Programa "Unidos por Crianças mais Saudáveis" chega a São Paulo.

Após sucesso em São José do Rio Pardo (SP), iniciativa criada para incentivar hábitos saudáveis chega a escolas da região metropolitana de São Paulo.
Após ajudar a transformar os hábitos de vida de centenas de famílias em São José do Rio Pardo (SP), envolvendo mais de 4 mil crianças em ações relacionadas à alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, o programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis inicia neste mês de agosto sua nova fase de operação, chegando à região metropolitana de São Paulo, por meio de uma parceria com escolas da Regional São Paulo do Programa das Escolas Associadas à UNESCO. Idealizado pela Nestlé, o projeto tem como objetivo engajar diversos setores da cidade na melhoria da Nutrição, Saúde e Bem-Estar das novas gerações.

Nesta nova fase, o programa será implementado em quatro escolas da região metropolitana de São Paulo: Escola Bosque,Colégio Guilherme Dumont Villares, Colégio Presbiteriano Mackenzie e Colégio Pentágono. As atividades começam a ser desenvolvidas já neste mês de agosto, com a apresentação dos conceitos e metodologias para os pais e professores. As unidades fazem parte do Programa de Escolas Associadas (PEA), criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e que hoje está presente em mais de 130 países.

A parceria do programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis com a Regional São Paulo do PEA-UNESCO teve como ponto de partida a identificação de uma agenda comum. A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2016 como o “Ano Internacional das Leguminosas”, levando o tema para as escolas da rede UNESCO. O consumo deste grupo de alimentos é também um dos pilares trabalhados dentro do programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis. A partir desta sinergia de temas, foi construída a parceria entre as partes.

O programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis utiliza como ferramenta de engajamento o game Legião dos Super Poderes, no qual cada participante tem sua própria “jornada de desenvolvimento dos superpoderes”, estimulando o aprendizado por meio de desafios e missões saudáveis a serem vencidos também na vida real, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária sobre a importância de incluir em seu consumo diário frutas, legumes, leguminosas, verduras e água, além da prática regular de atividades físicas.

“A chegada a São Paulo é uma conquista importante após os resultados positivos com a nossa experiência com o projeto piloto em São José do Rio Pardo. O programa reforça o compromisso e a responsabilidade da Nestlé com a sociedade ao estimular hábitos saudáveis de alimentação, aliados à prática de atividades físicas”, destaca Barbara Sapunar, Head de Nestlé in Society na Nestlé Brasil.

Outra frente de atuação da companhia é o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, que buscar promover hábitos mais saudáveis para crianças em idade escolar, por meio da capacitação de professores, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas. Criado há 17 anos, o programa já capacitou 22 mil educadores e impactou 3 milhões de crianças em mais 8 mil escolas públicas de todo o Brasil.

A metodologia utilizada no Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis acompanhará o projeto Unidos por Crianças Mais Saudáveis para impactar também os professores e potencializar os resultados da iniciativa. A realização de ambos programas está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, que norteia a atuação da Nestlé nos países onde está presente e busca gerar valor para toda a sociedade.

Projeto piloto em São José do Rio Pardo

Implementado como projeto piloto em São José do Rio Pardo, o programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis foi lançado em junho de 2015 e conquistou resultados expressivos em seu primeiro ano de atividade, deixando um legado positivo para a cidade. Neste período, estimulou a participação das famílias nas atividades e registrou a marca de mais de 4 mil crianças cadastradas no game Legião dos Super Poderes.

Ao todo, foram realizadas 104 mil missões reais saudáveis, incluindo desafios relacionados à alimentação e também atividades físicas em diferentes espaços da cidade. No site do game Legião dos Super Poderes, principal plataforma de ativação das mensagens do programa, foram registradas mais de 81 mil visitas e aproximadamente 900 mil interações.

O envolvimento da sociedade em São José do Rio Pardo também trouxe legados relevantes. Entre as iniciativas da própria comunidade está o lançamento da obra Superlivro dos Heróis, produzido a partir de textos dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unigrau. O livro foi inspirado no game Legião dos Super Poderes e foi coordenado pela professora Mariana Panizza Locatelli. O lançamento da obra foi realizado em evento aberto ao público, na biblioteca da cidade, no último dia 25 de junho.

Sobre a rede de escolas UNESCO
O Programa de Escolas Associadas - PEA foi criado em 1953 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO e hoje está presente em 180 países. O objetivo fundamental da Rede PEA-UNESCO é promover e compartilhar uma educação de qualidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano sustentável. Reforçar, dimensionar, otimizar e operacionalizar práticas educativas exemplares, no estímulo a execução de projetos emblemáticos compatíveis com temas emanados da UNESCO,  são prioridades que visam a ampliação do conhecimento, dos hábitos, das atitudes sobre a realidade dos problemas sociais enfrentados pela comunidade internacional.

Sobre o programa Unidos por Crianças mais Saudáveis

Idealizado pela Nestlé para engajar diversos setores da cidade na melhoria da Nutrição, Saúde e Bem-Estar das novas gerações, faz parte de uma estratégia global da empresa, que busca promover ações de estímulo à adoção de hábitos saudáveis. No Brasil, foi lançado como projeto piloto na cidade de São José do Rio Pardo (SP), em 2015, impactando mais de 4 mil crianças no primeiro ano de atividade, por meio de ações que combinam incentivo à alimentação balanceada e a prática de atividade física.

Sobre a Nestlé

– É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.