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Nutrição faz parte do DNA da Nestlé

Nutrição
Mulher segura um copo de leite e olha para uma criança a seu lado, que sorri olhando para a câmera.

A nutrição faz parte da essência da Nestlé desde que seu fundador, Henri Nestlé, se empenhou no combate à desnutrição infantil na Europa, no século 19. Desde então, a companhia vem desenvolvendo formas de aprimorar seus produtos com foco em uma alimentação mais saudável, envolvendo nessa constante mudança consumidores, profissionais de saúde e comunidade científica.

Nesse processo, são realizadas diversas ações para levar o melhor aos consumidores, como acordos nacionais, avaliação nutricional dos produtos (por meio da metodologia Nestlé Nutritional Profiling System, baseada nas principais recomendações nutricionais  de entidades internacionais de saúde), estudos sobre consumo e hábitos alimentares, além da análise crítica das necessidades nutricionais da população brasileira por faixa etária, numa busca constante por oportunidades de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

A partir disso, desdobram-se algumas iniciativas como: fortificação (através da adição de vitaminas e minerais), adequação da quantidade de ingredientes sensíveis para a saúde pública (açúcar, gordura e sódio), além da adição de ingredientes como cereais integrais, fibras, proteínas, frutas, entre outros.

A Nestlé também investe em outras maneiras de estimular uma vida mais saudável, como a comunicação transparente em todos os pontos de contato com a população, para facilitar o entendimento sobre os produtos, contribuindo para que as pessoas façam escolhas conscientes.
 

A jornada para evolução de nosso portfólio

A companhia possui 98 marcas e 20 categorias – incluindo achocolatados, águas, sorvetes, produtos culinários, lácteos, chocolates, cereais matinais, cafés, entre outras.

Ano a ano, a empresa tem buscado melhorar seu portfólio por meio de iniciativas que passam por toda a cadeia de produção até o consumidor final. E é por isso que a Nestlé tem compromissos com a sociedade que estão publicados no relatório Nestlé na Sociedade. Nesse sentido, a Nestlé tem como uma de suas metas a redução dos níveis de gordura saturada (eliminação da gordura trans), açúcar e sódio em seus produtos. Em contrapartida, investe também na fortificação deles e no incentivo a uma alimentação mais saudável, com ênfase em aspectos como o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais e a prática de exercícios. De 2014 a 2016, foram reduzidos dos produtos Nestlé mais de 12 mil toneladas de açúcar, 591 toneladas de gordura e 5,5 toneladas de sódio, além das 24,8 bilhões de porções fortificadas com nutrientes de baixo consumo pela população brasileira, como ferro, zinco e vitamina A.

Gráfico com informações dos compromissos Nestlé referentes a alimentação equilibrada, redução de açúcar, gordura e sódio.

Veja algumas alterações que ocorreram nos últimos anos.

Nescau

A versão em pó do produto ganhou, em 2016, sua versão NESCAU 3.0, que apresenta 33% de redução de açúcares, além de adição de fibras (2,5 gramas, por porção). Com essa redução, em 14 g de produto, a quantidade de açúcar corresponde a cerca de meia colher de sobremesa ou ¼ de uma colher de sopa. A versão pronta para beber (Nescau Prontinho) também passou por melhorias em 2015, com redução de 54% de açúcares. No ano seguinte, foi lançado o NESCAU Prontinho na versão zero lactose.

Passatempo

Passatempo vem sendo reformulado há 10 anos e é o biscoito recheado com melhor perfil nutricional da categoria. A receita está com 23% menos gordura, além de ter sido fortificado com cálcio e zinco ( possui duas vezes mais cálcio e quatro vezes mais zinco que outros biscoitos recheados do mercado). Em 2016, teve redução de 15% de açúcares em sua fórmula, sem alteração de sabor. Além disso, na embalagem, foi incluída a recomendação de porção de forma lúdica, reforçando a importancia do equilíbrio e moderação.

Ninho

Ninho é o leite desenvolvido para atender às principais necessidades nutricionais de consumo das crianças brasileiras. Em 2016, foi lançado o NINHO Levinho pó, o leite semidesnatado agora na versão pó, com 50% menos gorduras quando comparado à versão regular. Além disso, possui quatro vezes mais vitamina A, três vezes mais vitamina C, 80% mais vitamina D e cinco vezes mais ferro, além de ser o único com zinco no mercado.

 

Comunicação Transparente e escolhas mais saudáveis


Conheça algumas ações da Nestlé para ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes
 

Guia Nutricional (GDA)

Traz informações nutricionais para frente da embalagem sobre os ingredientes sensíveis à saude pública mais relevantes, como calorias, açúcar, gorduras totais e saturadas e sódio, informando sobre a composição do alimento e a porcentagem de quanto essa quantidade representa na recomendação diária. Essa é uma iniciativa voluntária da Nestlé (não mandatório pela legislação brasileira), que optou por implementar a ferramenta em 100% dos produtos, buscando uma comunicação mais transparente e clara com os consumidores.
 
 

Nestlé Nutritional Compass®

Traz informações adicionais de hábitos de vida saudáveis com o intuito de auxiliar na tomada de decisões mais conscientes. Contém informações sobre nutrição e bem-estar, além de dados sobre o produto.
 
 

Portion Guidance

Indica, de forma visual e lúdica, a porção adequada de consumo de forma clara para os consumidores, contribuindo para educação nutricional e reforçando a importância do equilíbrio e moderação para uma alimentação mais saudável e um consumo consciente.
 
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