites UHT Ninho e Molico, tornando-os os primeiros clean label produzidos em larga escala no Brasil – o que só foi possível após uma extensa jornada de melhoria da cadeia de leites. A empresa assumiu, ainda, um papel importante no apoio ao desenvolvimento de novas frentes no País, como é o caso do segmento de orgânicos, com o lançamento da Aveia Orgânica Nestlé, em fevereiro de 2018, e de seu primeiro chocolate orgânico, lançado em março de 2019, o Talento Terruá – edição limitada de Talento em quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu, elaborados com cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, sem glúten e sem lactose. Também estão no radar o lançamento das papinhas orgânicas e leite orgânico no primeiro semestre de 2019.

Posicionamento
A Nestlé traz em suas embalagens informações claras e objetivas sobre o consumo de porções adequadas a cada tipo de produto “Sabemos que a percepção equivocada sobre o tamanho das porções está diretamente relacionada ao aumento da ingestão calórica, e é nessa frente educativa que temos atuado”, destaca Pflaumer. Estudos apontam que quando estamos à frente de porções maiores, geralmente consumimos 30% mais do que deveríamos. O consumidor já vê nas gôndolas a evolução dessas inovações. Em 2017, por exemplo, foram lançados os biscoitos Nesfit doces em porções individuais, para estimular um consumo mais consciente. Os tabletes de chocolate Nestlé e Garoto, por sua vez, possuem um formato (molde) específico que facilita a identificação de uma porção em quadradinhos, somado à comunicação da embalagem que traz uma régua indicativa da porção individual adequada. O biscoito Passatempo também usa um recurso na embalagem, como uma régua, que mostra o tamanho da porção recomendada e a Nestlé disponibiliza os chocolates das marcas preferidas do consumidor brasileiro, como Talento, Classic, Crunch, em embalagens individuais.

Grandes números

• A Nestlé tem renovado globalmente mais de 8 mil produtos por ano, em razão de considerações nutricionais ou de saúde, também nos últimos cinco anos
  • Somente em 2018, foram lançados mais de 1.300 novos produtos abordando necessidades nutricionais específicas de bebês, crianças, mulheres grávidas ou novas mães.
  • 29 milhões de crianças alcançadas pelos programas Nestlé para crianças mais saudáveis em 86 países ao redor do mundo desde 2018
  • A Nestlé tem como meta global para 2020 reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio em nos produtos da companhia.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.