Sort results by
Sort results by

Bárbara: responsável pelos produtores de leite

Mulher de cabelos castanhos presos e camisa polo com logo da Nestlé em um local aberto com árvores
A formação da Barbara e a entrada dela no time Nestlé se misturam com a história da melhoria da qualidade do leite no Brasil e do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), parceria entre a Nestlé e a Universidade Federal de Viçosa.
Foto fora de foco de uma paisagem com árvores.
Mulher de cabelos castanhos lisos, blusa marrom e colares compridos posa para foto Fachada de prédio de universidade com escadaria e jardim na frente Mulher de cabelos castanhos lisos e camisa polo branca sorri para a foto
 

Mulher de cabelos castanhos presos e camisa polo com logo da Nestlé em um local aberto com árvores

"O PDPL formou a minha base profissional, que fez toda a diferença pra que eu chegasse até aqui. Sou muito grata a ele por me proporcionar essa formação única e profissional ainda enquanto estudante."

Barbara Sollero, Zootecnista e Responsável pela Área de Captação de Leite da Nestlé e participante do PDPL entre 2007 e 2009


Antes de falar sobre a Barbara, vamos falar um pouco sobre o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), iniciativa que busca a profissionalização dos jovens estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, além de contribuir para o desenvolvimento das famílias produtoras de leite da região.

Esse programa, criado em parceria com a Nestlé, completou em 2018 30 anos de existência. O programa tem como foco estudantes do curso de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agronômica, além de fazendas leiteiras da região de Viçosa.

Agora, vamos falar da Barbara :)

Além de se tornar uma zootecnista mais capacitada para o trabalho, ajudou inúmeros produtores da região a aumentar a qualidade e o volume da produção do leite e melhorar sua rentabilidade.

Mulher de cabelos castanhos lisos, blusa marrom e colares compridos sorri

"Para os jovens, é uma oportunidade de conviver com situações reais do dia a dia de trabalho, após um processo de treinamento em diversas áreas da pecuária leiteira. Já, para os produtores, é a possibilidade de ampliar a produtividade e a rentabilidade."

Barbara Sollero, Zootecnista e Responsável pela Área de Captação de Leite da Nestlé e participante do PDPL entre 2007 e 2009


A Barbara fez parte de um projeto que ajuda a melhorar a cadeia do leite. O que resultou em:Gado em pasto verde

  • Capacitação de estudantes
  • Aumento na produção das fazendas na região de Viçosa (MG)
  • Melhora na qualidade do leite
  • Aumento na rentabilidade das fazendas produtoras
  • Desenvolvimento no setor leiteiro


Por que o PDPL forma profissionais mais completos?

Na primeira fase do projeto, os estudantes passam seis meses em uma fazenda-escola de produção de leite trabalhando em todas as fases da produção.

  • Ordenha
  • Limpeza de currais e lotes
  • Produção de cana-de-açúcar e milho para alimentação dos animais

Na segunda fase, eles colocam em prática, em fazendas reais, tudo o que aprenderam

Na terceira, se tornam mentores dos participantes dos alunos que estão nas fases 1 e 2

Os números do projeto:

  • Mais de 2 mil estudantes capacitados
  • Taxa de empregabilidade:maior que 90%
  • 200 famílias produtoras de leite atendidas e beneficiadas
  • Fazendas aumentaram em média 10 vezes sua produtividade
  • 10 ex-alunos contratados pelo time de Captação de Leite da Nestlé, 4 em cargos de gestão


É importante destacar também a atuação dos produtores rurais para que o projeto se desenvolva bem em todas as etapas. O Sr. Geraldo, por exemplo, foi um dos primeiros participantes do PDPL e sua fazenda faz parte das mais de 200 atendidas pelo programa.

"Eu quero agradecer muito o convênio da Nestlé pela melhoria que ele trouxe para a pecuária leiteira da região de Viçosa. A gente não faz nada sozinho. Eu sou um cara da roça, não sou estudado. Mas toda a vida eu falei assim: Se não acompanhar a tecnologia, fica para trás."

Geraldo Gonçalves, Produtor Rural


O convênio entre Nestlé e UFV é um exemplo de sucesso de interação entre universidade e empresa na formação de especialistas em pecuária leiteira no Brasil.

E o trabalho da Barbara e de mais de 2 mil estudantes resultou no quê? Na melhoria da qualidade do leite que chega na sua mesa
Mulher de cabelos castanhos lisos, blusa marrom e colares compridos sorrindo posa para foto