Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Nestlé seleciona projetos de jovens empreendedores para acelerar na Amazônia

Produção de alimentos em sistema agroecológico, manejo sustentável na produção de açaí, frutaria e doceria estão entre as ideias de negócios de inovação social selecionados<br />
<div><br />
</div>

Back to Press releases
Jan 31, 2017

Com o compromisso de compartilhar valor com a sociedade em que está inserida, a Nestlé por meio do Programa Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens na Amazônia, anuncia os projetos selecionados na primeira turma do programa. A iniciativa, que envolveu mais de 120 jovens em Muaná na Ilha do Marajó, capacitou 12 empreendedores em parceria com a Yunus Negócios Sociais e a CESUPA (Centro Universitário do Pará), irá fomentar 4 desses projetos com recursos próprios em 2017, ampliando a capacidade de gerar emprego e renda na região. 


A iniciativa começou no início de 2016 com um amplo diagnóstico realizado na Ilha de Marajó, passando por São Miguel do Pracauúba, Vila do Palheta, Pinduca, Ponta Negra e Mocajatuba, para compreender a realidade e necessidades regionais. A falta de cursos profissionalizantes, capacitação entre os jovens e adultos, carência de perspectiva profissional e geração de renda, somada a dificuldade de acesso a produtos para compor a alimentação diária pela população local, fez com que a Nestlé se unissem aos parceiros para desenvolver projetos de inovação social na Amazônia.
 
De agosto a novembro, 12 jovens empreendedores da região passaram por mais de 64 horas em dois workshops realizados pela Yunus Negócios Sociais em Muaná e tiveram a oportunidade de fazer benchmark em Belém em negócios similares. Todos foram capacitados com um amplo treinamento sobre como gerar e avaliar soluções para negócios rentáveis e com impacto social positivo. Durante os dois meses o grupo contou com um consultor que residiu em Muaná para coordenar de perto o desenvolvimento dos projetos.  
 
Das mais de 12 ideias criadas pelo grupo, sete delas após serem refinadas pela equipe de consultores, chegaram a um modelo financeira e operacionalmente sustentável, e foram apresentadas ao grupo de avaliadores formado por executivos da Nestlé, CESUPA e Yunus Negócios Sociais no 5 de dezembro, no formato chamado “pitch de inovação”. Mostraram ao comitê a ideia de seus empreendimentos, os planos de negócios e os recursos necessários para a implementação. 
 
Entre as variáveis observadas pelo grupo para selecionar os projetos que serão implementados este ano estiveram: o perfil do empreendedor; o impacto positivo do projeto para a comunidade; a sustentabilidade do negócio e a sinergia ao compromisso Nestlé com nutrição, saúde e bem-estar. A última fase, chamada de implementação terá início ainda este mês e os empreendedores terão acompanhamento e monitoria durante o primeiro trimestre. 

Baseado nos resultados do projeto piloto, ainda em 2017, a Nestlé irá expandir a iniciativa para desenvolver o empreendedorismo de jovens de outras quatro comunidades ribeirinhas, localizadas entre Belém e Santarém.


Os Empreendedores Selecionados





A empreendedora Ana Paula Oliveira, estruturou uma fruteira no distrito de São Miguel de Pracuúba, cuja principal atividade é a compra e venda de frutas, verduras e legumes tanto no varejo quanto no atacado. É a única fruteira da localidade, onde persiste uma escassez de oferta desses alimentos. O distrito possui aproximadamente 700 famílias(3.000 habitantes).





A empreendedora Tereza Martins, é a mais nova entre os empreendedores selecionados. Seu negócio consiste na produção e venda de bolos caseiros, utilizando frutas típicas da região (açaí, cupuaçu, banana, manga, goiaba), e as aproveitando integralmente. Sua motivação é disponibilizar opções de lanches mais saudáveis, além de valorizar os produtos regionais. A empreendedora aposta também na geração mínima de lixo - problema local grave - através da utilização de recipientes feitos também de frutas e não poluentes.





Gilfran Ramos, é técnico em agropecuária, formação que o auxilia na condução do projeto. O empreendedor apresentou três projetos (horta, criação de frangos e piscicultura), e a piscicultura foi escolhida para receber investimento. Em São Miguel de Pracuúba, mesmo sendo um distrito ribeirinho, o peixe vem de outros lugares, pois não há pesca local. Com a piscicultura, o empreendedor consegue oferecer peixe de qualidade por preços mais baixos, diversificando a oferta local e favorecendo a adoção de uma alimentação mais saudável pelos ribeirinhos.





Maikson Nascimento,  faz o manejo sustentável de açaí em seu próprio sítio desde os 16 anos. Seu negócio é um ponto de conexão na cadeia de açaí na região do Marajó - tem produção própria de açaí, compra de ribeirinhos que não tem transporte próprio e distribui a Totalidade em outras localidades.



Sobre o Programa Nestlé Nutrindo os sonhos dos jovens
O Nutrindo os Sonhos dos Jovens é parte do Nestlé Global Youth Initiative, que nasceu com o sucesso do Nestlé Needs Youth, desenvolvido em 2013 para contribuir com o combate ao desemprego entre os jovens na Europa. Na época, cerca de 11 mil jovens encontraram emprego e oportunidades de treinamento dentro do programa. A partir daí, outros países vêm recebendo a iniciativa, em formatos específicos para cada realidade. 

O programa tem metas estabelecidas ainda em relação à contratação de jovens, criação de novas vagas e estímulo a empresas parceiras para a adesão ao programa e multiplicação das atividades. Entre as principais metas do programa estão: Contratação de 7 mil pessoas até 2017; Alcance de mais de 3 mil jovens aprendizes com as melhorias nos programas de capacitação e a geração de 2,8 mil novas vagas dentro da companhia dentro dos programas Jovem Aprendiz, estágio e trainee. Para o programa da Amazônia, a Nestlé espera como resultado que os jovens acelerados decidam empreender em seus negócios. 
 

Sobre a Yunus Negócios Sociais

Yunus Negócios Sociais busca ser uma ferramenta prática para pessoas e organizações no Brasil interessadas em se engajar na construção de um país livre de seus maiores problemas utilizando os mecanismos do negócio social. Criado pelo professor Muhammad Yunus, economista e banqueiro, natural de Bangladesh, laureado Prêmio Nobel da Paz em 2006, a metodologia de inovação social será a ferramenta de apoio para a aceleração de empreendedores na Amazônia. 


Conheça outros empreendedores: Episódio II- Ana Paula e Gilfran






Conheça mais sobre a iniciativa: 


Article Type