NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, NESTLÉ ANUNCIA REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA

São Paulo

Neste 5 de junho, companhia apresenta novos números que demonstram o comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente. Reduções atingem também a emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos e descarte de efluentes líquidos.

São Paulo, junho de 2013 – A Nestlé vem acumulando dados positivos de redução no consumo de água, energia, emissões de CO2, geração de resíduos sólidos e outros. Desde 1998, até o final de 2012, as empresas do grupo já reduziram no Brasil:

• Consumo de energia em 38,34%
• Consumo de água em 81,06%
• Emissões de CO2 (gases de efeito estufa) em 63,76%
• Descarte de efluentes líquidos em 85,96%
• Geração de resíduos sólidos em 59,19%
• Emissão de gases com a queima de combustíveis em 82,06%
• Emissão de gases CFC em 88,97%

Números absolutos

No que se refere ao consumo de energia, a redução de 81,06% representa valor que seria suficiente para suprir a necessidade anual de energia de uma comunidade de mais de 70 mil habitantes.

Em relação à água, a redução no consumo significou uma economia de 25,8 milhões de m3, equivalente ao abastecimento anual de uma comunidade de 350 mil habitantes. Sobre o descarte do recurso, a redução do volume foi de 24 milhões de m3, poluição hídrica de uma comunidade de mais de 75 mil habitantes.

A redução de CO2 possibilitou a diminuição anual de mais de 360 mil quilos de gases térmicos liberados na atmosfera, enquanto os gases resultantes da queima de combustíveis reduziram a emissão de 5 milhões de quilos por ano, e a redução dos gases CFC, que degradam a camada de ozônio, foi da ordem de 2,2 Kg/ano.

A geração de resíduos economizada pela Nestlé, por sua vez, é equivalente à geração anual de uma comunidade de mais de 500 mil habitantes.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.